Últimas Edições

Últimas Edições

 
 

Rapidez e expansão

O Grupo Fokus, que desde 1992 atua como distribuidor no Tocantins, expandiu-se para seis Estados

Claudia Rivoiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nos últimos cinco anos, o Grupo Fokus se expandiu e hoje está presente em seis Estados. Como está sua estrutura? No fim de 2015, iniciamos a construção do nosso planejamento estratégico com visão e objetivos definidos para os próximos cinco anos, abrangendo quatro pilares: Processos, Clientes, Pessoas e Finan-ças, tendo como uma ferramenta bá-sica o BSC (Balanced Score Card).

Foi um envolvimento completo de toda a equipe de gestores em todas as unidades, onde cada pilar, bem trabalhado conforme o mapa estratégico que foi construído, nos permitiria alcançar a premissa mais arrojada, que era a de atingir o dobro do faturamento em 2020 – em cifras, sair de 300 milhões de reais/ano e alcançar 600 milhões de reais/ano.

O Grupo é administrado por mim, Glaustin Fokus (que adotei como sobrenome) e meus irmãos, Stanrlley Rios e Lyz Michelly Rios. Hoje, temos 1.200 colaboradores diretos, dos quais 648 trabalham na área comercial, frota própria com 246 veículos e área construída (armazéns) de 35.000 m2.

São seis regionais: Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a mais nova unidade (2018) do sul do Pará. Isso indica que estamos presentes em toda a área VII da Nielsen.

Como nasceu o Grupo Fokus?

A em-presa nasceu de um convite feito pelo então presidente da Mabel, Sandro Mabel, para que nós (eu e meu irmão Stanrlley) déssemos continuidade na distribuição no Estado do Tocantins, em 1992, onde inicialmente tínhamos adotado o nome de Ligeirinho, traba-lhando no formato de venda pronta entrega. Já trabalhávamos na antiga distribuidora e tínhamos bom conhe-cimento dos produtos. Começamos com dois caminhões velhos (eu era um dos motoristas) e muita vontade de vencer, na cidade de Paraíso do Tocantins. Três anos mais tarde, fruto do trabalho realizado, fomos convi-dados a enfrentar um desafio muito maior: assumir a distribuição no Es-tado de Goiás.

A empresa se mantém familiar? Como é sua operação?

Todo o Grupo continua tendo à frente a família Rios como gestora. Eu e meus irmãos. Mes-mo com esse novo projeto na condição de deputado federal, participo ativa-mente do nosso negócio. Hoje, temos um Conselho, do qual sou presidente, formado pelos gestores dos principais departamentos. Por sua vez, em nosso planejamento estratégico, iniciamos um projeto de sucessão familiar desde o início do ano por meio da contrata-ção de uma empresa especializada no tema.

Qual é o segmento em que o Grupo atua?

Atuamos com exclusividade no segmento de distribuição. Esse é o nosso DNA. Trabalhar em parceria com as indústrias, cuidando da marca com muito zelo no PDV. Trabalhamos com os principais players dos segmentos alimentício e de limpeza doméstica. A estrutura do portfólio varia de regional para regional, mas contamos com 23 indústrias, espalhadas nas seis regio-nais e tendo em comum a nossa mar-ca própria de alimentos, a Adoralle. Entre as demais, temos a nossa nova parceira, a M.Dias Branco.

Como a empresa tem trabalhado apesar das restrições impostas pela pandemia do Covid-19?

Temos o privilégio de estarmos em uma cadeia considerada essencial, e procuramos difundir isso para os nossos 1.200 colaboradores dentro da importância que isso representa. Temos um programa de conscientização, suporte e monitoramento por parte do RH, com todos os nossos colaboradores, por meio de entregas de EPIs, readequações em reuniões, treinamentos e também aderindo ao teletrabalho. Um boletim semanal sobre a situação da Covid-19 (boletim Fokus Covid-19) em todas as regionais é disparado para todos os gestores toda segunda-feira.

Qual a expectativa para 2020?

Enxergamos o ano como propício para nos reinventarmos em meio ao “novo normal”. Com isso, agilizamos algumas medidas que já estavam dentro da re-novação do próximo ciclo de planeja-mento estratégico (2021 a 2025), tais como cursos EAD, e-commerce , novo site, consolidação de processos, reestruturação de nossa controladoria, plano sucessório, criação de um portal do colaborador e outras ações.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email