Os alimentos, impactados pelos aumentos de preços, são de longe a principal categoria comercializada por 2/3 dos respondentes ao Ranking ABAD/NIQ 2023 (ano-base 2022) e exigem um acompanhamento com lupa, além de jogo de cintura para ajustar as tabelas.
Na média geral, representaram 42,1% do faturamento contabilizado, apontando uma contribuição bem próxima da apurada na edição anterior, de 40,6%. Estão disparadamente na dianteira, seguidos por higiene e beleza (com 14,6%); material de construção (8,6%) e bazar (8,4%). O grupo formado pelos produtos de limpeza aparece com 7,1% (veja quadro de participação detalhada por categorias).
Considerando a performance por modelo de negócios, os alimentos respondem por 55,1% do resultado de vendas do atacado generalista de autosserviços, canal que tem as bebidas como segundo grupo mais importante, com 13,3% de participação, acompanhado de higiene e beleza e limpeza, com as marcas respectivas de 10,9% e 7,9%.
Na distribuição com entrega, os produtos alimentícios puxam o faturamento com a fatia de 46,8%. A categoria de higiene e beleza responde por 14,2%; de bazar, por 10%; de bebidas, por 7,8% e de limpeza, por 6,1%.

No atacado generalista com entrega, as divisões de produtos seguem a seguinte ordem de grandeza: alimentos (32%), higiene e beleza (18%), material de construção (12,4%), medicamentos (8,5%) e limpeza (8%), entre outros citados.
Já no segmento de atacado com balcão, os alimentos também são predominantes, com uma contribuição de 41,9%. Vêm a seguir, material de construção (16%), bazar (10%), limpeza (8,2%), bebidas (8%) e outros grupos.
Impacto das categorias
Outro levantamento realizado pela NIQ (Nielsen IQ) aponta o desempenho da cesta de produtos em 2022, considerando valor e volume de 160 categorias comercializadas em diversos canais de vendas.
Na lista de maior pressão de aumento de preços estão os alimentos, que registraram alta de 15% no faturamento calculado em valor e retração de 2% em volume. Entre as variações que chamam a atenção, pela alta em valor, estão café (com 46,3%), bolachas e biscoitos (25,2%) e leite (21,6%).
No grupo de produtos de limpeza também ocorreu o mesmo movimento, aumento significativo de 16% em valor e recuo de 2% em volume.
As bebidas acompanharam o movimento das duas categorias, mas em patamares menores – 13% de alta em valor e nenhuma variação em unidades vendidas, com base em 2021.
Higiene e beleza ampliaram em 11% o resultado em valor e manteve o mesmo volume de vendas. Já os artigos de bazar elevaram em 7% o faturamento em valor, mas recuaram no mesmo patamar do volume de vendas.