Seções

Nesta Edição

divisor-menu

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

CONVENÇÃO ABAD 2020

Conteúdo para transformar

O objetivo de cada painel que será apresentado é apresentar soluções que são aplicáveis atualmente e em um futuro próximo

por Redação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Evento espera cerca de 500 pessoas em Atibaia/SP

Logística com produtividade e redução de custos, marketplace no mundo, gestão de dados com análise eficiente, e cases com soluções inovadoras. Esses quatro temas de painéis, que fazem parte da programação da 40a Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2020 Atibaia, vão mostrar aos empresários do setor caminhos que o atacado distribuidor deverá percorrer nos próximos anos, além de avanços e tendências. 

Mais do que colocar à disposição dos empresários todo um leque de opções, o objetivo de cada painel é apresentar soluções que são aplicáveis atualmente e em um futuro próximo. “Sabemos que a importância e a velocidade das mudanças na área da tecnologia exercem um grande impacto nas nossas atividades, e estamos conscientes do papel que a entidade desempenha em procurar antecipar, debater e orientar as empresas do setor em relação às inovações e às principais tendências”, afirma Emerson Destro, presidente da ABAD. “Por isso, a programação do nosso principal evento anual foi elaborada para proporcionar uma visão abrangente e aguçada do que há de mais importante para o sucesso futuro das nossas atividades”, completa. 

Por isso, os dois painéis da programação vespertina da terça-feira, 28 de abril, abordam as mudanças que afetarão dois temas atuais e importantes para o Canal Indireto – marketplace e logística – com destaque para seus aspectos tecnológicos. 

No painel “Marketplaces no Mundo, Mudanças de Hábitos de Compras e Avanços Tecnológicos”, o consultor Eduardo Terra, da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, falará sobre as novidades e oportunidades trazidas pela tecnologia e as novas formas de interação entre marcas, varejistas e consumidores. A proposta se resume em apresentar uma ampla visão de como os principais marketplaces operam hoje no mundo e no Brasil, e de que maneira o setor pode participar desse “ecossistema” conhecendo as vantagens e desvantagens dos diversos modelos de negócio. 

“Apresentaremos visões de curto, médio e longo prazo dos impactos que os marketplaces podem ter no negócio de distribuição, deixando clara a necessidade de as empresas se prepararem para fazer parte dessa tendência, seja abrindo seu próprio comércio eletrônico, seja fazendo parte de um marketplace já existente, ou então desenvolvendo estratégias para se relacionar com esse fenômeno que está cada dia mais perto do setor”, diz Eduardo. 

Eduardo Terra participará de um dos painéis do Evento

O painel também conta com a participação de German Quiroga, executivo que construiu uma das mais sólidas carreiras em comércio eletrônico no País, e um representante da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, entidade que desde 1985 atua na criação de uma cultura empresarial voltada para a padronização, a normatização e a utilização de tecnologia para promover a modernização e aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento.

O quarto e último painel, que será apresentado em 28 de abril, apresentará o tema “Logística e Tecnologia Focada em Produtividade e Redução de Custos. Garanta o seu futuro”, e terá como coordenador Altamiro Borges, especialista em logística, com quase 30 anos de atuação no mercado e diretor da Abralog – Associação Brasileira de Logística.

“Falaremos sobre tecnologias para pequenas, médias e grandes empresas, e também sobre suas aplicações para a redução de custos e o aumento da produtividade. São tecnologias que dominarão a próxima década, trazendo tendências como caminhões autônomos, uberização do transporte de cargas, robotização e dronização das entregas e dos próprios CDs, além de inteligência artificial em diferentes aplicações”, diz Borges. Ele alerta para a urgência de se adotar as mudanças: “Na realidade, o futuro já chegou, e a empresa que estiver despreparada não sobreviverá”, adverte.

Também participam do painel: Emerson Destro (Destro Macro Atacado), Clair Dal Berto (Disdal), João Alfredo Gusman Moreira (Roge Distribuidora), Antônio Martos (Panorama id.) e Emílio Saad (Fusion Track).

OUTROS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

É preciso lembrar que, diferentemente dos anos anteriores, a ABAD 2020 Atibaia começará em uma segunda feira, 27 de abril, quando será realizada a abertura oficial do evento, com pronunciamento do presidente da entidade e a participação de políticos e autoridades, a ser encerrada com um jantar de boas-vindas. 

Nesse primeiro dia, também serão feitas homenagens especiais a indústrias parceiras, bem como a entrega dos prêmios “Melhor Atacadista Distribuidor por Estado e Nacional”, cujos vencedores serão identificados por meio de uma pesquisa realizada pela ABAD e pela empresa de pesquisas GfK.

Convenção também prevê momentos de networking

No segundo dia, 28 de abril, na parte da manhã, o primeiro painel, “Cases de Sucesso – Construindo o Futuro do Canal Indireto”, trará exemplos práticos selecionados pelo Comitê Canal Indireto da ABAD. Depois de passar dois anos realizando encontros e debates com grandes empresas atacadistas e distribuidoras e com algumas das principais indústrias fornecedoras do setor, os organizadores do Comitê – professor Nelson Barrizzelli, da FIA – Fundação Instituto de Administração, e Roger Satiel, da Integration – apresentarão cases com base em projetos mapeados em 2019. Também compõem o painel André Felicíssimo, vice-presidente da P&G, David Kahn, vice-presidente da PepsiCo, e um representante da Diageo. Pelo setor atacadista e distribuidor estarão presentes Emerson Destro, presidente da ABAD, e os vice-presidentes José Luiz Turmina e José da Costa Neto. 

O segundo painel matutino terá como tema “Gestão de Uso de Dados como Forma de Alavancar Melhores Resultados a todos os Envolvidos na Cadeia: Lojistas, Agentes de Distribuição e Indústrias”, focado em demonstrar a importância da análise de dados para se tomar decisões, traçar metas ou alavancar resultados. 

O painel contará com a participação de Juliana Carsoni, diretora de Vendas e e-commerce da Unilever, Ricardo Cappra, cientista de dados, e Raúl Polakof, fundador e CEO da Scantech, além de um representante da empresa de pesquisas Nielsen.

RANKING ABAD/NIELSEN

Ainda em 28 de abril, serão apresentados os resultados do Ranking ABAD/Nielsen 2020 (ano- -base 2019), acompanhados por uma análise desses resultados realizada por Daniel Asp, consultor da Nielsen, e pelo professor Nelson Barrizzelli. 

Na sequência, com base nos resultados do Ranking, será entregue a premiação “Maiores Atacadistas e Distribuidores por Estado”. 

“A divulgação do Ranking ABAD/ Nielsen e as premiações de maiores e melhores empresas do setor são momentos importantes do nosso encontro anual. Enquanto o Ranking apresenta para o mercado os dados mais atualizados e completos sobre o atacado distribuidor nacional, as premiações dão reconhecimento e visibilidade às empresas que se destacaram ao longo do ano, seja pelo crescimento alcançado, seja pela excelência dos seus serviços”, destaca Oscar Attisano, superintendente-executivo da ABAD. 

A manhã da quarta-feira, dia 29, será reservada para o networking dos convencionais e para a reunião das 27 filiadas estaduais ABAD com as lideranças regionais. 

“A Convenção é uma excelente oportunidade para reunir a elite do Canal Indireto. Ela aglutina um seleto grupo de líderes atacadistas e distribuidores – cerca de 350 participantes –, além de altos executivos da indústria, completamente focados em alinhamento, conhecimento e negócios”, conclui Emerson Destro.

Altamiro Borges coordenará painel sobre logística