Carta ao Leitor

Reflexo real

Claudia Rivoiro, Diretora-Editorial

Completando 28 anos de existência, o Ranking ABAD/Nielsen 2022 (ano-base 2021) é apenas um ano mais novo do que a publicação. Ambos andaram juntos nesse período e retrataram fielmente a evolução do canal indireto, e até mesmo, ouso dizer, a da economia brasileira, do comportamento do setor, do consumo, das expectativas e dos investimentos, proporcionando, enfim, um retrato fiel e consistente da dinâmica que atuava e atua no setor em cada ano e ao longo de quase três décadas.

Para esse trabalho, confesso que minha equipe e eu, e todos os que também trabalharam conosco nesse período, não mediram esforços e continuam nessa busca de fazer o melhor, sempre! Esforços que, igualmente, estendem-se desde as análises feitas já na sua primeira versão pelo professor Nelson Barrizzelli, a quem, mais uma vez, agradeço pelo seu olhar apurado e crítico, até as contribuições oferecidas por todas as demais pessoas e fatores envolvidos.

São muitas essas pessoas, reuniões, questionamentos, dúvidas, certezas, frio na barriga, enfim, toda uma gama de emoções. E aqui, nas páginas a seguir, está o resultado do estudo, bem como os dados sobre os quais ele foi elaborado, e que abrangem quase 200 páginas, com mais de 100 páginas de tabelas, e mais de dez análises consistentes para, mais uma vez, servirem como bússola para orientarem o dia a dia de representantes do setor e da indústria.

Os números não mentem jamais: 669 respondentes, faturamento de 308,4 bilhões de reais de participação no montante geral apurado no consumo brasileiro em 2021, e participação estável na casa de 51,3% dos agentes de distribuição no mercado varejista. Agradeço à equipe da ABAD, em especial Oscar Attisano, à equipe comercial pilotada pelo diretor Rogério Oliva, à Andréia Santos, que veio para somar, à equipe Nielsen, em nome do Daniel Asp, e também à minha, que não esmorece nunca. Em tempo, duas erratas: a matéria de Capa da edição passada, que retrata a trajetória do Grupo Supernosso, é de autoria da nossa repórter Rúbia Evangelinellis. Por um lapso, o crédito não foi publicado. E na página 44, a foto é do diretor da ABCD, Francisco Ferreira. Finalizando, desejo uma excelente leitura até a Convenção anual da entidade, de 6 a 8 de junho, em Atibaia/SP.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email