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Bebidas não alcoólicas

Por Adriana Bruno, Claudia Rivoiro e Rúbia Evangelinellis

ÁGUA MINERAL

A pureza da bebida

A categoria de água mineral apresentou dados positivos tanto em vendas/valor, com 19,2%; como em vendas/volume, registrando 14,2%; segundo a pesquisa da NielsenIQ no ano móvel pesquisado de julho de 2022 a junho de 2023. Em importância de valor dos segmentos, a água sem gás sai em disparada, com 77%; e na importância em vendas/ valor nas áreas NielsenIQ, a Região Nordeste lidera, como também contribui para o seu crescimento com 37%. A Minalba Brasil, empresa de bebidas do Grupo Edson Queiroz (GEQ), de olho nesse mercado, acaba de lançar a sua lata de água mineral com Braille na tampa.

O objetivo, segundo a empresa, é tornar a experiência de compra, consumo e escolha acessível às pessoas com deficiência visual. A iniciativa de larga escala no país foi desenvolvida ao longo de meses com o suporte da Ball Corporation, que contou com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, para trazer um olhar inclusivo para o mercado de alimentos e bebidas.

“Esse é mais um marco em nossa trajetória ESG. Fomos pioneiros em oferecer água mineral em lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável. Também lançamos o primeiro produto social do segmento de bebidas, disponibilizando uma versão especial de Minalba lata em parceria com a Gerando Falcões, e agora lançamos a primeira lata inclusiva. Por meio dessa parceria, mostramos nosso DNA inovador e trabalhamos por uma causa tão importante”, ressalta Aelio Silveira, diretor-superintendente da Minalba Brasil. As latas com Braille na tampa farão parte de toda linha de latas Minalba.


BEBIDAS ENERGÉTICAS

Lucro certo

O consumo de bebidas energéticas passa longe de retração de mercado. O grupo apresentou elevação expressiva no desempenho medido em valor (31,1%) e em volume (17%). A alta foi apurada em todas as regiões pesquisadas pela NielsenIQ, destacando o crescimento observado no varejo do Nordeste, de 40,1%; da Grande São Paulo, de 38,2%: e do grupo Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio, de 36,5%.

O consultor de varejo Francisco Souza da Silva entende que a bebida tem força potencial de vendas e não pode faltar na prateleira. “O consumidor busca pelo produto e quer encontrar diferentes marcas e apresentações e sabores. Por isso, é importante o estabelecimento ter bom sortimento e expor os energéticos em bom espaço e com destaque. A bebida, quando está bem visível e em local estratégico, faz as vendas crescerem substancialmente”, aconselha.

Silva recomenda a instalação de cooler junto ao check stand (ilha localizada na frente do caixa), “muito” utilizado pela marca líder, mas que traz resultados “excepcionais” a toda categoria. “A versão lata é forte dentro da categoria, mas as versões em 1 ou 2 litros têm boa representatividade”, acrescenta.


REFRIGERANTE

O peso da inflação

A categoria nunca deixou de fazer parte da vida da maioria dos brasileiros, principalmente por oferecer sabores diversos e ter aderido às novas fases, ofertando também o sem açúcar. A pesquisa acompanhou a performance dos refrigerantes em canais de venda de até mil metros quadrados em 493.693 pontos de vendas no país. Os números apontados pela NielsenIQ em vendas/valor tiveram variação de 15,6%, já em vendas/volume, ocorreu estabilidade na casa de 0,5%. No quesito sabor, a cola sai em disparada, com 60%; e em segundo lugar, o sabor guaraná, com 16,5%. Na variação de vendas/valor, na região da Grande São Paulo, o número foi maior se comparado com as demais regiões NielsenIQ, com 20,8%.

Para Marco Aurélio Lima, diretor da Shopping Brasil Insights, a inflação foi a grande responsável pelos números obtidos, em especial quando são tão diferentes. “No caso dos refrigerantes, em especial, a inflação registrada foi acima dos números divulgados pelo IPCA e INPC, na casa de 5,5%”, destacou. E apontou dois outros itens: embalagem individual de 200 ml, com consumo individual e ingerida de forma fracionada, também impactou na categoria; além do crescimento das bebidas sem açúcar. “Ambos já fazem parte do comportamento de consumo de muitos brasileiros”, finalizou.


SUCO PRONTO

Saúde na mesa

A pesquisa NielsenIQ apontou no ano móvel de julho de 2022 a junho de 2023, em 493.693 mil pontos de vendas de até mil metros quadrados, que a categoria de suco pronto teve variação de vendas/valor de 25% e em vendas/volume de 9,6%, números positivos e expressivos. Segundo Rodrigo Arpini Valerio, gerente-geral de marketing e vendas da Vinícola Aurora, produtora de vinhos e de sucos, a categoria vem crescendo exponencialmente na última década, em especial de suco de uva, com o qual a empresa trabalha. “A bebida caiu no gosto dos brasileiros pelo seu sabor e aroma, mas, principalmente, por ser um produto muito saudável e nutritivo, que pode ser consumido por toda a família. Além disso, nos últimos anos, estamos acompanhando a mudança de comportamento da população, especialmente entre os jovens, que estão ingerindo menos bebidas alcoólicas em busca de um estilo de vida mais equilibrado”, acrescentou.

Na Cooperativa Vinícola Aurora, a categoria representa cerca de 50% do faturamento, sendo que neste ano atingiu o maior volume comercializado da história da marca. “De janeiro a agosto, negociamos 31,7 milhões de litros de suco de uva integral, uma expansão de 40,31% frente a igual período do ano passado. A expectativa é que a gente feche o ano com uma ampliação de 25% nas vendas deste produto. E o crescimento da categoria está sendo identificado por todo o setor vinícola”, contou. Dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostram que, no mesmo período ( janeiro a agosto de 2023), os sucos de uva prontos para consumo tiveram um incremento de 11,26%.

Para 2024,o objetivo da Vinícola Aurora, segundo Valerio, é lançar o suco de uva integral branco em embalagem de Tetra Pak de 200 ml, ideal para as crianças levarem no lanche da escola. “No ano passado, fomos pioneiros na venda de suco de uva integral em Tetra Pak de 1,5 litro, que tem uma série de benefícios em um único produto, como a sustentabilidade, a facilidade de reciclagem, a maior durabilidade e o preço competitivo, sem perder a qualidade da bebida 100% uva e integral. Para este segundo semestre de 2023, a estimativa é de um incremento de 15% em comparação ao mesmo período do ano passado”, informou. A Aurora também trouxe ao mercado, no ano passado, o Aurora Suco de Uva Integral, gaseificado em lata de 296 ml, que desde 2019 estava em circulação apenas em garrafinhas de vidro.

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