Categorias em Destaque

Pet

Por Adriana Bruno, Claudia Rivoiro e Rúbia Evangelinellis

ALIMENTO PARA GATOS

Novos hábitos

A categoria continua muito favorável para quem trabalha com ela, seja como distribuidor ou no varejo. Se no ano passado as vendas/ valor chegaram a 15,2%, neste ano móvel o número apurado pela NielsenIQ de julho de 2022 a junho de 2023 teve redução, chegando a 10%, mas, mesmo assim, continua a sua trajetória positiva. Em vendas/volume, no estudo passado, a queda foi de -7,8%,mas se superou e registrou 7,5%. Para Juliano Faria Souto, diretor-presidente do Grupo Fasouto, de Sergipe, e conhecedor da categoria, pois trabalha com ela há mais de 15 anos, sendo distribuidor exclusivo
da marca Purina (Nestlé), os números apresentados mostram a realidade atual.

“Existe um termo que está sendo usado bastante interessante: “gatificação”, que representa muito bem esse movimento de novos hábitos do shopper. Destaco também que existem outros fatores importantes como famílias menores, o número de idosos cresceu e o gato é muito fácil de lidar dentro de casa”, explicou.

Ele também confirma que o segmento Premium sai na frente na preferência de compra com 60% e contribui com 78% no crescimento da categoria. Em vendas/valor, o Nordeste descola das demais regiões apuradas. “É uma boa oportunidade para o pequeno varejista trabalhar com a categoria, mas o comerciante precisa enxergar esse momento e se adaptar oferecendo melhoria no ambiente de venda, na variedade de produtos, expandir o portfólio de produtos e ir além de alimentos. Na minha opinião, existe uma tendência de alta contínua de pelo menos mais uma década”, acrescentou.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email