Há cinco meses, o planeta e seus habitantes vivem rotinas diferentes das que viviam, com restrições, cuidados e reinvenções, cada vez mais preocupados com a economia recessiva, e essa não é uma realidade exclusiva do Brasil, mas também a do planeta inteiro.
A DISTRIBUIÇÃO tem como regra, norma ou orientação editorial, como queiram, abordar temas de interesse para o setor atacadista distribuidor, e também apontar tendências e caminhos. E é justamente isso o que os empresários es-tão fazendo: testando novas possibilidades, produtos alternativos, novas ideias; enfim, a abordagem é ampla.
Por isso, vocês irão ler nesta edição uma super-reportagem sobre as marcas próprias, que começam a dar sinais positivos, embora ainda tímidos, de que vieram para ficar. Afinal, já estão nas gôndolas há certo tempo. Nossa repórter Rúbia Evangelinellis não economizou tempo e esforço em sua investigação: são dez páginas que tratam do tema com amplitude e profundidade, e incluem pesquisas, números e cases de empresários do setor que estão investindo nos produtos e confessam sua satisfação.
Complementando o assunto, em uma entrevista exclusiva, Marcelo Maia, presidente-executivo da rede DIA de supermercados, fala sobre sua experiência trabalhando na empresa. Resumindo: quer saber mais sobre o assunto? A oportunidade está nas páginas a seguir. Outra tendência que entra nessas mudanças que estamos vivenciando é a busca, pelo consumidor por produtos naturais ou orgânicos, alimentos e bebidas cujo consumo agrega benefícios para a saúde.
A boa notícia, trazida pela repórter Adriana Bruno, está em suas informações sobre um estudo realiza-do pela Nielsen, o qual constata que 73% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por marcas produzidas por indústrias que se contrapõem a produtos correlatos, mas ambientalmente irresponsáveis e causadores de prejuízos.
Na Europa, em especial na França, já se fala sobre o tema desde a década de 1990, e essa discussão vem crescendo ano a ano, o que põe em destaque um novo consumidor que pede por esses produtos. Pelo andamento da carruagem, a conclusão é que a tendência se fortaleceu paralelamente à disseminação da pandemia da covid-19 pelo mundo.
Encerrando, dou parabéns à Distribuidora Zamboni, que comemora 50 anos de trabalho e empreendedorismo. Sua trajetória pode ser conferida na seção Perfil de Sucesso. Boa leitura e até a próxima edição!