Ranking ABAD/NIQ 2023 - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Apoio na exposição

Merchandising e outras ações promocionais são oferecidas ao varejo por 56,2% das empresas pesquisadas

Por Rúbia Evangelinellis

Na cartilha das empresas atuantes na cadeia de abastecimento tem um capítulo de estudo contínuo. É o que trata da prestação de serviço, como forma de aprimoramento contínuo das técnicas e conceitos, inclusive para dinamizar os negócios, vitrines e gôndolas do varejo.

O Ranking ABAD/NIQ perguntou às empresas do canal indireto se oferecem algum tipo de serviço aos pontos de vendas atendidos na condição de clientes: 56,2% (o mesmo que 365 entrevistados responderam afirmativamente. O questionamento abrange ainda um leque de seis alternativas que retratam como são viabilizados o apoio e/ou consultoria. O merchandising foi novamente o mais citado, repetindo o feito das duas últimas edições.

Seguem com boa citação, na segunda e terceira posição, as orientações para melhorar o layout e o gerenciamento de categorias.

A Riograndense Distribuidora integra o time que estende a mão ao varejo com ações de merchandising. Tem um portfólio de seis mil itens (entre alimentos e produtos de perfumaria e limpeza). Atende oito mil pontos de vendas (a maioria com atuação no varejo alimentar) no Rio Grande do Norte e Paraíba, numa divisão igualitária da carteira.

Essencial

Danielle Brasil de Souza, CEO da Riograndense, comemora o crescimento de vendas do primeiro trimestre em um patamar de 20% em relação ao mesmo período de 2022. E considera o merchandising indispensável, sendo tema de primeira linha para a manutenção da relação comercial estabelecida com os fornecedores (indústria) e clientes.

“O varejo precisa do nosso apoio para desenvolver e manter o merchandising, a partir do abastecimento da gôndola, dos espaços, no layout, e pela atuação prática dos promotores de vendas, de ativação e abordagem nos pontos de vendas”, destaca.

Segundo informou, a empresa aposta em oferecer esse diferencial no atendimento e dispõe de uma equipe especializada para atender essa demanda, composta de um gerente, dez coordenadores e 188 promotores.

“Entendo que esse tipo de atuação torna-se cada vez mais essencial para nós e para as indústrias. Disputamos espaço em um mercado competitivo, com os consumidores optando por diversos canais de compra. É importante estarmos presente e bem posicionados nas lojas para que as pessoas encontrem e comprem os produtos que oferecemos”, observa.

Para Danielle, o tema em si precisa, porém, ser bem trabalhado e exige treinamento e conhecimento específico, considerando que cada categoria tem sua particularidade para a exposição. “Existem produtos que pedem pontos extras, outros que precisam de montagem em volume, como fraldas descartáveis. Tem ainda gôndolas pequenas para demonstrar uma grande gama de mercadorias, como acontece no setor de perfumarias. Acho que é um mundo em que poucos exploram e o varejo não domina”, finalizou.

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