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REFRIGERADOS - Batata congelada

O pulo do gato

Adriana Bruno, Claudia Rivoiro, Rúbia Evangelinellis

Closeup of golden french fries

O pulo do gato do varejo, consistiu, por assim dizer, em reservar um espaço no freezer para as batatas congeladas. A procura pelo alimento aumentou a passos largos – em 36,7% no faturamento e 27,5% em volume, comercializados em 12 meses encerrados em junho. O formato palito é o de maior vendagem (com importância de 95% no total da categoria). A menor fatia agrega as demais versões, como smile e noisette (bolinha com casca crocante). De olho nesse mercado, a indústria Bem Brasil. em Araxá/MG, com duas unidades fabris em Minas Gerais (a de Araxá e outra em Perdizes), produz mais de 250 mil toneladas de batatas pré-fritas congeladas por ano. E tem um mix com mais de 20 itens voltados para o food service e o varejo nacional.
Para Dênio de Oliveira, presidente da empresa, o consumo per capita está aumentando e, consequentemente, o mercado de batatas fritas congeladas registra expansão em ritmo acelerado ao longo dos anos. “A pandemia, com certeza, acelerou ainda mais esse crescimento.”
O empresário é categórico ao ressaltar a importância do varejo de vizinhança para a categoria. “O produto está muito associado ao consumo em família e aos amigos, a momentos de prazer, descontração, confraternização. Durante a pandemia, esses momentos ocorreram mais em casa e o canal foi importante para o abastecimento rápido e conveniente das famílias. A Bem Brasil aposta no varejo de vizinhança por oferecer praticidade, conveniência, e abastecimento rápido e muito eficiente ao shopper.”

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