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HIGIENE PESSOAL - Desodorante

Praticidade e economia

Adriana Bruno, Claudia Rivoiro, Rúbia Evangelinellis

Closeup on young woman applying deodorant on underarm

A categoria Desodorantes teve variação de 3,5% em valor e de 1,8% em volume no período apurado, de julho de 2020 a junho de 2021, nos mais de 400 mil pontos de venda pesquisados em lojas de um a nove checkouts nas sete áreas Nielsen em todo o País. A comparação foi feita com o mesmo período nos anos 2019 a 2020. No levantamento publicado no ano passado, a pesquisa apontou a preferência por aerossol com 72% e neste ano ela foi de 74%.
Em seguida, vem o roll-on com 18%. A Região Nordeste sai em disparada em valor, com 36%. Em 2019, ela foi de 37%, e em 2020, foi de 36%. No ano passado, a queda nas vendas foi de -4,6%. A explicação pode estar na pandemia, que ocasionou o isolamento social, e no home office, pois ambos mantiveram muita gente em casa. Para Emerson Destro, diretor do grupo Destro Macroatacado, a explicação para esse leve aumento nos números foi um uso maior de desodorantes, uma vez que as restrições estão mais brandas.
“A importância do aerossol na categoria se deve à tendência de praticidade e à venda em packs, com preços mais vantajosos. As indústrias têm reforçado essa compra e o consumidor aprova, principalmente, quando se oferece packs com 3. Uma vigorosa tendência que estamos constatando e que deverá continuar”, reforça. Para Maurício Utiyama, diretor de negócios de Pele da Flora, fabricante de Francis, somente o mercado de antitranspirantes, por exemplo, chega a 12 bilhões de reais em faturamento, com os desodorantes femininos alcançando
80% dos lares brasileiros, segundo dados de pesquisa realizada pela startup parceira da fabricante, a Opinion Box, ainda no começo deste ano.”Apesar disso, o mercado de antitranspirantes com foco em perfumação ainda é pouco explorado, por isso tem grande potencial de crescimento”, destacou. Quanto à preferência por aerossol, o executivo observou que ao planejar o lançamento dos desodorantes perfumados Francis, foram considerados este dado e lançados todas as versões com a opção aerossol. “Por suas características descomplicadas e toque seco na aplicação”, observou.

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