As vendas da categoria recuaram (em valor) 6,4% no varejo pesquisado pela
Nielsen, refletindo o desempenho negativo em cinco das sete áreas analisadas. Mas a retração não sinaliza, necessariamente, o fato de que o consumo caiu, uma vez que os produtos são encontrados em diversos canais de vendas.
A questão é saber como esses estabelecimentos podem estimular a compra em um momento em que o consumo doméstico de bebidas, como o café e o chá, aumentou consideravelmente durante a pandemia.
Maikom Zambianchi, coordenador de Trade Marketing da Lightsweet, empresa dona das marcas Lowçucar e Magro, recomenda que os adoçantes fiquem próximos à seção de matinais e que seja feito cross merchandising dentro da categoria ou por meio de fitas Clip Strip (tiras onde são fixados produtos para os quais o varejo quer chamar a atenção).
O executivo também alerta para a importância de o varejo oferecer opções de produtos que mais crescem no mercado, como Stevia e Sucralose, seja na versão 100% ou nas linhas mistas.
