Negócios

Ritmo de expansão

O Grupo Vila Nova, empresa mineira, inaugurou em 17 de março, seu quarto Centro de Distribuição, agora em Betim/MG

Por Claudia Rivoiro

O Grupo Vila Nova iniciou 2022 com a solenidade de abertura de seu quarto Centro de Distribuição, em 17 de março, no município de Betim/MG. Para tal finalidade, foi realizado um almoço no restaurante Coco Bambu, em Belo Horizonte, capital mineira, que reuniu cerca de 100 pessoas, desde empresários e representantes do setor como também autoridades locais.

Representando o Vila Nova, estiveram presentes Manoel Silvério Severini, presidente do Grupo Vila Nova, Leonardo Miguel Severini, diretor-financeiro-administrativo, e Alexandre Villas Boas, diretor-comercial, que fizeram questão de demonstrar todas as métricas e uma visão inovadora para onde o Grupo está caminhando.

Na abertura do evento, o presidente do Vila Nova, Manoel Silvério Severini, relembrou a abertura da empresa em 1928, pelo seu pai, na cidade de Monte Azul Paulista e também a mudança para a mineira Poços de Caldas em 1946, onde está até hoje a sua sede, e onde também realiza outros negócios (ver abaixo).

Leonardo Miguel Severini, que também é presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores desde 2021, destacou os 94 anos de história do Vila Nova, bem como os investimentos em automação, logística, tecnologia, digitalização e, especialmente, em pessoas, priorizando a capacitação para oferecer um atendimento cada vez mais especializado para os clientes da empresa. “Somos uma empresa essencialmente comercial e familiar formada especialmente por pessoas. Por isso, cada vez mais procuramos capacitar, treinar e entregar o que há de melhor em nós para que nossas relações comerciais tanto com fornecedores como com nossos clientes estejam cada vez mais atualizadas e modernas”, disse.

O diretor Alexandre Villas Boas e o gerente nacional da empresa, Aliandro Rio, participaram da apresentação do Plano de Negócios com um podcast no qual foram destacadas as evoluções do setor no trade e, em especial, no e-commerce, no qual o grupo foi pioneiro. “O Atacado Vila Nova estará atendendo a toda uma gama de clientes nessa região com olhar mais apurado e próximo, prestando um serviço mais especializado e, é claro, com um tempo de entrega mais reduzido”, destacou Villas Boas.

Com a inauguração, o Grupo Vila Nova conta agora com quatro centros de distribuição, um deles em Osasco, e os outros em Campinas, Poços de Caldas e Betim, em MG. Sobre o futuro da empresa, Severini destaca: “Essa é a pergunta de um milhão de dólares, não sabemos o futuro, mas sim que estamos prontos para o que a digitalização e a tecnologia possam nos proporcionar. O fato é que estamos cada vez mais capacitados para atender nossos clientes com uma equipe treinada e motivada”, finaliza. O novo CD irá gerar 120 colaboradores.

Rumo a um século de existência

A empresa, apesar de sua origem no atacado, ampliou seus negócios nos dois Estados, São Paulo e Minas Gerais, com varejo premium no Vila Sul Supermercado, com cash & carry no VN Autosserviço, um posto de gasolina com loja de conveniência, trazendo diversas experiências de varejo para não perder a sensibilidade no atendimento ao cliente, com a Transvila, empresa de transporte logística, e também com a Focomix, empresa distribuidora que presta serviços para sete empresas.

Hoje, a empresa trabalha com cerca de sete mil itens e parceria comercial com mais de 120 indústrias. Em 2017, o Grupo investiu no e-commerce, sendo um dos primeiros do setor a apostar nessa forma de comercializar produtos. Segundo o Ranking ABAD/Nielsen 2022 (ano-base 2021), o Grupo faturou 2.016.049.757 bilhões de reais, crescendo 15,9%. Em 2020, o faturamento fora de 1.739.705.089 bilhão de reais. Está posicionada entre as 15 maiores empresas respondentes do estudo anual.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email