Ranking ABAD/NielsenIQ 2022 - MODELOS DE OPERAÇÃO

Visão de mercado

Atentas ao movimento de compras, empresas optam até mesmo por mais de um canal de negócios, sendo a Distribuição com Entrega o mais citado

por Rúbia Evangelinellis

A representatividade do Ranking vai além de apresentar a importância do setor em faturamento e no abastecimento. O levantamento se traduz em uma imersão no canal indireto a partir da observação de empresas respondentes e enquadradas em um ou mais modelo de negócios, por meio de autoclassificação.  Quatrocentos e noventa e cinco empresas pesquisadas afirmam que trabalham como Distribuidor com Entrega; 349 como Atacado Generalista com Entrega; 216 no segmento de Atacado com Balcão; 82 como Agente de Serviços; e 80 se qualificam como Atacado Generalista de Autosserviço.

Dinâmica

Presente no time de respondentes, o Grupo Fasouto, de Sergipe, que completou 40 anos de atividades em março último, revela a dinâmica de comportamento das empresas do setor no esforço de suas equipes para ajustá-las  ao mercado enquanto escolhem modelos de negócio adequados. O Grupo Fasouto começou suas atividades em 1982, no ramo de transporte de cargas; depois, passou para a distribuição de cerveja e, na década de 1990, optou pelo atacado com entrega, servindo ao Estado de origem e também passando a cobrir parte da Bahia e de Alagoas. Na década de 2000, tornou-se especializada em atacado distribuidor, foi quando agregou serviços de merchandising e de promotor de vendas. 

Segundo seu diretor, Juliano César Faria Souto, esse foi o primeiro passo para deixar de atuar como atacado generalista com entrega e investir no atacado distribuidor: “Hoje, temos cerca de 15 fornecedores parceiros e de 3 mil varejistas atendidos com um mix de aproximadamente 3 mil itens.”

Juliano Souto: crescendo passo a passo e dentro do conceito de empresa
regional

A partir daí, a empresa decidiu trabalhar simultaneamente no atacado de autosserviço, como uma maneira de estender suas operações para além da distribuição. Atualmente, tem cinco unidades do Lojão Fasouto em Aracaju e nos municípios de Socorro, Estância, Lagarto e Tobias Barreto. “Com esse modelo, pensamos em atender clientes que buscavam mais ampla variedade de produtos e menor volume de compras, abaixo do patamar dos cadastrados pela distribuição. Com as duas operações queremos ter complementaridade de portfólio e amplitude de clientes. Estamos crescendo passo a passo, e dentro do conceito de empresa regional, por exemplo, no esforço concentrado de  trabalhar com nossa equipe em um empenho conjunto, formar nossos próprios  profissionais e mantendo  baixa exposição de alavancagem financeira”, destaca.

O Grupo também inclui um centro de distribuição com folga para abastecer suas lojas e a distribuição, o que lhe permite oferecer serviços de armazenamento e de logística para terceiros. Em 2020, recolheu o projeto inicial de expansão e voltou a atenção para o canal digital, inicialmente com vendas B&C com o marketplace. No fim de 2021, lançou a plataforma fasouto.com, considerada o foco em 2022 para expandir o atendimento em Sergipe sem precisar abrir lojas físicas. “Queremos, neste ano, avançar com passos largos nas vendas digitais B&B, assim como esperamos o desenvolvimento do projeto Abastecebem.com.br, da ABAD”, conclui.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email