Item de reposição mensal, o óleo vegetal é uma categoria de alta penetração e que apresenta frequência de compra superior a 99% nas cestas de compras do shopper. Segundo Fernanda Dalben, diretora de Marketing da Rede Dalben Supermercados e vice-presidente da POPAI Shop, houve um elevado tíquete médio, considerando-se que o volume comprado por viagem é superior a três unidades, em média.
“O óleo vegetal é um dos principais itens da cesta de commodities e um item de reposição mensal”, comenta Fernanda. Ainda segundo ela, nos últimos 12 meses, a realidade de Price Point da categoria oscilava entre 6,49 reais e 6,89 reais. “Atualmente, a política de preços tem um patamar próximo de 9 reais, e até mais que isso. Uma inflação dos últimos 12 meses, superior a 25,03%, impactou no formato de compra dos consumidores”, avalia.
A pesquisa realizada pela Nielsen apontou que houve um crescimento de 55,3% em vendas/ valor e uma queda de -5,6% em vendas/volume, sendo os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e o interior do Rio de Janeiro os mais responsáveis pelo crescimento das vendas em valor. “O crescimento foi movimentado pela alta dos preços, que o consumidor absorveu na sua jornada de compras. Em alguns momentos, as famílias abasteceram-se mais e fizeram estoque, e em outros, reduziram a quantidade de itens de consumo, adotando outras formas de cozinhar
e substituindo o óleo”, finaliza Fernanda.