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HIGIENE PESSOAL - Escova dental

Troca exige promoção no PDV

Adriana Bruno, Claudia Rivoiro, Rúbia Evangelinellis

Toothbrushes in glass isolated on white

A Nielsen indicou em seu estudo um crescimento em vendas de 6,5%, e em volume de 1,4% no período apurado de julho de 2020 a junho de 2021. Para Gerson Grohskopf, gerente de Marketing da linha de Higiene Bucal da Condor, o crescimento em valor não é suficiente para recomposição da inflação no período. “Reflete claramente uma migração de mix para produtos com tíquete médio mais baixo que o do período anterior. Houve um consumo maior de produtos com valor inferior. É uma repetição de comportamento de vários segmentos da cesta, quando o consumidor precisa escolher produtos mais baratos para manter o consumo dentro das categorias. Para ele, a categoria sofreu inicialmente impacto negativo com o fechamento dos varejos no auge da pandemia e a Condor contratou uma pesquisa com consumidores no segundo trimestre de 2021, a qual indicou que cerca de 30% das vendas de escovas dentais são realizadas por impulso, quando é comum o fato de o shopper, ao passar pela gôndola, lembrar- se de que precisa comprar uma escova nova.”
A iniciativa também estimulou uma procura maior por promopacks com maior número de escovas dentais, mas a preferência é por packs com duas unidades”, observou. Ele também destacou que, paralelamente, as compras de conveniência tiveram uma aceleração, principalmente em lojas do canal Farma. A mulher continua sendo a responsável (em 68% dos casos) pela escolha dos produtos que a família usa em casa. “Por não ser uma compra de rotina mensal, a categoria Escovas Dentais é complexa e com baixo envolvimento do shopper, que verbalizou, em nossa investigação, que o produto precisa necessariamente entregar qualidade e confiança. Ele quer ter variedade no PDV para escolher melhor no momento da decisão de compra. Segundo o executivo, o mercado de escovas dentais tem potencial para duplicar o volume de vendas, pois o brasileiro troca duas vezes de escova por ano, enquanto que o ideal recomendado pelos dentistas é trocar quatro vezes no ano (a cada três meses de uso).” Ou seja, é importante investir em ações que levem em consideração a importância da higienização bucal e a consequente troca da escova no período ideal para o aumento exponencial da categoria”, finalizou.

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