Categorias em Destaque

Refrigerados

Por Adriana Bruno, Claudia Rivoiro e Rúbia Evangelinellis

ALMÔNDEGAS

Opção versátil

Em um tempo em que a praticidade e a rapidez fazem toda a diferença na escolha dos produtos para o preparo de refeições diárias, a categoria ganha espaço no mercado dos alimentos pré-prontos. Uma das opções versátil é a almôndega, que ampliou o resultado de vendas em 14,4%. O sabor preferido é de carne bovina, que praticamente domina a categoria, respondendo por 93% do total comercializado. A empresa pernambucana de distribuição Karne Keijo comercializa o alimento em embalagens maiores, de um quilo, nas três lojas Deskontão, atacado de autosserviço instalado em Recife/PE, e no atacado distribuidor, operação que cobre três estados: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Flávio Barros, diretor-comercial, informa que a empresa trabalha com três marcas, duas populares e uma premium, em ambos canais de vendas, e considera importante ter o alimento como complemento de linha. “Por ora, comercializamos apenas em embalagem maior e especialmente para food service no atacado distribuidor, onde notamos crescimento de pedidos, que passou de 750 clientes, em 2022,
para os atuais 779. Mas estamos atentos às observações e ao desempenho do produto.”


MARGARINAS

Presença garantida

A margarina é um alimento com forte presença na mesa do brasileiro. Seja para acompanhar o pãozinho ou para ser usada em receitas culinárias, o produto tem lugar garantido na cesta de compras e nas gôndolas dos varejistas. O mix e o sortimento de marcas e embalagens são grandes, assim como a demanda por esse produto. De acordo com os dados da pesquisa NielsenIQ, a variação de vendas/valor da categoria foi de 15,6%, sendo a Região Nordeste a que mais se destacou em importância para esse crescimento, com 39%.

A região de Minas Gerais, Espírito Santo e o interior do Rio de Janeiro ocupa a segunda posição, com 23%. Olhando para o gráfico de variação em vendas/volume, o resultado é negativo: -2,9%. Dentre os segmentos, a margarina regular é disparada a que apresenta maior importância, com 99,4%. Os produtos diet/light ocupam uma pequena faixa, de apenas 0,6%.


MORTADELA

Rotina de consumo

A mortadela é um dos embutidos mais populares do Brasil. Um estudo do Datafolha encomendado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em 2020, apontou que a pandemia impulsionou o consumo de embutidos no Brasil, dentre eles a mortadela. Segundo o estudo, o número de consumidores do produto saltou de 24% para 33% em relação ao ano anterior. Prova disso é o resultado apontado pela NielsenIQ.

Os dados mostraram que a variação em vendas/ valor da categoria foi de 13,1%, tendo o interior de São Paulo como região destaque em importância para o crescimento com 29% de participação. Empatado com o interior de SP, aparecem Minas Gerais, Espírito Santo e o interior do Rio de Janeiro, também com 29% de importância.

Em terceiro lugar está a Região Sul, com 18%. Já a variação em vendas/ volume foi de 3,9%, outro resultado positivo, com destaque para o produto a granel, com 86,6% de importância. Já no segmento fatiado ou embalado, a importância em valor foi de 7,3%. A mortadela vendida a granel também
foi o segmento que mais contribuiu para o crescimento em vendas/volume: 85%.

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