Menu
divisor-menu
 

LIMPEZA CASEIRA - Sabão/detergente para roupas

Rotina de limpeza

Adriana Bruno, Claudia Rivoiro, Rúbia Evangelinellis

No pequeno varejo, a categoria de sabão para roupas é, segundo Fátima Merlin, palestrante
e diretora-executiva da Connect Shopper, considerada rotina ou conveniência, ou seja, faz parte da cesta de abastecimento e reposição. De acordo com Fátima, olhando para o total da cesta de um varejista de pequeno porte, a categoria tem uma representatividade em torno de 15% a 3%, dependendo do perfil da loja. A pesquisa Nielsen revelou que no ano móvel que vai de julho de 2020 a junho de 2021, a categoria cresceu, nesse canal de vendas, 4,1% em valor, e teve uma retração de -1,3% em volume. “A busca por conveniência é uma tendência que se consolidou nos últimos anos, mas a pandemia fez com que o brasileiro desse mais ênfase à proximidade, escolhendo e valorizando as lojas locais”, diz Fátima.

Para maximizar resultados com a categoria, o varejista precisa oferecer uma solução para o shopper, colocando-o no centro das decisões. “O varejista deve considerar a sequência lógica da necessidade do shopper, ou seja, o pré-lavar, o lavar e o pós-lavar, e considerar a categoria como uma solução, garantindo mix adequado, uma vez que 60% dos resultados de um varejista estão atrelados ao mix ideal”, afirma.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email