Ranking ABAD/NIQ 2023 - METODOLOGIA

Números mais apurados

Neste ano que abrange 650 respondentes de todo o Brasil, a metodologia utilizada teve aumento na base de lojas

Por Claudia Rivoiro

O Ranking ABAD/NIQ 2023 (ano base 2022) entra em seu vigésimo nono ano ininterrupto com uma novidade que buscou modernidade e uma pesquisa mais apurada sob os 650 respondentes. A NielsenIQ, que passa a ser denominada de NIQ, acentuou a coleta eletrônica, modernizou e  aumentou o número de lojas visitadas, passando de 1.067.484 pontos para 1.143.530 em todo o Brasil.

Como nas edições que o precederam, procuramos inovar em sua concepção visual arrojada, com análises mais abrangentes, entrevistas oportunas com empresários do canal indireto, para que fossem os avalistas do estudo, uma vez que são eles os respondentes, além de comentários de consultores bem familiarizados com o canal indireto.

Lembramos, que para  facilitar o entendimento pelo leitor diante dos números, que são muitos, entre gráficos e tabelas, procuramos  produzir de maneira didática. Mas essa não é uma novidade, pois o estudo sempre revelou, ao longo desse período, panoramas que, ano a ano, se renovam e se transformam, tornando visível o comportamento do canal indireto. 

O Ranking das empresas é realizado por meio de um questionário online, totalmente informatizado. Enviado pela ABAD, esse questionário, cujo preenchimento não é obrigatório, conteria, então, essas informações consolidadas pela NIQ, que utiliza a metodologia Retail Index, pesquisa contínua amostral que representa um universo de mais de um milhão de lojas varejistas de um grupo de 160 categorias de bens de consumo de giro rápido, com dados atualizados mensalmente.

As lojas independentes são medidas  por área de vendas de até mil metros quadrados, e não por checkouts, como era então adotado. Quanto ao faturamento total do varejo, a NIQ aplicou um percentual sobre a participação do atacado distribuidor. Esse dado quantitativo é obtido com base nos estudos que o Instituto realiza junto ao varejo.

É importante lembrar que o destino das vendas utiliza as áreas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que divide o Brasil em cinco regiões: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

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