A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista distribuidor a implementar as medidas de prevenção a fim de evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos empregados e nas relações jurídicas.
A Assessoria Jurídica baseou-se em notas técnicas conjuntas do Ministério Público do Trabalho, além de recomendações da Opas – Organização Pan-Americana da Saúde e da OMS – Organização Mundial da Saúde, para compor o documento.
“Se existe algo que já aprendemos sobre a pandemia da Covid-19 é que viveremos agora sob um novo tipo de normalidade. Portanto, temos de nos adequar e seguir em frente”, afirma Emerson Destro, presidente da ABAD.
As orientações do protocolo são básicas e preliminares e precisam estar em conformidade com as decisões das autoridades dos Estados e municípios, além de atender às diretrizes federais. Segundo ele, para que todos os setores possam voltar à atividade, é preciso transparência na adoção das novas normas sanitárias.
“Isso também vale para as empresas atacadistas e distribuidoras, que se mantêm atuantes desde o início da pandemia”, diz Destro.