A categoria de absorventes higiênicos vem ganhando novos itens com os investimentos da indústria em produtos mais modernos e funcionais. Ainda assim, os absorventes externos, tradicionais, são responsáveis por 85% das vendas da categoria, segundo a pesquisa Nielsen. O levantamento também destacou que houve uma queda nas vendas da categoria no canal analisado: -6,8%.
A Região Nordeste é a principal responsável pelo volume de vendas da categoria (34%) e também foi a que mais puxou a queda: 54%, seguida pelo Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e o interior do Rio de Janeiro, todos com 14% de contribuição para o resultado negativo.
No varejo, o ideal é que os produtos sejam expostos junto
ao segmento de itens femininos de higiene e beleza, sendo agrupados próximos uns dos outros e distinguidos por uso.
Por exemplo: diário, noturno, esportes, mais finos, e com ou sem abas, entre outros. Uma recomendação importante para o atacadista sugere que ele ofereça ao cliente varejista um sortimento mais diferenciado de marcas, desde as premium até as de menor desembolso, aumentando, assim, a capacidade do pequeno varejo para atender a todos os perfis de shoppers.