Ritmo de expansão

O Grupo MGB, dono das bandeiras Mambo, Giga Atacado, Petit Mambo e Super Saudável, desafia a crise apostando em novas inaugurações

Por Claudia Rivoiro

O empresário André Nassar, de 47 anos, integrante da diretoria e filho do fundador do Grupo MGB, dono das bandeiras Supermercado Mambo, Giga Atacado (autosserviço), Petit Mambo e, mais recentemente, Super Saudável, uma loja voltada para o comércio de produtos saudáveis, inaugurada há um ano na capital paulista, conta, nesta entrevista exclusiva, como a empresa tem se estruturado nestes últimos anos e quais são suas expectativas para os próximos.

O pai de Nassar, como muitos libaneses, começou sua vida profissional vendendo armarinhos e aviamentos. Só depois dessa experiência é que começou a focar no segmento alimentar, e hoje a empresa contabiliza 22 lojas em quatro bandeiras.

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Nassar: há espaço para diversificação de modelos de negócios

“A diversificação é saudável porque acreditamos que há espaço para todos. No autosserviço, com o Giga Atacado já são dez unidades. A loja mais nova foi inaugurada em Guarulhos/SP no mês passado, em agosto, com 16 checkouts e mais de seis mil itens. Vamos levar praticidade aos moradores de Guarulhos e região, atendendo os pequenos comerciantes e consumidores. Esse modelo de negócio está bem consolidado em nossa companhia”, informa Nassar.

Por sua vez, o Super Saudável é uma aposta muito particular e diferenciada, com a sua primeira unidade localizada no bairro Alto de Pinheiros, na capital paulista. Oferecendo 2,3 mil itens, todos eles respondendo à demanda crescente do consumidor por produtos saudáveis, foi aberto há um ano. “Esses produtos, hoje tão consumidos no restante do mundo, aqui ainda esbarram nos fornecedores e na produção, além do mito de ter um custo mais alto no ponto de venda, mas na verdade são diferenciados e dirigidos a quem tem um estilo de vida diferente”, explica.

O ritmo de inauguração de lojas do Grupo ainda não parou. Nassar informa que a próxima empreitada é a abertura de uma unidade do Supermercado Mambo, no bairro de Higienópolis, na tradicional Avenida Angélica, ainda neste fim de ano ou no início de 2020. “Acreditamos em nosso negócio e vamos superar a expectativa de atender 800 mil consumidores por mês em nossas lojas”, finalizou.

O Grupo Carrefour Brasil anuncia a chegada de Luís Moreno como novo CEO Varejo da empresa. Com 27 anos de mercado, o executivo conta com ampla experiência no segmento de varejo nos mercados nacional e internacional, incluindo passagens pelo Grupo Carrefour na Espanha e na Coréia do Sul. Luís chega para ocupar a posição que estava a cargo de Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour desde a saída de José Luis Gutiérrez Pérez, que assumiu há alguns meses a posição de COO do Grupo Carrefour Itália.

trilhão de reais é o montante que será movimentado pelos grupos compostos por mulheres, negros e idosos que, segundo o Instituto Locomotiva, serão os segmentos de consumidores que irão liderar o consumo no Brasil nos próximos 12 meses, batizados de Clube do Trilhão. A constatação faz parte da pesquisa “O Varejo pelo Olhar do Consumidor”, que ouviu 1.500 brasileiros com 18 anos ou mais do dia 15 ao dia 28 de junho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais

A rede de supermercados carioca Superprix lançou a campanha “As Aparências Enganam”, que dá um desconto de 30% para quem levar vegetais “não tão bonitos”. E mais: 10% da renda das vendas é revertida para uma instituição – a Agência do Bem – voltada para a educação em comunidades de baixa renda. Os produtos que seriam descartados por conta da aparência são separados por um fornecedor e enviados ao supermercado, onde são dispostos em uma gôndola especial. A campanha é permanente e acontece em todas as 15 unidades da rede. Segundo Cynthia Vale, gerente de Marketing da rede, os clientes ainda se preocupam demais com a aparência, mas, aos poucos, é possível atenuar essa resistência.

A rede Condor instalou em Curitiba/PR o Condor Connect, que oferece um espaço moderno e colaborativo onde se trabalhará em conjunto com universidades, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, empresas e empreendedores com interesse comum em inovar. A meta é chegar até dezembro deste ano com 40 startups, que envolverão, aproximadamente, 120 pessoas. “O Condor Connect é mais uma marca da rede Condor e vai trabalhar exclusivamente com inovações. Ser o pioneiro no Brasil, voltado especialmente para oferecer soluções ao grande varejo. Nosso propósito é que esse Centro de Inovação proporcione união em todo o varejo brasileiro e que contribua para o desenvolvimento do País”, afirma Pedro Joanir Zonta (foto), fundador e presidente do Condor.

Com quase 30 anos de experiência na Procter& Gamble, onde chegou a ser presidente no Brasil e na América Latina, Tarek Farahat (foto), egípcio naturalizado brasileiro, define-se como um otimista com o País. Atualmente, como ele mesmo diz, sua vida profissional está focada nas atividades de conselheiro e investidor em empresas com grande potencial de crescimento. Sua mais nova empreitada é a Pontual Excelence, distribuidora de produtos. “Visitei a operação e detectei uma grande oportunidade de crescimento no atendimento ao varejo. Vamos trabalhar oferecendo prestação de serviço em quatro pilares: vendas, operação logística, operação broker e merchandising com foco no ponto de venda”, explica.

O Grupo Muffato inaugurou o Max Atacadista de Araucária/PR. A nova loja, em formato de autosserviço, tem 15 mil itens à disposição dos clientes, com localização privilegiada, logo na entrada da cidade, e é o 13o empreendimento do Grupo na Grande Curitiba. “Araucária já estava há anos em nosso radar de investimentos pelo seu potencial econômico, mas agora conseguimos concretizar esse plano no local ideal. É mais um passo importante que consolida nossa atuação e reforça nossa expertise de 17 anos no segmento de atacarejo”, informa Eduardo Muffato, diretor do Grupo.

milhões de reais foi o montante investido pelo Grupo Pereira em mais uma unidade do Fort Atacadista em Biguaçu, em Santa Catarina. Esta é a 25a unidade em Santa Catarina e a 37a loja no Brasil. “Já atendíamos milhares de clientes de Biguaçu em nossas outras lojas. Agora estaremos mais perto deles com uma loja ampla, moderna e completa. A grande novidade é o açougue, com carne fresca, diferencial que só os novos Fort têm no segmento de atacarejo”, comenta João Pereira, vice-presidente-comercial do Grupo

O Villefort, Mais Barato Todo Dia, abriu, em 22 de agosto, sua loja mais recente em Santa Luzia/MG. É a 21a unidade da empresa, que iniciou suas atividades na Ceasa Minas e está se expandindo para várias cidades, como Belo Horizonte, Contagem, Montes Claros, Coronel Fabriciano (Vale do Aço), Ribeirão das Neves, Divinópolis e Juiz de Fora. O Villefort mantém um centro de distribuição na BR 040, perto da Ceasa Minas, e ainda neste ano abrirá mais três lojas: em Montes Claros e Itabira, ambas em Minas Gerais, e no município de Jataí/GO. A empresa atua no mercado mineiro de distribuição de produtos há 31 anos.

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