Ranking ABAD/NielsenIQ 2022 FROTA

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A entrega eficiente exige investimentos em frota, e nesse aspecto o estudo também constatou que em 2021 foram comercializados 2.019 veículos novos

por Claudia Rivoiro

Se em 2020 os números de comercialização de veículos próprios ou terceirizados foram estáveis, em 2021 não foi assim. O estudo registrou, segundo os seus 669 respondentes, que houve a aquisição de 2.019 veículos novos, totalizando 21.125 unidades versus 19.107 em 2020. No quesito frota terceirizada, ele registrou, , um aumento de 1.250 veículos, saltando de 18.369 para 19.619. No quadro abaixo, pode ser conferido o tipo de veículo adquirido e a porcentagem de cada categoria em relação ao total apresentado.

Everton Braga, 34 anos, diretor da Comercial Alvorada, do Distrito Federal, empresa que tem pouco mais de 15 anos e registrou um crescimento de 73% no ano passado em relação a 2020, conta que os dois anos de pandemia mudaram o ritmo da distribuidora e foi necessário adquirir mais 15 caminhões médios, da marca Volkswagen, para aumentar adequadamente sua frota, totalizando 40 veículos, e com a empresa já pensando em obter um novo acréscimo em 2023.

Braga, da Comercial Alvorada : mais 15 caminhões médios em 2021

“Como prezamos por entrega em até 24 horas em nossa região, e também em Goiás, onde abrimos uma filial em Goiânia, optamos por dar esse passo, aumentando a nossa frota, o que nos possibilitou esse crescimento, e para 2022 pretendemos crescer mais 40%”, adianta Braga.

A empresa, que é familiar, tem o seu presidente José Braga e os dois filhos, Everton e Guilherme, na operação diária. Com quase 4.000 SKUs, algumas marcas são trabalhadas com exclusividade, em sua maioria do segmento de limpeza e higiene, cerca de 80%, e 20% em descartáveis. “Quando a pandemia chegou, nossos produtos eram de primeira necessidade, como luvas, álcool em gel, máscaras cirúrgicas, e foi preciso nos organizarmos para atender os nossos clientes, que são hospitais, clínicas, escolas e restaurantes, sendo que os dois primeiros continuaram a funcionar a todo o vapor.

Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, confirma que houve realmente um incremento na procura, com adequação da oferta e da demanda, após a escassez de fornecimento de peças desde o início da pandemia, em março de 2020.

“O mercado de caminhões de entrega urbana mostrou-se muito aquecido, mas a entrega dos veículos ainda não está normalizada como gostaríamos. Em 2020, demorava até 120 dias para entregar o veículo, mas no ano passado o prazo de entrega foi de 30 a 60 dias, e esperamos logo chegar ao prazo normal, de até 30 dias, principalmente para os modelos leves e médios”, explicou.

Segundo ele, o mais comercializado para o canal indireto é o modelo 11.180 Delivery. Quanto à frota terceirizada, Alouche confirma que houve um incremento na procura por pequenas e médias empresas, que não querem ou não podem disponibilizar investimentos no quesito aquisição de frota.

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