Perfil de Sucesso

Do Ceará para o mundo

M. Dias Branco comemora 70 anos compondo um time de elite, com ações negociadas no segmento do novo mercado na B3, exportando para 40 países e com crescimento na receita líquida

Por Rúbia Evangelinellis

A M. Dias Branco comemora 70 anos com fôlego para ganhar espaço no mercado (nacional e internacional), perfil inovador e crescimento da receita líquida que salta aos olhos. Nascida em 1953 como uma pequena fábrica de biscoitos em Fortaleza/CE, que funcionava juntamente com a padaria do imigrante português Manuel Dias Branco, tornou-se uma empresa vigorosa de 17 mil colaboradores, portfólio de mais de 20 marcas principais e outras submarcas associadas a elas. Na espiral de negócios e para sustentar a operação produtiva e de abastecimentos têm 17 plantas industriais (16 no Brasil e uma no Uruguai), sendo sete moinhos de trigo, duas de refino de óleos e produção de gorduras especiais e margarinas, oito de produção de biscoitos e massas, torradas, pães, snacks, candies e granolas, entre outros alimentos, e mais 27 centros de distribuição.

Sob seu guarda-chuva tem um leque de produtos alimentícios. Massas e biscoitos respondem por aproximadamente 70% da receita líquida. Compõem também o mix: farinhas, margarinas e gorduras vegetais, bolos e misturas para bolos, snacks, molhos e temperos. O grupo é dono de marcas populares, como Fortaleza – a primeira do time, que comemora o septuagésimo aniversário ; Vitarella; Piraquê; Adria; Richester; Isabela e Jasmine.

Reza pela cartilha de boas práticas e adota os pilares de ESG (sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa), o que a deixa em sintonia com a pauta global. Faz parte do time de companhias signatárias do pacto global da ONU (Organização das Nações Unidas) e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3 – desde 2006.A potencialidade do grupo ganha uma importância maior quando vê-se o seu início tímido, que reflete o esforço e a concretização do sonho de uma família, mais particularmente do patrono, senhor Manuel, dono de padaria, juntamente com o filho Ivens, na ocasião com 17 anos, que o convenceu a fabricar biscoitos. Ali plantou-se o embrião de um império moderno tocado atualmente pela terceira geração.

Em 2013, dez anos atrás, a  DISTRIBUIÇÃO publicou, com destaque, os 60 anos da empresa, que já apontava toda a sua pujança. Na edição de outubro de 2013, Ivens  Dias Branco (falecido aos 81 anos, em 2016) concedeu entrevista exclusiva e mostrou que a receita do sucesso envolve também desafios, ainda que surpreenda o mercado. “Ivens, que acumula os cargos de diretor-presidente da M. Dias Branco e de presidente do Conselho de Administração da empresa, fez um comunicado que impactou o mercado. Encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma vez que a empresa, com valor de mercado de mais de 10 bilhões de reais, tem o capital aberto (com ações listadas na Bolsa de Valores) desde 2006, o comunicado dizia que os dois cargos ocupados por ele sofrerão mudanças a partir de 9 de maio de 2014. Ivens, que esteve no cargo por mais de 40 anos, não será mais o diretor-presidente da companhia a partir desse dia. Seu posto será ocupado por  Ivens  Dias Branco Júnior, um de seus filhos, todos eles atuando em diferentes áreas da companhia”, destacava trecho da matéria.

Ivens Júnior se mantém na presidência do grupo. A mãe, Consuelo Dias Branco, é presidente do Conselho de Administração, as irmãs são vice-presidentes, sendo que Graça Dias Branco responde pela área Financeira e Regina Dias Branco, pela Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade. O irmão Cláudio Dias Branco tem o posto de vice-presidente Industrial.


Lição prática

De olho nos ensinamentos do pai e do avô, e empresário aprendeu direitinho a lição dos patriarcas de como multiplicar os números, fazer crescer o bolo de negócios, manter a retidão e ficar de olho em boas oportunidades. Prova disso é a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, o que a fortaleceu no segmento de cookies integrais, granolas e pães sem glúten. Em outubro de 2022, anunciou a primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, que atua com foco no segmento de massas, mas que tem no portfólio misturas para bolos e molhos. Em novembro de 2021, comprou a marca Fit Food, que tem mix associado ao mercado de healthy food (comida saudável), com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho.

Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Questionado sobre a evolução do conglomerado, no tocante ao faturamento, Ivens Júnior explica que, em 2022, a receita líquida cresceu aproximadamente 30% em relação ao ano anterior. “Refletiu a alta de dois dígitos em todas as categorias e em todas as regiões do país, fechando o ano com participação de mercado superior à registrada em 2021 em biscoitos, massas e farinha de trigo doméstica. No segundo trimestre de 2023, o aumento da receita líquida foi de cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.”

Qual a receita do sucesso? O empresário ressalta que o grupo se mantém atento às tendências de mercado e de inovação, mantendo o foco na estratégia de apresentar novidades aos consumidores.


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Entrevista – Ivens Dias Branco Júnior

De pai para filho

O empresário Ivens Júnior desde menino acompanhava o pai, Ivens Dias Branco, nos negócios que comandou até 2014, quando passou o bastão para o filho. Aprendeu cedo a conjugar os verbos crescer, empreender e progredir. E faz bonito. Sediada em Eusébio/CE, a empresa pertence a um grupo de elite industrial, construiu um império a partir de uma padaria e uma minúscula fábrica de biscoito, e mantém uma jornada de evolução em que o céu é o limite. Em entrevista exclusiva, o presidente do grupo fala da sua trajetória e das expectativas de alcançar novos mercados. Confira a seguir.

Qual a previsão de negócios para os próximos anos? 

A companhia pretende ampliar o crescimento com rentabilidade e inovação em três principais vertentes: nutrição e saudabilidade; conveniência e praticidade; e indulgência (satisfação). Como é uma empresa de capital aberto, que não divulga projeções de seus resultados, não podemos detalhar as expectativas de crescimento. 

A empresa exporta para quais locais? 

Exportamos para cerca de 40 países em todos os continentes, com maior concentração nas Américas e África Ocidental. Já ampliamos em 10 vezes as exportações desde 2016, e o plano de expansão prevê crescimento mais concentrado nos países onde atuamos, ou seja, tem uma visão mais vertical e focada. Esses resultados se inserem em um contexto maior: o de internacionalização da companhia. Em 2022, adquirimos a uruguaia Las Acacias, a primeira unidade industrial no exterior, que representou um passo importante no processo estruturado de internacionalização.

No mapa de negócios da empresa, com qual fatia aparece cada região?

Considerando os dados acumulados do primeiro semestre de 2023, o Nordeste representa aproximadamente 60% das vendas, seguido do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Em 2022, apresentamos crescimento de participação em todas as regiões.

 Como é o desafio de preservar o legado familiar e ao mesmo tempo manter o ritmo inovador e de crescimento?

Costumo dizer que, ao longo dessas sete décadas de existência, a M. Dias Branco vem construindo sua imagem e reputação com disciplina, trabalho árduo, compromisso com a legislação, integridade, transparência e, acima de tudo, com respeito aos consumidores, colaboradores, acionistas, representantes, distribuidores e fornecedores. Este é o legado deixado pelo meu saudoso avô, Manuel Dias Branco, pelo meu inesquecível pai, Ivens Dias Branco, e por todos que, juntos com eles, escreveram a história dessa empresa. Para mantermos o ritmo de inovação e crescimento é de fundamental importância estarmos atentos às demandas dos consumidores e do mercado em geral, em constante evolução. Para tanto, as áreas de inovação, comercial e marketing nos municiam de informações acerca de tendências do mercado de consumo. É importante ressaltar que, nesse processo de inovação e crescimento, os valores que serviram de base para a construção de nossa história servem de alicerce e guia para as ações propostas para implementação do direcionamento estratégico.

Como é tratado o tema sucessão familiar?

O planejamento da sucessão é de fundamental importância para a sustentabilidade de qualquer negócio, mitigando riscos de continuidade da gestão da companhia. Com uma sucessão bem planejada, podemos desenvolver, reter e prover um fluxo contínuo de líderes, preservando os valores e as competências essenciais da organização. Tratamos esse tema de forma muito serena e responsável. Contamos com um programa estruturado de sucessão da nossa liderança, desde os cargos de gerência até os de diretoria estatutária. Atualmente, a diretoria estatutária é composta 50% por membros da família controladora e 50% por executivos de mercado. No conselho de administração, temos aproximadamente 43% de membros da família, 43% de membros independentes e 14% de executivo da organização.

O senhor poderia falar da sua trajetória?

Sempre que me fazem essa pergunta, lembro-me da extraordinária oportunidade que tive logo na fase inicial da minha história na empresa, que foi fundamental para a minha formação enquanto industrial e gestor. Refiro-me ao fato de ter sido destacado para atuar diretamente no projeto de transferência da Fábrica Fortaleza para o complexo industrial situado no km 18 da BR 116, em Eusébio. Durante esse processo, pude interagir, observar e aprender com grandes mestres de diversas áreas e formações, como a de transferência e montagem de linhas de produção e construção civil. Além do meu pai, meu maior norte, pude absorver conhecimento e know-how de renomados profissionais nacionais e estrangeiros, estes últimos vindos especialmente da Inglaterra, Alemanha, Itália e Áustria. Desde minha infância e adolescência, acompanhei a rotina de trabalho do meu pai. Já nos meus primeiros contatos com a empresa, fui me interessando sobretudo pela área industrial, a qual liderei diretamente por vários anos. Fiquei encantado pela tecnologia e processos industriais. A experiência que absorvi ao longo de todos esses anos, não apenas à frente da área industrial, mas também acompanhando e buscando contribuir com a evolução de todas as áreas da companhia, tem sido de fundamental importância para que eu possa desempenhar a missão que a mim foi confiada de exercer a presidência, ao lado dos meus irmãos Graça, Regina e Cláudio e do qualificado time executivo.

O que significa ser uma multinacional brasileira signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3?

Peço permissão para dizer que somos uma empresa muito nacional, verde-amarela, que atua, também, no exterior. Desde a abertura do capital, em 2006, a companhia encontra-se listada no segmento do Novo Mercado da B3. As empresas que optam pela listagem nesse segmento adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às  exigidas pela legislação brasileira. Estando sempre atenta à agenda ESG (Environmental, Social, Governance) global, o compromisso firmado pela empresa com o Pacto Global da ONU representa nossa busca por manter o negócio alinhado aos princípios de preservação dos direitos humanos, ambiente de trabalho salutar, respeito ao meio ambiente e combate à corrupção em todas as suas formas. Além disso, é importante destacar que contamos com um Conselho de Administração formado por mais de 40% de membros independentes, patamar acima do mínimo de 20% exigido pelo Novo Mercado, com um membro independente do Conselho de Administração em cada comitê de assessoramento. Nosso Comitê de Auditoria é composto 100% por membros independentes. Somos signatários também do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, vinculado ao Instituto Ethos, e integramos, pela terceira vez consecutiva, a carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3. No início do ano, recebemos a certificação internacional do Instituto de Auditores Internos do Brasil, filiado ao Instituto Internacional de Auditores, que atesta que a empresa cumpre com elevados padrões internacionais em auditoria interna. Todas essas medidas contribuem para o desenvolvimento sustentável do nosso negócio e resultam das ações promovidas pelas áreas de governança, gestão, controle e defesa da companhia.

Qual a importância do canal indireto ? 

Acreditamos em uma estrutura equilibrada de distribuição entre os canais de vendas. O canal indireto, assim considerados os representantes e distribuidores comerciais, é de fundamental importância para a expansão dos negócios, em especial para garantir a maior capilaridade e expandir de forma mais célere nossa presença no mercado.


Números

  • 70 anos
  • 17 mil colaboradores
  • Mais de 20 marcas 
  • 17 plantas industriais 
  • Mais 27 centros de distribuição
  • Exportação para 40 países

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