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Entrando nos trilhos

Emerson Destro, Presidente da ABAD

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emerson-destro-25-04-2018
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O setor atacadista e distribuidor encerrou o primeiro semestre do ano com um crescimento de 2,20% no faturamento. O desempenho, em termos nominais, refere-se ao acumulado do ano até junho na com-paração com o mesmo período de 2019, segundo o banco de dados da ABAD. Apesar da pandemia, estamos empenhados em superar os obstáculos.

O próprio varejo de vizinhança mostrou sua força nesse período difícil, crescendo e destacando-se como canal de compras preferencial do consumidor pela proximidade, conveniência e segurança. E nosso setor cumpriu brilhantemente seu papel, não deixando de abastecer o varejo independente um dia sequer nesses mais de quatro meses, o que contribuiu para manter esses pequenos comércios em pleno funcionamento.

Também o Governo Federal e o Congresso Nacional têm feito a sua parte, aprovando medidas urgentes, tanto de acesso ao crédito como de flexibilização das leis trabalhistas, para que o impacto da crise gerada pela pandemia seja mitigado ao máximo.

Contudo, a magnitude das perdas sofridas pela economia como um todo nos faz acreditar firmemente que este é o mo-mento para a implementação de medi-das ainda mais abrangentes e de caráter permanente, que reduzam não apenas os danos sofridos, mas também protejam a economia de solavancos futuros.

Há boas propostas na mesa. Precisa-mos debatê-las e encontrar o melhor caminho para o Brasil. Reformas que levem à simplificação das obrigações tributárias e à redução dos entraves burocráticos são urgentes e necessárias.

Por isso, a ABAD, por meio de seu comitê Agenda Política, concluiu recente-mente um levantamento realizado com o envolvimento de nossos líderes regionais e presidentes de filiadas para atualizar a agenda política do setor, apontando nossos principais pleitos no âmbito do Legislativo e do Executivo. Essa é a nossa contribuição para aprimorar os marcos legais do País. Iniciamos também uma caminhada importante, que vai elevar a atuação da atividade do atacado distribuidor a outro patamar.

A proposta de criação do marketplace do Canal Indireto, administrado pela ABAD, é ousada, porém necessária. O objetivo é ter uma plataforma isenta de interesses que não sejam o próprio desenvolvimento do canal e do pequeno varejo. Estamos na fase de debater aspectos como tecnologia, financiamento e meios de pagamento, entre outras questões, para definir a viabilidade do projeto.

E, assim, no meio de tantos desafios, temos avançado, evidenciando uma de nossas características mais marcantes: a resiliência. Um excelente segundo se-mestre a todos!

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