Oral Care

Sorriso de ponta a ponta

A categoria  está crescendo no Brasil. Do canal indireto ao varejo,investir em mix e sortimento é a receita para obter sucesso nas vendas, principalmente, de escovas e creme dental

Por Adriana Bruno

Dados da Kantar apontam que o oral care apresenta crescimento no mercado brasileiro: +12,2% em unidades e +21,8% em valor no último ano (últimos 12 meses, terminados em junho 23), impulsionado principalmente pelo aumento do consumo através do crescimento da frequência e de unidades no carrinho de compra. “Entre as categorias, creme dental é o principal destaque”, afirma Vanessa Mateus, gerente de contas sênior da Kantar, divisão Worldpanel. 

Segundo ela, creme dental, escova dental e antisséptico bucal são as categorias que mais se destacam. “Essa é a ordem de importância das categorias de oral care”, diz. Ainda segundo a Kantar, o ticket médio em cada viagem de compra de Higiene Oral é de R$ 9,7 em junho de 2023, um aumento de 10,6% comparado ao ano anterior. Esse aumento do ticket vem principalmente impulsionado por creme dental (+10,9%), apesar de antisséptico apresentar o ticket mais alto entre as categorias de oral care (R$16,83 em média por unidade).

A frequência de compra de Higiene Oral é de 12,1 vezes no último ano (junho 2023), com creme dental em maior destaque na frequência entre as categorias. “Oral care vem crescendo em termos de consumo e a tendência é que esse crescimento continue impulsionado por uma frequência de compra mais alta, onde o shopper busca otimizar seus gastos, buscando por produtos de menor embalagem e marcas de menor desembolso, mas sem abrir mão de marcas de maior valor agregado, principalmente em creme dental”, avalia Vanessa.

As categorias de oral care desempenham um papel fundamental no pequeno e médio varejo por várias razões. “Primeiramente, esses produtos são essenciais para a saúde bucal das pessoas, o que significa que têm uma demanda constante e estável.

Além disso, as categorias de oral care têm uma ampla base de consumidores, abrangendo todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, o que as tornam versáteis e atrativas para diferentes segmentos de clientes”, comenta Luiz Muniz, diretor da Telos Resultados.

 Ainda de acordo com ele, outro ponto importante é que os produtos de oral care têm umarotatividade relativamente rápida, o que contribui para o fluxo de caixa das lojas. Muniz ainda destaca que é fundamental ter um mix que contemple tanto produtos populares quanto premium na categoria de oral care. “Isso se deve à diversidade de clientes que o varejo atende. Alguns consumidores podem estar mais preocupados com o orçamento e buscar produtos mais acessíveis,enquanto outros podem valorizar a qualidade superior e estar dispostos a pagar um pouco mais por produtos premium”, comenta.

Luiz Muniz, diretor da Telos Resultados

De olho no consumidor

O mercado de higiene oral no Brasil tem apresentado alguns fatores importantes, como mudanças nas preferências dos consumidores, avanços tecnológicos, economia e fatores demográficos.

“A conscientização sobre a importância da saúde bucal tem aumentado nos últimos anos no Brasil. Os consumidores estão mais informados sobre a relação entre a saúde bucal e a saúde geral, o que impulsiona a demanda por produtos de higiene oral”, comenta Tatiane Honorato, gerente de marketing da Condor para as categorias beleza e higiene bucal.

De acordo com ela, o mercado de higiene oral está segmentado em três principais grupos de faixas de preço: Econômico, Médio e Premium, cada faixa conta como um portfólio que determina qualidade, funcionalidade e estética dos produtos. “Segmento econômico e packs com 2 ou mais unidades são as principais ferramentas de crescimento do mercado, em todos os formatos de varejo. Por isso, o distribuidor deve trabalhar com um mix de produtos para atender todas as necessidades, seja ela por preço ou funcionalidade. Trabalhar packs com unidades acima de 2 também é umaexcelente aposta”, afirma.

A busca por produtos de maior qualidade acaba gerando um aumento não apenas no número de unidades vendidas, mas também em termos de valor faturado. “Nos últimos 12 meses, ou seja, no último MAT de agosto de 2023 (ano móvel de setembro de 2022 até agosto de 2023) foram vendidas aproximadamente 45 milhões de escovas dentais, gerando um faturamento em torno de 850 milhões de reais”, conta Hugo Roberto Lewgoy, consultor

científico da Curaprox. Ele ainda conta que as tendências apontam para as escovas dentais ultramacias e com uma grande quantidade de cerdas. “Porém, algo muito importante além da quantidade é a qualidade das cerdas”, diz.

É importante ressaltar que os produtos premium estão cada vez mais chamando a atenção do consumidor, como as escovas, com diversas opções no mercado. “Já as embalagens em alta são aquelas que são 100% recicláveis. Em relação aos packs promocionais, eles são um ótimo negócio tanto para o cliente quanto para a empresa, já que oferecem ao consumidor uma quantidade maior de produtos por valores mais atrativos”, comenta Eduardo Kochi, coordenador de marketing da Dentalclean. Ele ressalta que os combos promocionais ajudam a aumentar a penetração e a positivação nos pontos de venda, possuem um preço final mais competitivo e são uma ótima ferramenta para chamar a atenção e fidelizar os consumidores. “Além disso, esses pacotes promocionais geram um significativo crescimento de vendas em volume, surtindo grande impacto positivo nos custos de produção”, diz.


Do atacado distribuidor para o varejo

Os atacados distribuidores desempenham um papel crucial no apoio ao cliente varejista no gerenciamento das categorias de oral care. Aqui estão algumas maneiras pelas quais eles podem contribuir:

  • Assortimento e seleção de produtos

Os atacados podem oferecer orientação e consultoria para ajudar os varejistas a escolherem o mix de produtos adequado para atender às necessidades de seus clientes locais. Isso inclui identificar os produtos populares e premium que devem ser incluídos no estoque.

  • Gestão de estoques

O canal indireto pode ajudar os varejistas a otimizar seus níveis de estoque, evitando excessos ou faltas de produtos. Isso envolve prever a demanda sazonal e promover a gestão eficiente do estoque para evitar perdas por vencimento de produtos.

  • Treinamento e educação

Fornecer treinamento sobre os produtos de oral care, suas características e benefícios pode ajudar os varejistas a oferecer um melhor atendimento ao cliente e aconselhamento. Isso contribui para a fidelização dos clientes e vendas adicionais.

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