Investir sempre mais

O uso de ferramentas e soluções tecnológicas é fundamental e estratégico para a gestão dos negócios no canal indireto

Por Adriana Bruno

Há algum tempo se fala em transformação digital nos negócios e o setor atacadista distribuidor não ficou fora desse processo. Nos últimos anos, muitos setores da economia precisaram se reinventar, especialmente durante a pandemia que assolou o mundo.  

Se investir em tecnologia fazia parte dos planos, essa ação precisou ser acelerada para garantir tanto a competitividade como a própria sobrevivência das empresas, especialmente no varejo e no atacado.

Observamos que houve maior investimento na gestão de armazenagem, automação de processos e da força de vendas – integrando atendimento ao cliente, planejamento das vendas e controle de estoque ”, comenta Elói Assis, diretor de Distribuição da TOTVS.

Ainda segundo Assis, a pandemia acelerou uma transformação digital no segmento, e trouxe para a frente dos negócios uma necessidade de operar novos canais e territórios digitais. Plataformas como marketplaces, sites próprios B2C e B2B e outros arranjos digitais, muitos deles tendo a indústria como protagonista, estão trazendo novas soluções que o setor precisa rapidamente abraçar e integrar para não perder mercado.

Elói Assis, diretor de Distribuição da TOTVS

Atualmente, já é possível encontrar soluções tecnológicas para diversas áreas da rotina de atacadistas e distribuidores. Um dos pontos que merecem destaque é o fato de que essas novidades estão sendo constantemente atualizadas a partir do dia a dia de quem utiliza as soluções tecnológicas.

“O usuário final – seja ele o vendedor, o motorista ou o promotor – nunca foi tão empoderado. E os gestores, por sua vez, nunca foram tão criteriosos quando o assunto é a análise dos dados (sobretudo a produtividade)”, comenta Selva Tassara, head de Marketing da Maximatech.

Selva também explica que, por isso, as evoluções tecnológicas acontecem atualmente seja em um campo, dentro de um CD, no interior de um caminhão, ao longo de uma de uma rota ou durante uma venda. “As soluções não nascem mais apenas dentro do escritório ou de uma software house. Ela está cada vez mais orgânica e voltada para a experiência dos usuários”, diz. 

Para ela, além disso, um ponto que merece atenção está no fato de que a tecnologia possibilita unir as informações e tornar as áreas de uma empresa cada vez mais integradas, pois traz ótimos resultados com dados cruzados e panorama geral da operação. “Os departamentos de um atacado distribuidor precisam ter sinergia e conexão entre eles para garantir a rentabilidade do negócio. E sem a tecnologia, essa liga é inviável, não funciona”, destaca. 

Operação complexa 

As operações dos atacadistas precisam ser cada vez mais velozes, ágeis e flexíveis e a exigência por excelência no atendimento é cada vez mais intensa. “Os avanços tecnológicos têm se desenvolvido justamente nesta direção: prover as empresas atacadistas com mais agilidade, mais flexibilidade e mais capacidade de atender seus clientes com excelência e custos cada vez menores. Essa é a tendência para os próximos anos: o avanço tecnológico será sempre um recurso para o acréscimo de qualidade com diminuição de custo”, comenta Marco Antônio Salvo, consultor da área de Desenvolvimento de Novos Negócios e soluções na Sankhya. Para ele, é cada vez mais complexo ter de lidar com a multiplicidade de fatores envolvidos na operação atacadista. “Por exemplo”, diz ele, “até poucos anos atrás, cada categoria de produtos tinha duas ou três marcas de referência com duas ou três opções, mas hoje a multiplicidade de opções é gigantesca. Pensemos, por exemplo, em uma ração para cães: antes havia, talvez, dez opções à disposição dos consumidores; hoje há centenas: Como controlar os estoques, os prazos de validade, as quantidades adequadas para cada cliente de tantos produtos? E assim por diante. Só com inteligência automática”, ressalta. 

Marco Antônio Salvo, consultor da área de Desenvolvimento de Novos Negócios e soluções na Sankhya

Salvo também destaca que, em princípio, atualmente toda a operação requer automação. Mas há três áreas mais críticas: a fiscal, a do estoque e a da roteirização de veículos. “Na área fiscal, a complexidade e as exigências governamentais vêm aumentando ano a ano, de modo que são impossíveis de ser administradas sem uma sistematização inteligente”, diz. Na área de estoque, a crescente segmentação e as exigências específicas do cliente demandam cada vez mais inteligência, tanto para administrar o espaço disponível (que também é cada vez mais caro) como para saber exatamente qual é o produto que atende qual tipo de cliente, em que quantidade e em que momento.  

Quando se olha para a complexidade da operação dentro do setor atacadista distribuidor, os especialistas destacam as áreas mais críticas do setor, de vendas e de logística. “Essas precisam conseguir gerar e administrar as demandas de seus clientes no menor tempo possível, estando aptos a utilizar o meio de pagamento escolhido pelo cliente, respeitando todas as margens e a governança do negócio integrado com área logística, garantindo que o prazo de entrega, a paletização e os horários sejam respeitados”, comenta Alberto Freitas, vice-presidente de Estratégia e Operações da Megawork Consultoria. 

Ele também destaca que é impossível administrar esses setores sem o uso da tecnologia e de processos muito bem definidos. “É a tecnologia que permite a um vendedor executar uma venda no interior do Nordeste, por exemplo, alimentar automaticamente uma equipe logística por todo o País, identificando, por meio dos sistemas de roteirização, qual é o melhor centro de distribuição para atender ao pedido no menor tempo possível, além de processar, ao mesmo tempo, o meio de pagamento escolhido pelo cliente para liberar a expedição com segurança no menor tempo possível”, exemplifica. 

Freitas lembra que a transformação do mercado mundial de distribuição foi acelerada pela pandemia, e hoje a grande maioria dos consumidores procura conhecer o que vai comprar pela internet, mesmo antes de fazer a compra. “O prazo de entrega, informações completas sobre os produtos e relacionamentos ágeis, completos e diretos com o consumidor viraram obrigações, o que leva os distribuidores e atacadistas a terem de investir constantemente em tecnologia e automação”, diz. 

Time de vendas

A área comercial é uma das mais sensíveis e carentes de soluções de tecnologia do setor atacadista distribuidor, sobretudo nas frentes que lidam com o trade marketing e nas ações que estão focadas na execução de vendas, diz César Duro, CEO da Sellers. “Isso acontece por causa dos desafios de padronização de processos e de ações que incentivem o time de vendas na sua missão de estruturar estratégias e campanhas eficientes.” Ainda segundo ele, a tecnologia é capaz de oferecer inteligência para toda a operação, tornando mais simples e seguros os processos que envolvem vendas, pagamentos, metas e métricas. “Somente a adoção de softwares de gestão possibilita que uma liderança comercial crie estratégias que levem os seus times a atingir seus resultados de maneira eficiente e personalizada”, reforça. 

Para Tiago Saad, CEO da Fusion DMS, o ponto forte das tecnologias em logística é o grande volume de dados com o qual elas trabalham, o que leva a mudanças fundamentais nas operações e na maneira como elas entregam valor aos seus clientes. “Isso gera informações mais rápidas e confiáveis, que favorecem a segurança na hora de tomar decisões e aumenta a agilidade e a eficiência nos processos e entregas”, explica. 

Estratégia de resultados 

Quando nos referimos a investimento tecnológico, estamos destacando a estratégia e não os custos. Para Assis, ainda há empresas que consideram a tecnologia como parte de sua despesa. “No entanto, ano após ano, temos feito essa observação, e incentivado que as companhias reconheçam a tecnologia como um investimento estratégico para o negócio, sobretudo por conta da sua relação custo/benefício em curto, médio e longo prazo. A adoção de tecnologia em diversas áreas da operação pode alavancar os negócios, uma vez que atividades do dia a dia passam a ser feitas de maneira automática e mais inteligente”, diz. 

De maneira prática, o uso de tecnologia no setor atacadista distribuidor pode ajudar na automação de processos como: 1) planejamento, gestão econômica e financeira; 2) gestão de compras centralizada e gestão de preço; 3) gestão de estoque e ordem de produção; 4) logística e gestão de entregas; e 5) vendas.

Com a virtualização do dia a dia, o consumidor tem acesso a cada vez mais dados para tomar suas decisões de compras. Dessa maneira, é fundamental que as empresas se tornem cada vez mais competitivas com processos automatizados e que se empenhem em ter acesso fácil, e em “tempo real”, às suas informações e aos seus KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores chave de performance. É o que afirma Rafael Bitente, diretor-comercial da RGIS  Brasil.

De acordo com ele, é importante que as informações e os KPIs se transformem rapidamente em ações, de modo a resolver problemas, melhorar os indicadores e agir sobre oportunidades para não perder vendas, aumentar a rentabilidade e evitar custos desnecessários.

“Ter os dados em mãos e transformá-los em KPIs operacionais em “tempo real” garante que você tenha um tempo de resposta muito reduzido a qualquer incidência operacional, com isso consiga buscar redução de custo a curto e a longo prazo, tornando-se cada vez mais competitivo perante a concorrência e não perdendo oportunidades de vendas, sem contar que você consegue buscar novas fronteiras de vendas no mercado on-line e no Omnichannel”, comenta. 

Selva Tassara alerta para o fato de que não dá para seguir acreditando que soluções tecnológicas são dispensáveis no dia a dia empresarial. “Se você quer que o seu negócio seja competitivo e tenha mais credibilidade no mercado, é fundamental usar recursos que simplificam a rotina”, diz. Segundo ela, os benefícios são tanto financeiros como gestores. “Contar com o apoio de um sistema reduz o número de erros, otimiza a assertividade dos processos e, consequentemente, na prática, nos ajuda a gastar menos e a ganhar mais.” 

Soluções  

Sankhya 

Com relação à área fiscal, o sistema abrange todas as necessidades de operação, auditoria e declarações em todos os Estados do Brasil, incluindo os processos de importação, compras, vendas, transferências, etc., gerando automaticamente os relatórios de contabilidade gerencial e fiscal, além das obrigações fiscais digitais do SPED (EFD, Bloco K, Ciap, ECD, etc.). 

Na área de estoque e movimentação de produtos, a Sankhya oferece uma solução de WMS robusta, completa e flexível, que atende a empresas de distribuição de vários segmentos (alimentício, H&B, autopeças, medicamentos, ferragens e ferramentas, material de construção, eletroeletrônicos, embalagens, produtos veterinários, suprimentos agrícolas, produtos químicos, etc.), com altos volumes e processos críticos como unitização, controle de lotes e prazos de validade, rastreabilidade, just-in-time, etc.

Fusion DMS 

A Fusion S.A. oferece, principalmente ao mercado atacadista/distribuidor, o DMS, uma solução especializada em gerir entregas, composta de sete módulos totalmente integrados, abrangendo todo o ciclo de entregas, desde o planejamento de rotas até o controle da jornada de trabalho dos condutores e ajudantes.

O software totalmente em nuvem, flexível, escalonável e simples de utilizar, consegue atender às particularidades dos diversos tipos e tamanhos de operações logísticas, além das peculiaridades regionais, ou seja, qualquer empresa independente do porte ou região do Brasil pode ter sua operação otimizada pelo serviço oferecido pela empresa. Os sete módulos são totalmente integrados com mais de 30 ERPs do mercado e diversos rastreadores. 

Sellers 

A solução da Sellers é focada na expertise de construção de táticas comerciais mais eficientes, que facilitem a criação de campanhas de incentivo e centralizem os dados e indicadores mais importantes para que os gestores possam acompanhar a performance do time de maneira simples. Por meio de seu software de gestão de vendas, os clientes têm como benefícios a substituição de planilhas que, anteriormente, eram preenchidas manualmente, eliminando erros manuais e otimizando o tempo e o acompanhamento e desenvolvimento das campanhas em tempo real. Além disso, por meio do banco digital para os vendedores, é possível que as  transferências e saques, entre outras operações, sejam transacionados por ali mesmo.

RGIS Brasil 

A empresa traz soluções de gestão de estoques utilizando recursos tecnológicos sempre com foco no aumento das vendas e na redução de custos operacionais, de modo a trazer de forma rápida informações sobre estoque (Inventário Geral, Rotativo ou Parcial); ruptura de vendas (Auditorias de Gôndola); aplicação de estratégias de vendas no PDV (Auditorias Operacionais); controle de entradas e saídas de mercadorias (Carga Certificada) e controle do ativo fixo com fotos e geolocalização (Inventário de Ativo Fixo). 

TOTVS 

A TOTVS conta com um ERP especializado para atender o setor atacadista distribuidor, o TOTVS Distribuição e Varejo – Linha Winthor, com recursos para gerenciar operações de armazenagem do backoffice ao core business. O sistema disponibiliza painéis com os principais indicadores de um atacado, com informações sobre compras (nacionais ou importadas) – ferramentas com sugestões de compras que se adaptam às necessidades, sazonais ou não –, vendas, expedição e estoque, além de possuir um módulo de remuneração para representantes comerciais e vendedores CLT, com informações de performance, itens vendidos e mais.

Outra solução para o segmento é o TOTVS WMS – Linha Winthor, sistema de gestão e armazenagem vocacionado para o setor, com alta velocidade operacional, rastreabilidade e controle dos estoques. Há toda uma  gama de recursos para armazéns e centros de distribuição, com controle de entrada de mercadorias, abastecimento de endereços, elaboração de inventários, gerenciamento de separação, conferência e radiofrequência para comunicação entre coletores e WMS.

Maximatech 

A MáximaTech conta com soluções específicas para logística de entrega, envolvendo tanto a parte de roteirização quanto a da rotina do motorista. O maxRoteirizador ajuda na montagem de carga de maneira automática ou manual, permite a criação de janelas de entrega e auxilia no momento da entrega, facilitando o controle do custo por rota e do rodízio de caminhões. Por sua vez, o maxMotorista permite que o motorista faça o check-in e o check-out, facilita o monitoramento das entregas e ofereça apoio nas etapas de devoluções e reentregas. 

Também é importante mencionar a solução de e-commerce B2B desenvolvida pela LifeApps, empresa do Grupo Máxima, que permite o funcionamento de uma loja on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa modalidade de vendas traz maior alcance e otimiza as vendas. Além disso, a LifeApps tem como diferenciais o suporte do atendimento, a inteligência artificial na sugestão de itens relacionados aos produtos do carrinho, a criação simplificada de vitrines de destaque de produtos e o Venda+, ferramenta que permite negociação entre o vendedor externo e cliente por meio do e-commerce, aplicando descontos exclusivos e alterando o pedido no carrinho até mesmo a distância.

Megawork 

A empresa traz o MegaCombo — Solução de Combos promocionais que facilita a criação, a manutenção e os acompanhamentos dessas campanhas e resultados, e também o Megaverbas — Gestão de Acordos Comerciais e Verbas. A solução de Gestão de Verbas e Acordos Comerciais da Megawork permite aos gestores administrarem os contratos e acompanharem em tempo real cada oportunidade gerada, identificando durante o processo se é preciso introduzir correções para cumprir aquele contrato, ou, até mesmo, melhorar os resultados obtidos.

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