Ranking ABAD/NIQ 2023 - FROTA

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O custo da operação exige contabilidade na ponta do lápis, sendo que o investimento em frota tem sido repensado. Nesse aspecto, o estudo constatou que em 2022 a terceirização aparece com mais força

Por Rúbia Evangelinellis

O estudo que abrange o ano de 2022 registrou, segundo os seus 650 respondentes, que a frota está bem distribuída entre própria e terceirizada, apesar que no último quesito ela vem aumentando ano a ano. O ano de 2021 totalizou 24.223 unidades versus 21.777 em 2022, queda de 10%. No quesito frota terceirizada, registrou um aumento de 4.904 veículos, saltando de 19.619 para 24.423, aumento de 24,5%.

Para Rubens Batista, CEO do Grupo Martins, companhia de Minas Gerais que comemora 70 anos de atividade no canal indireto, os números apontados mostram a realidade vivida pela empresa, que está utilizando mais a frota terceirizada.

Rubens Batista, CEO do Grupo Martins

“Desde 2019 começamos um movimento de terceirização de frota, especificamente caminhões, e por dois motivos: evitar a mobilização de um capital considerável na compra e reduzir o custo da operação, mas isso não quer dizer que teremos cem por cento da frota terceirizada, pois ela nos proporciona poder para negociar com os terceirizados e segurança no caminho que escolhemos. No grupo, temos a metade própria e metade terceirizada, sendo uma tendência já percebida em outras empresas do nosso segmento”, observou.

O executivo também lembrou que antes da pandemia, que aconteceu em 2020, foram comprados 120 caminhões novos e na empresa os veículos são trocados a cada oito anos.

Sob medida

Pensando em oferecer aos seus clientes soluções de produtos e serviços sob medida, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lança o VolksCEM – Customer Experience Management (em inglês, Gestão da Experiência do Cliente), um novo conceito na forma de avaliar a satisfação do cliente VWCO. Agora,a pesquisa de satisfação é realizada via WhatsApp e e-mail.

“Com a nova pesquisa, com base na experiência do cliente, podemos estabelecer estratégias e ações na busca contínua da qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Será um trabalho permanente no monitoramento do relacionamento com o cliente, durante os processos de compra, entrega do veículo zero-quilômetro e do desempenho dos serviços de pós-vendas”, comenta Antonio Cammarosano, diretor da área de Serviços e Pós-Vendas da montadora.

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