Ranking ABAD/NIQ 2023 - MODELOS DE OPERAÇÃO

Sinergia no atendimento

Empresas optam por mais de uma operação de vendas e citam principalmente a distribuição e o atacado generalista com entrega

Por Rúbia Evangelinellis

As empresas do canal indireto demonstram a capacidade de observar as tendências de mercado e investir, simultaneamente, em diversas operações de negócios. Embora criem uma esfera de negócios pautada pela comercialização de produtos, o Ranking ABAD/NIQ 2023 (ano base 2022) aponta a predominância dos formatos que oferecem atendimento com entrega.

Das 650 companhias pesquisadas, 481 (40,6% da amostragem) afirmam que atuam no modelo de distribuição com entrega e 365 (30,8% das pesquisadas) citam o atacado generalista com entrega. Outras três operações mencionadas são atacado de balcão (por 201 entrevistadas ou 17%), atacado generalista de autosserviço (por 84 ou 7,1% respondentes) e agente de serviços (informado por 54 companhias, o mesmo que 4,6%).

Esse retrato é basicamente similar ao desenhado no levantamento anterior, de 2022, com base nas autoclassificação de 669 empresas pesquisadas. Os dois ramos de atividades, categorizados como de entrega, foram citados pela maioria – 495 garantiram atuação como distribuidor; e 349, como atacado generalista.

Preservação

Aos 72 anos de existência, o Grupo Jorge Batista é exemplo de atacado generalista e distribuidor com entrega que preserva sua origem mercantilista. Mas que também investe em outros modelos de comercialização, sem perder seu chão. Possui 83% do faturamento oriundo do atacado distribuidor, 10% proveniente do cash&carry (a mais nova cria), que foi inaugurado em dezembro de 2021 em Floriano/PI, cidade de origem da empresa familiar que já fatura 12 milhões de reais mensalmente e 7% da operação de varejo.

O empresário Jairon Batista  explica que a estratégia está em crescer com consciência de que o atacado e a distribuição de mercadorias formam o elo forte da operação – com 100% de cobertura no Piauí e 90% no Maranhão e um total de nove mil clientes ativos.

Por esse canal de vendas, oferece um sortimento de 10 mil itens (comercializados por duas equipes distintas). A empresa tem ainda contratos de distribuição exclusiva para cobertura em determinadas áreas,como os assinados com os grupos M. Dias Branco, BRF e Panasonic.“Sempre tivemos fornecedores na distribuição exclusiva. É uma das

vertentes que apostamos”, explica Batista.Na sua opinião, para ter solidez, é preciso ter em mente que o caminho de crescimento e de condução dos negócios passa necessariamente pelo fortalecimento das operações em que o grupo se destaca, ter cuidado para não lançar concorrência com os clientes do varejo e avançar com cautela em novas operações. “Ninguém consegue ser bom em tudo que faz. Caminhamos bem no atacado distribuidor, pelo qual mapeamos e damos boa cobertura em dois estados, Maranhão e Piauí. E no atacarejo, onde temos um sortimento de cerca de 15 mil itens, registramos crescimento de vendas. Mas ainda avaliamos o seu desempenho para, quem sabe, no futuro inaugurar a segunda loja em Teresina”.

O atacado de autosserviço nasceu como âncora de um complexo comercial, inaugurado também em dezembro de 2021, que reúne cerca de 20 lojas. O grupo possui ainda dois centros de distribuição (um no Piauí e outro no Maranhão), além de três supermercados São Jorge (dois em Floriano/PI e um em Barão de Grajaú/MA).

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