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Limpeza caseira

Por Adriana Bruno, Claudia Rivoiro e Rúbia Evangelinellis

ÁGUA SANITÁRIA / ALVEJANTE

Maduro, mas essencial

Pioneira na limpeza pesada, a categoria de água sanitária e de alvejante cresceu 5,5% no total faturado pelo varejo independente, tradicional e pequenos de autosserviço, mas em volume teve queda de 3,7%. Clássico da faxina, o segmento com cloro mantém a sua popularidade, contribuindo com 85% do total faturado pelo grupo.

A indústria Gtex disputa espaço nas gôndolas. Marcos Santana, gerente de marketing, observa que trata-se de um mercado maduro, em crescimento, que deve permanecer em alta nos próximos anos. Embora aponte potencialidade de expansão, diz, é uma categoria-alvo de compradores que buscam adequar qualidade ao preço. “Os consumidores têm optado por marcas que tragam uma relação de custo-benefício interessante.

Na categoria de alvejante sem cloro, por exemplo, temos a marca Urca, com a missão de democratizar a categoria, sendo opção para quem abre mão da marca líder”. Por serem produtos de alta penetração, Santana avalia que o varejo independente e o pequeno têm papel fundamental na performance da categoria, bem como o atacado distribuidor, com toda expertise no abastecimento.


AMACIANTE

Mercado potencial

Diluídos ou concentrados, os amaciantes de roupas obtiveram um crescimento de 14,2% do total faturado nas vendas registradas no varejo independente. No mapa de negócios, a participação da
categoria avançou positivamente em todas as áreas geográficas pesquisadas. Em volume, porém, registrou pequena queda (-1,5%) quando comparada à alta em valor. Tirso Mello, vice- presidente de vendas da Procter & Gamble do Brasil, vê com entusiasmo o incremento da categoria e, principalmente, do segmento de concentrados, considerado o “motor de crescimento para amaciantes”. Tendo no portfólio a marca Downy, a indústria disputa a preferência do consumidor com 12 versões de fragrâncias.

Mello entende que o varejo independente detém uma fatia importante do mercado de amaciantes. “Além disso, o canal está muito bem distribuído e próximo de bairros residenciais, que ajudam na compra de emergência”, avalia. Segundo informou, Downy apontou crescimento, em valor, de 35% de janeiro a agosto. “A previsão é continuar acelerando o crescimento, visto que a oportunidade de entrar em mais lares brasileiros ainda é grande.”


DESINFETANTE + CONCENTRADOS

Indispensáveis

Os desinfetantes são produtos indispensáveis na rotina de higiene e limpeza. Para a Reckitt Hygiene Comercial, dona da marca Veja, dois grandes pilares para que a categoria tenha um crescimento relevante são garantir que os produtos sempre tenham disponibilidade e estejam bem distribuídos entre todos os tipos de varejo. Dessa forma, é de extrema importância que a categoria consiga estar presente para poder atender todas as demandas dos consumidores.

“O pequeno varejo tem um papel fundamental para explorarmos os itens de menor desembolso no segmento de aerossol e líquido, além de conseguirmos focar em formatos mais específicos que atendam o tamanho da gôndola, assim a categoria consegue atender às possíveis necessidades do consumidor que prefere realizar suas compras nesses locais, pois sua cesta de compra geralmente é menor”, informa a marca.

Os resultados da pesquisa NielsenIQ apontam que a categoria apresentou variação em vendas/valor de 6,4%, com destaque para a Região Nordeste em importância: 35%. As vendas/volume tiveram desempenho negativo: -4,8%. O destaque do segmento é o desinfetante, com 39%; seguido por produto para limpeza de grandes superfícies, com 37%.


DETERGENTE LÍQUIDO

Dia a dia

Os detergentes líquidos são indispensáveis para a limpeza diária de louças e outros itens de cozinha. Prova disso são os resultados positivos que a categoria alcançou e são demonstrados na pesquisa NielsenIQ. Em variação de vendas/valor, a categoria cresceu 19,3%; já em variação em vendas/volume, a alta foi de 1,4%.

Por segmento, o produto neutro teve participação de 22%; já a versão Clear teve 18% de importância no segmento. Para Marcio Briz Amuri, diretor nacional de vendas da Ypê, é fundamental que seja analisado se o mix das categorias está adequado ao consumidor em cada tipo de loja.

“É importante destacar que, a experiência de compra tem sido determinante na melhoria dos resultados do varejo, por isso, cada vez mais, o investimento em tecnologia, inteligência em dados e em gerenciamento de categorias ajuda a aumentar as conversões em vendas, a lealdade do consumidor e, consequentemente, o aumento do ticket médio”, diz.


SABÃO E DETERGENTE PARA ROUPA

Alta performance

A categoria de sabão e detergente para roupas, segundo a NielsenIQ, no ano móvel de julho de 2022 a junho de 2023, apresentou queda de -3,2% em vendas/volume e alta de 20,9% em vendas/valor. Para Marcio Briz Amuri, diretor nacional de vendas da Ypê, o mercado de lava-roupas está crescendo ano a ano e tem espaço para expandir ainda mais no Brasil, principalmente na versão líquida, segmento que teve alta de 15% no volume de vendas, no período analisado segundo a pesquisa. “Acreditamos que esse aumento foi ocasionado, principalmente, por conta do crescimento do número de lares que mixam o uso dos produtos em pó e líquido”, comentou.

Ele ainda continua destacando que a categoria de lava-roupas segue relevante na cesta do consumidor, que se mostra ávido por produtos de alta performance e praticidade na limpeza das roupas. “As vendas desse segmento na Ypê têm apresentado um crescimento acima de dois dígitos anualmente. Quanto à dinâmica de consumo, os tamanhos de embalagem têm relevância para a consumidora. As embalagens maiores têm uma proposta de preço/kilo atrativa, enquanto as embalagens menores proporcionam um menor desembolso.

Também notamos que as embalagens com apelo sustentável vêm ganhando importância para o consumidor”, destacou. A Ypê inovou recentemente com o lava-roupas Líquido Tixan Ypê Green, que, segundo a indústria, foi pensado de maneira sustentável e traz ingredientes renováveis e de origem vegetal em sua formulação. “Na Ypê, seguiremos inovando com produtos de qualidade, já reconhecidos pelo consumidor, pautados pelo desenvolvimento de tecnologias exclusivas em nossas fórmulas e embalagens diversificadas”, finalizou.


ESPONJA SINTÉTICA

Rotina de limpeza

Parte fundamental da rotina de limpeza doméstica, a esponja sintética merece destaque nas gôndolas. A pesquisa NielsenIQ aponta que a variação em vendas/valor da categoria foi de 6,3%, tendo a Região Nordeste como destaque em importância para o resultado, com 33% de participação. Já a variação em vendas/volume foi negativa, anotando -6,1%. O segmento que mais contribuiu com a queda foi o de esponjas ásperas/comuns, com 82% de importância.

Já o segmento de esponjas abrasivas foi o que apresentou mais importância, com 82,7%. Para Alex Buchheim, CEO da Limppano, a presença do produto no varejo é fundamental, uma vez que esses estabelecimentos estão quase sempre em áreas de fácil acesso ao consumidor final. “Na pandemia, por exemplo, a demanda por esponjas sintéticas e outros produtos de limpeza aumentou muito: as pessoas passaram a procurar soluções imediatas, no próprio bairro, para atender às suas necessidades. E essa tendência acabou se estabelecendo de forma definitiva”, diz.

Ele ainda comenta que o consumidor se tornou mais exigente em relação aos produtos de limpeza e passou a ligar a saúde diretamente aos hábitos de higiene pessoal e da casa. “Hoje, o desafio é fazer um produto adaptado à realidade do brasileiro, com mais entrega e custo benefício atrativo. O consumidor quer investir seus recursos em opções que o atendam de maneira plural”, conclui.

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