Seções

Nesta Edição

divisor-menu

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

NEGÓCIOS

Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil

Carrefour compra rede Makro

Grupo francês pagou 1,95 bilhão de reais por lojas em 17 Estados, mas a companhia holandesa manterá o foco em São Paulo

por Redação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O Grupo Carrefour Brasil anunciou, em 17 de fevereiro, a aquisição de até 30 lojas da rede Makro no País. A compra faz parte da estratégia do Grupo para acelerar significativamente a expansão do Atacadão e reforça a estratégia multiformato e multicanal do Grupo. As novas lojas foram adquiridas pelo valor de 1,95 bilhão de reais. Dos 30 pontos comerciais, 22 são propriedade integral e oito são alugados, além de 14 postos de gasolina, localizados em 17 Estados do País.

As lojas adquiridas apresentaram em 2019 vendas brutas de aproximadamente 2,8 bilhões de reais. A transação permitirá ao Atacadão expandir sua presença no Estado do Rio de Janeiro (7 lojas) e na Região Nordeste (8 lojas). As novas lojas somam-se às 187 já existentes do Atacadão. O Atacadão pretende converter a bandeira das novas lojas no período de 12 meses depois do fechamento da transação. 

Alexandre Bompard, presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour, declarou: “Essa transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007.” 

Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, complementou: “Essa aquisição, juntamente com nosso ritmo de crescimento orgânico, com 20 lojas Atacadão abertas em 2019, representará uma aceleração equivalente a um ano e meio de expansão.” Ele disse, em entrevista recente, que o Makro não colocou tudo à venda. “Eles vão focar em São Paulo. Não haverá sobreposição de lojas compradas com as do Atacadão, ou haverá muito pouca”, disse. E sobre o comércio on-line disse que ele não existe no Atacadão. 

“O comércio on-line para nós é outra coisa. No futuro, poderemos usar as lojas do Atacadão como centros de distribuição para as entregas do comércio on-line”, finalizou. O Carrefour também planeja investir de 10 milhões de reais a 12 milhões de reais em reformas por loja do Makro, afirmou José Roberto Müssnich, presidente do Atacadão, divisão do Grupo. São 30 lojas e um investimento total de 360 milhões de reais. Além dessa soma, ainda estão sendo investidos 2,8 bilhões de reais na compra dos ativos.

EXPANSÃO
Mart Minas abre unidade em São João del-Rei

O Mart Minas Atacado e Varejo inaugurou sua primeira unidade em São João del-Rei, município de Minas Gerais. A unidade é a primeira da rede inaugurada em 2020 e faz parte do plano de expansão, que prevê novas aberturas neste ano. Com o novo endereço, a bandeira passará a contar com 38 pontos no Estado.

AUTOSSERVIÇO
Atacadão Dia a Dia anuncia inauguração de sete lojas

Atuando na região do Distrito Federal e em Goiás, o Atacadão Dia a Dia anuncia seu plano de expansão para 2020 com a inauguração de sete lojas no formato autosserviço no decorrer do ano. De acordo com a empresa, que já conta com 13 lojas, em breve a operação na Bahia deverá ser iniciada.

ADMISSÃO
GPA foi aprovado no Novo Mercado da B3

O Grupo Pão de Açúcar informou que sua admissão no Novo Mercado da B3 foi aprovada. “A migração para o Novo Mercado reforça o compromisso do GPA em manter elevados padrões de governança corporativa, além de poder permitir ao GPA ampliar sua base de potenciais investidores”, disse a empresa no comunicado.

1

bilhão de reais será o montante investido em pelo menos mais dois supermercados e um centro de distribuição nacional em um período de cinco anos. Essas são as metas anunciadas por Inácio Passos Pereira, empresário do Grupo Fort Atacadista/Comper. O Grupo tem a expectativa de criar pelo menos 5 mil empregos diretos na capital federal. “O investimento é imediato. Neste ano, deveremos inaugurar no mínimo duas grandes lojas do Comper e iniciar as obras do centro de distribuição. É um compromisso que assumi com o governo”, disse o empresário depois de se reunir com o governador Ibaneis Rocha no Palácio do Buriti. A rede de venda de alimentos está estabelecida em São Paulo e Santa Catarina

INVESTIMENTOS
Assaí planeja abrir mais lojas em 2020

Belmiro Gomes (foto), presidente do Assaí Atacadista, anuncia que a empresa está construindo mais lojas da rede. “Nos próximos anos, teremos investimentos da ordem de um bilhão de reais. Quanto ao mercado e à economia, a perspectiva é de melhora com a entrada dos recursos do FGTS, a divulgação do índice da queda do desemprego e, principalmente, a queda da taxa de juros”, enfatiza.