Categorias em Destaque

Caldos, molhos e condimentos

Por Adriana Bruno, Claudia Rivoiro e Rúbia Evangelinellis

CATCHUP

Crescimento de ponta a ponta

O catchup está no time das raras categoriais que obtiveram aumento de vendas em valor (20,5%)
e em volume (2,4%). No retrato de negócios por regiões é possível observar crescimento em todas as áreas pesquisadas, as quais praticamente mantiveram o patamar de importância, no valor faturado pela categoria, comparando o ano móvel encerrado em junho de 2023 com os 12 meses imediatamente anteriores.

A indústria DMG disponibiliza o produto no food service com a marca Ekma e na recém-lançada linha Boccaneira (por ora disponibilizada para hamburgueria), que deve atender o consumidor final na próxima etapa. “O mercado de catchup caminha para a diversificação. Temos de um lado consumidores de paladar mais exigente e ‘aventureiros gastronômicos’, que querem experimentar sabores diferenciados. E têm aqueles que preferem um bom produto na versão tradicional”, diz Dauto Azarite Junior, diretor-comercial.

A Boccaneira deve chegar ao varejo e atacarejo com a proposta de oferecer originalidade de sabores. A previsão é de crescimento “expressivo” e expansão da distribuição em 2024.


EXTRATO DE TOMATE

Praticidade na cozinha

O ritmo de vida atual exige praticidade e os novos conceitos de moradia em casas e apartamentos cada dia menores e sem possibilidade de armazenagem, além da mobilidade urbana, exigem compras quase que diárias para uso imediato e/ou emergenciais. “O extrato de tomate é acessível e de grande importância nos lares, pois está presente em grande parte das receitas caseiras, tornando o produto essencial para compor o mix do pequeno varejo”, comenta Giulia Ninelli, diretora-comercial, trade e marketing da Fugini. Ela ainda afirma que há muitas oportunidades para trabalhar o mix de produtos com objetivo de melhorar o tíquete médio. “Hoje em dia, públicos como os vegetarianos e veganos, consumidores de produtos orgânicos e sem glúten, crescem exponencialmente, e todo varejo precisa se atentar e atender a estes públicos.”, diz.


TEMPEROS

Aposta certeira

A NielsenIQ apontou que na categoria de temperos houve crescimento de 1,1% nas vendas/volume e 13,4% em vendas/valor, no período de julho de 2022 a junho de 2023. Segundo Thiago Campos, gerente de marketing da Ajinomoto do Brasil, neste primeiro semestre de 2023, foi percebida uma
retomada na categoria. “O reaquecimento, muito provavelmente, está atrelado à melhoria na economia, considerando as consecutivas quedas na taxa de desemprego vistas nos últimos meses, alinhado a um aumento na confiança do consumidor.

Esse cenário acaba virando um catalisador para o consumo e temos esse cenário mostrado na última leitura da Nielsen. Esse otimismo, aliado às marcas fortes da Ajinomoto do Brasil, acaba sendo muito positivo para nós, e atingimos alguns resultados bem expressivos no primeiro semestre, com aumento de penetração e volume médio por lar nas nossas principais marcas, principalmente Sazón e Sabor a Mi”, observou. Ele ainda destacou também que nesse primeiro semestre é a linha de Caldo Sazón que atinge um recorde histórico em termos de penetração, com mais de 11,4% de crescimento de volume (unidades) na Nielsen.

“Estamos apostando muito nessa linha, que a cada leitura vem conquistando novos lares, principalmente entre consumidores mais jovens. Considerando isso, este ano investimos em um comercial exclusivo da marca e voltamos para a TV após mais de 10 anos, ações que, alinhadas aos investimentos no digital, ponto de venda e a melhoria da economia, contribuíram para esses resultados incríveis. “Para os próximos meses, segundo o executivo, a expectativa é a melhor possível. “Teremos muito investimento em ações assertivas para nossos consumidores e acreditamos que conseguiremos acelerar ainda mais nossas vendas para fechar o segundo semestre com resultados melhores”, anunciou.

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