Ypê, a marca pop de 70 anos
Dona de um mix que o consumidor reconhece pela sua eficiência, a empresa garante um crescimento acima da média de mercado
por Rúbia Evangelinellis
Prestes a completar 70 anos, mais precisamente em 6 de novembro, a Ypê é um exemplo de empresa brasileira experiente, que soube enfrentar as oscilações e os trancos da economia, voltar os olhos para o novo, ouvir o consumidor e apresentar-se com um perfil moderno. Nascida pelas mãos da família Beira como uma pequena fábrica de sabão na cidade de Amparo, no interior paulista, a direção para onde ela se encaminhou levou-a a investir em ações que deram valor à marca e criaram um portfólio popular, com mais de 300 produtos para limpeza da casa e das roupas, além de uma linha de sabonetes.
A Ypê ganhou força de marca popular e conquistou espaço nas gôndolas do varejo – do pequeno ao grande. A empresa deixa claro que vai bem e que seu plano de sustentação e desenvolvimento está alinhado com as ações sociais e de sustentabilidade.
Waldir Beira Júnior, CEO da Ypê, dirige o negócio criado pelo pai em 1950 e batizado como Química Amparo (razão social da marca institucional Ypê). Em entrevista exclusiva concedida à revista DISTRIBUIÇÃO, o empresário destaca os atuais feitos da empresa, que se mantém com um capital 100% nacional. E fala sobre o que a move, sua perspectiva de crescimento e o olhar atento com que observa o mercado. “A história da Ypê é marcada por conquistas, superações e crescimento. Nossa estrutura mudou relativamente à época da fundação, mas os valores continuam os mesmos”, assegura.
Apesar de sua firme aposta em seu potencial de mercado, cifras e percentuais que medem o faturamento e os investimentos são sigilosos. “A Ypê apresenta um crescimento consistente desde sua fundação e esperamos manter essa curva ascendente nos próximos anos”, resume. Beira Júnior acrescenta que a empresa mantém uma política firmada na “melhor” relação custo/benefício do portfólio, alicerçada na ampla oferta de produtos e em preços acessíveis. “Temos uma meta de crescimento otimista. E somos líderes no Brasil nas categorias de lava-louças, amaciantes tradicionais e sabão em barra”, exemplifica.
No mercado nacional, a Ypê tem um mix com mais de 300 produtos em 15 categorias. Além da força que a marca institucional lhe investe, e que ela usa para estampar alguns produtos, a empresa também é dona dos rótulos Atol, Assolan, Perfex e Tixan.
Apesar de manter a atenção no mercado doméstico, a indústria também permanece atenta à sua carteira de clientes do exterior. A exportação é uma operação considerada estratégica para os negócios. Atualmente, a indústria vende para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio.
EXPANSÃO DA PRODUÇÃO
Para dar base à expansão dos negócios, a Ypê anunciou sua sexta fábrica, que começará a construir neste ano, com inauguração programada para 2022. As demais estão localizadas em São Paulo (Amparo e Salto), Bahia (Simões Filho), e Goiás (Anápolis e Goiânia). A sexta fábrica está sendo erguida em Itapissuma/PE, em uma área de 400 mil metros quadrados.
O empresário garante que a unidade seguirá “com rigor” os princípios e valores da companhia no que diz respeito à preservação do meio ambiente e à utilização racional dos recursos naturais, em conformidade com requisitos legais. Ele também prevê que a fábrica promoverá o desenvolvimento da economia local, com a criação de cerca de 700 ofertas de trabalho, que incluem empregos diretos e indiretos.
Com a nova fábrica e um centro de distribuição ao lado da unidade, a empresa reforça sua aposta no mercado brasileiro e na Região Nordeste.
Recentemente, a Ypê divulgou que, paralelamente à construção da sexta fábrica, fechou uma parceria com a Brasmundi para o uso de um centro de distribuição em Jaboatão dos Guararapes, que fica a cerca de 20 quilômetros do Recife/PE. O objetivo é melhorar o atendimento na região até junho próximo.
Marca sólida com história
"A Ypê tem toda uma variedade de produtos em seu portfólio para atender consumidores de diferentes perfis e necessidades"
A sua empresa tem uma marca icônica, a Ypê. Pelo que me parece, ela abraça a linha de produtos da empresa, inclusive de outras marcas. Como isso acontece na prática?
A marca Ypê é reconhecida no mercado e pelo consumidor. Atualmente, nosso portfólio de produtos também é composto pelas marcas Atol, Assolan, Perfex e Tixan, que são apresentados pela marca Ypê. A legitimidade dos produtos e da marca é reconhecida por premiações. Por exemplo, em 2019, a Ypê recebeu, pela 16a vez, o Prêmio Marcas de Confiança na Categoria Detergente Líquido, pela revista Seleções.
Que perfil de consumidores a empresa tem em vista?
A Ypê tem toda uma variedade de produtos em seu portfólio para atender consumidores de diferentes perfis e necessidades. Para você ter uma ideia sobre essa diversificação, temos mais de 90% de presença nos lares e entendemos que os nossos consumidores querem um produto de qualidade e que seja acessível, simples e completo. Além disso, hoje em dia, as pessoas buscam produtos mais sustentáveis e são preocupadas com a reputação e a atuação das empresas.
O fato é que o brasileiro, em razão da crise econômica, mudou seus hábitos de compra, experimentando novas marcas. A empresa precisou fazer algum tipo de ajuste no portfólio para se adequar a essa situação?
A empresa busca sempre trazer para o consumidor produtos de alta qualidade, com preços acessíveis, independentemente da situação econômica que vigora no País.
A Ypê é 100% nacional. Isso é uma vantagem competitiva no mercado, onde há uma vigorosa presença de empresas estrangeiras?
A solidez da marca e a relação custo/benefício oferecida pelos produtos nos torna competitivos. O grande desafio que se impõe a uma empresa brasileira, e que soubemos gerir no percurso da nossa história, são as turbulências macroeconômicas. São situações de risco, mas também de oportunidade. Nosso foco consiste em ouvir e conhecer bem o consumidor brasileiro, atender às suas necessidades.
A empresa tem intensa atuação em ações de responsabilidade e de defesa do meio ambiente? Poderia falar sobre isso e também sobre a importância de as empresas participarem de programas sociais e de investirem na sustentabilidade?
A Ypê tem o meio ambiente como um dos alicerces que sustentam seu sistema de excelência operacional. Está no DNA da empresa e olhamos para os três pilares da sustentabilidade — o ambiental, o social e o econômico — com o mesmo grau de atenção. Do ponto de vista do produto, tomamos cuidado ao eleger as matérias-primas e as embalagens. Por exemplo, em 2018, mais de 75% do material que usamos na produção das embalagens PET provém de materiais reciclados ou de PETs pós-consumo. Em nossa comunicação, buscamos conscientizar os colaboradores e os consumidores sobre o uso e o descarte consciente dos produtos.
Mas a Ypê também atua com outras parcerias?
Mantemos parcerias com a SOS Mata Atlântica e com o projeto Observando os Rios, que consiste em um trabalho com voluntários que monitoram rios em todo o País. Além disso, a outra parceria com essa instituição permitiu o plantio de 850 mil árvores desde 2007 por meio do Projeto Florestas Ypê. Nossas ações e parcerias são assuntos que se destacam aos olhos do consumidor e do mercado.
Quantos produtos vocês têm no portfólio? Quais deles atuam como carros-chefes?
Somos líderes no Brasil nas categorias de lava-louças, amaciantes tradicionais, sabão em barra e, recentemente, lava-roupas em pó. Nossa linha completa tem mais de 300 produtos em 15 categorias diferentes. A história da Ypê é marcada pela inovação. Produzimos o primeiro sabão em barra semitranslúcido do mercado, o primeiro lava-louças transparente, o primeiro lava-roupas líquido do Brasil e, mais recentemente, o primeiro amaciante concentrado, que o consumidor pode personalizar com seu próprio perfume.
Qual a importância do atacado distribuidor para a empresa? O canal indireto responde por qual parcela do abastecimento?
A Ypê vem ampliando constantemente o seu portfólio e procura antecipar as necessidades do mercado. Isso só foi possível graças ao trabalho sempre colaborativo com nossos clientes. O atacado distribuidor é um canal importante para o mercado, que vem evoluindo ao longo do tempo. Nossa relação com os clientes é sempre pautada na confiança e no desenvolvimento mútuos. Quanto mais eles crescem, mais nós também crescemos. É um canal estratégico com papel importante para o futuro da Ypê e do Brasil.