Consumidor mais otimista

Por Ana Paula Alencar

A Serasa Experian tem o maior banco de dados da América Latina. Parceira da ABAD há muitos anos, a empresa divulga periodicamente pesquisas fundamentais para ajudar na tomada de decisões. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Uma delas é o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito. Em julho de 2019 , o indicador mostrou um avanço de 24,0% na demanda por crédito em comparação com julho de 2018– o terceiro maior crescimento já apresentado no indicador desde o início da série histórica (janeiro de 2008). A Região Nordeste apresentou, na mesma comparação, a maior alta e ficou acima da média do País, com 31,1%. Na sequência, aparecem: Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte (veja todos os números no box).

De acordo com Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, o resultado de julho deste ano em comparação com o mesmo mês do ano anterior, mostra uma alta expressiva, também favorecida pelo efeito calendário, uma vez que no ano passado tivemos menos horas úteis por conta dos jogos da Copa. “Apesar disso, estamos acompanhando o desdobramento de um movimento positivo dos consumidores em sua busca por crédito. Eles têm a expectativa de que esse cenário se manterá nos próximos meses graças a uma possível melhora na economia neste segundo semestre, otimismo sinalizado principalmente pelas reduções adicionais das taxas de juros, pela conclusão das votações da Reforma da Previdência no Senado e pela retomada das privatizações”, reforça Rabi.

Os consumidores que têm renda mensal entre 500 reais e 1.000 reais foram os que mais procuraram por crédito entre julho de 2018 e julho de 2019, o que representou um avanço de 26,3%.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email