ENCONTRO DE VALOR CATEGORIAS EM DESTAQUE

Consumidor muda na hora da compra

O estudo foi apresentado no Encontro de Valor ABAD e destacou as mudanças nos hábitos de consumo

da Redação

O estudo Categoria em Destaque, publicado na edição passada, teve a sua apresentação no Encontro de Valor ABAD. O levantamento da NielsenIQ captura hábitos de compras de diferentes perfis de consumidores em todo território nacional, como adoçante, água mineral, água sanitária, alimento para gatos, amaciante de roupas, antisséptico bucal, creme e escova dental, bebidas energéticas, biscoitos, café, cerveja, chocolate, desinfetante, extrato de tomate, massa de tomate, mortadela e suco pronto, entre outros.

E no retrato traçado de 147 categorias, fica claro a importância e o peso dos preços dos alimentos na cesta pesquisada – respondendo por 49% do valor e com uma alta média de 15,4%, a maior de todos os grupos. Em seguida, vêm bebidas, com 26% e 14,7%, os dois setores que impactam de forma mais expressiva.

Quando a inflação está controlada, o consumidor deixa de fazer as compras de abastecimento em quantidade


DOMENICO TREMAROLI FILHO, retail vertical director Brazil da NielsenIQ

Em sua apresentação, Domenico Tremaroli Filho, retail vertical director Brazil da NielsenIQ, destacou que o comportamento do consumidor brasileiro vem passando por muitas mudanças ao longo dos anos em consequência das transformações do cenário econômico. “Quando a inflação está controlada, o consumidor deixa de fazer as compras de abastecimento em quantidade e começa a voltar para o hábito de compra de reposição, favorecendo o pequeno e médio varejo brasileiro”, disse.

A experiência de compra tem sido bastante relevante na hora da decisão de escolha dos canais, segundo mostram as pesquisas. “Para que o consumidor decida por um canal de venda, ele está levando em alta consideração essa experiência. Se ela for boa, ele retorna.

Porém, se for ruim, ele tem várias opções para testar. Por isso, esse é um aspecto importante para se preocupar”, disse Domenico. Ele esteve no evento acompanhado do presidente da NielsenIQ no Brasil, Alfredo Costa, e de outros executivos da empresa.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email