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LIMPEZA CASEIRA - Amaciante de roupas

Concentrado ganha mercado

Adriana Bruno, Claudia Rivoiro, Rúbia Evangelinellis

Detergent in blue and white plastic bottles with fresh towels and measuring cup isolated on white background. Bottle with liquid laundry detergent, cleaning agent, bleach or fabric softener.

Com uma alta de 9,6% em valor e de 1% em volume de vendas, no período de julho de 2020 a junho de 2021, a categoria de amaciantes registrou que o consumidor, mesmo trabalhando/estudando em casa, optou pela roupa confortável, ainda que em um traje informal. Houve crescimento em todas as áreas pesquisadas: 13% no Nordeste, 9,9% no interior paulista, 9,7% no Centro-Oeste, 8,9% em Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro, 8,3% em duas áreas distintas (Grande Rio de Janeiro e Sul do País), e 6,3% na Grande São Paulo. Eugenio Foganholo, diretor-geral da consultoria Mixxer, especializada no varejo e indústrias de bens de consumo, destaca a participação do Sul, que está na liderança, com 23% na importância no faturamento. “É uma presença muito significativa e desproporcionalmente maior do que sua população, o que é interessante, uma vez que o hábito de consumo parece estar bem arraigado na região.” O especialista também destaca a variação de vendas de 23,7% em valor no segmento concentrado – que implica em um desembolso maior, mas que rende mais do que o diluído. “É um produto que está crescendo em um ritmo significativo, e que tende a ocupar uma área cada vez maior de mercado diluído”, observa.

Embora o amaciante seja um produto que faça parte da lista de compras de abastecimento – realizada em locais de maior porte, o especialista recomenda que o varejo alimentar não deixe faltar o produto. “A categoria gera confiança e o consumidor precisa ter a segurança de que vai encontrá-la no estabelecimento, que pode ter um sortimento limitado e adequado ao perfil de cada região.”

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