ENCONTRO DE VALOR COMITÊS

Trabalho e dedicação

Os coordenadores dos quatro comitês instalados pela ABAD apresentaram os seus planos de trabalho para 2024

da Redação

Os comitês da ABAD apresentaram, durante a edição 2023 do Encontro de Valor, as principais pautas que serão endereçadas pela entidade no próximo ano. Participaram, do momento comandado por Oscar Attisano, superintendente-executivo, Roger Saltiel, coordenador do Comitê Canal Indireto; Daniel Pozza, representando Eduardo Terra, coordenador do Comitê Tecnologia e Inovação; Mariana Cavalcanti Tavares, representando o coordenador do Comitê de Logística, Giuseppe Lotto; e Alessandro Dessimoni, coordenador do Comitê ESG. Confira, abaixo, os detalhes sobre o que foi apresentado.


Os responsáveis pelos comitês da ABAD apresentaram as principais pautas

CANAL INDIRETO

Na ativa desde 2019, o Comitê Canal Indireto observou que o mercado está mudando para novos canais e rotineiramente surgem ferramentas que levam a uma nova forma de pensar o modelo de atuação. Para guiar o início dos trabalhos, as principais tendências setoriais foram debatidas e incluídas em uma mandala cujo foco estava no direcionamento do Canal Indireto para a digitalização do setor.

Em 2023, o rumo segue no contexto da digitalização, porém com uma dedicação especial ao pequeno varejo, que carece essa inovação tecnológica para seguir se desenvolvendo. Agora, para 2024, o que Roger Saltiel explica é que os executivos trabalharão na elaboração de um planejamento estratégico que envolva elementos da economia, pesquisa com associados, tendências do segmento e momento político para a continuidade da missão. Esse mapa estratégico será construído nas próximas reuniões do comitê, que devem ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Acompanhando os caminhos do Canal Indireto, na área de tecnologia e inovação, a ABAD vem trabalhando na definição de melhores práticas e disseminação de ações que impulsionem a digitalização dos associados.

“Conseguimos entender a visão de varejo até 2030 do cliente atacado e definir pontos e pilares que acreditamos serem os balizadores desse projeto”, comentou Daniel Pozza. Segundo o executivo, é preciso ressignificar o modelo fígital (fusão entre as palavras físico e digital) para que o processo de digitalização seja acelerado. O comitê trabalha, agora, na construção de um roadmap detalhado de como abordar essa inovação.

LOGÍSTICA

O foco do Comitê de Logística está em enxergar a empresa de fora para dentro, ou seja, começando as análises pelas atividades desenvolvidas e pelos acontecimentos que influenciam as decisões tomadas. Para isso, os executivos avaliam a agenda política do setor a fim de entender como as mudanças – incluindo a tributária – podem servir de gatilhos para melhorias. Ainda nesse contexto, há uma análise sobre as legislações estaduais para que as marcas possam compreender como levar, para o consumidor, os melhores produtos da forma mais assertiva possível.

Paralelamente, o grupo também vem trabalhando a temática da sustentabilidade ao buscar definir atividades que tenham, ao mesmo tempo, menor impacto no meio ambiente e nos custos empresariais. “Teremos duas reuniões no início de 2024 para levarmos, na convenção anual, um trabalho finalizado já com os resultados”, pontuou Mariana.

ESG

Somos uma entidade pública em constante transição em termos de protagonismo e, justamente por isso, buscamos ser inclusivos


LEONARDO MIGUEL Severini, presidente da ABAD

Após uma primeira reunião de nivelamento, o Comitê ESG definiu os objetivos do grupo e, na sequência, o planejamento estratégico para 2024. Os temas prioritários desse planejamento, que busca as melhores práticas nas áreas ambiental, social e de governança, envolvem a implementação de pontos de entrega voluntária (PEVs), educação ambiental, fortalecimento dos direitos humanos e das relações de trabalho, e foco na qualidade de vida, na inclusão, na equidade e na diversidade.

Haverá, também, esforços para que as empresas tenham boas práticas de governança corporativa, melhorando gestão e monitoramento. Como forma de ampliar a divulgação desse conhecimento, o comitê está preparando cartilhas específicas sobre cada temática a serem compartilhadas com todo o setor atacadista distribuidor.

Encerrando a apresentação dos comitês, o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, enfatizou: “Somos uma entidade pública em constante transição em termos de protagonismo e, justamente por isso, buscamos ser inclusivos, nos mantendo à disposição de todos, não somente do associado, mas das filiadas”.

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