Entrevista

Experiência e desafios

por Claudia Rivoiro

Nicolas Fischer assumiu a Coty há sete anos e de lá para cá as suas responsabilidades ampliaram, mas sempre  atento nos bons resultados e expansão do portfólio da companhia

Com 30 anos de experiência na indústria de cosméticos e beleza (HPPC), Nicolas Fischer, 57 anos, com descendência alemã, nasceu em Karlsruhe, perto de Baden Baden, mas fluente no português, é graduado em administração de empresas pela Universidade de Berlim e MBA em universidade canadense tem  passagens por  empresas  como Coty, Beiersdorf (BDF NIVEA), Wella e Procter & Gamble e morou em países da América Latina chegando ao Brasil em 1996. Em setembro de 2005, assumiu a presidência da BDF NIVEA no Brasil, onde permaneceu até o início de 2012, quando ingressou na Hypermarcas como presidente da divisão Consumo. Quatro anos depois, abraçou o desafio de presidir a Coty Brasil. Na época, a multinacional comprou diversas marcas locais, dando origem à operação da Coty no país e à estrutura operacional, com o executivo assumindo a posição de general manager. Em 2020, seu papel foi ampliado e Nicolas passou a responder como managing director da Coty Brasil. Em novembro/2021, teve seu escopo ainda mais expandido, assumindo adicionalmente a liderança da empresa na América Latina. De lá para cá, vem atuando como head Coty Latin America/managing director Coty Brazil. Frente a esse novo desafio, Fischer ampliou seu comando não só em termos geográficos: sua atuação se estendeu no âmbito das unidades de negócios no Brasil, México, Argentina e outros países da América Latina. Em entrevista exclusiva, ele aborda sobre a sua missão de liderar a companhia com foco no varejo e a presença de icônicas marcas, como Risqué, Monange, Bozzano, Paixão, Cenoura & Bronze e outras, além de  gerir também a divisão Prestige, como liderar a sua equipe e a parceria com o canal indireto.

Qual a sua maior missão frente à Coty e o seu objetivo maior?

A Coty é um dos principais players globais na indústria da beleza. Falando especificamente sobre o Brasil, é um dos maiores mercados de beleza do mundo, o que reflete sua relevância e a significativa contribuição que representa para o crescimento da Coty.

Destaco que o mercado de beleza local é muito dinâmico, reunindo consumidores extremamente exigentes. Mas, com nossa experiência e relevantes marcas, conseguimos oferecer inovação de forma consistente e recorrente. Na agenda do negócio, focamos em fortalecer ainda mais nosso posicionamento como um dos principais players do segmento, intensificando nosso propósito de democratizar a beleza no Brasil. Para que tudo isso aconteça, o trabalho que realizamos em conjunto com distribuidores e atacadistas, parceiros de negócios do canal indireto e estratégicos para a Coty, tem um papel decisivo, pois é dessa forma que conseguimos atender às necessidades dos médios e pequenos varejistas em todo o país, por exemplo. Ainda nesse contexto, minha missão é também potencializar nossa jornada, nosso negócio localmente, que significa avançar ainda mais em categorias nas quais temos forte know-how, como fragrâncias, maquiagem e cuidados com a pele, o que é muito favorável ao canal indireto. Um exemplo recente disso é nosso ingresso na categoria de fragrâncias lifestyle, iniciativa que contribui para preencher lacuna no mercado nacional em termos de oferta de produtos aos consumidores, disponibilizando esse tipo de item em canais como drogarias e perfumarias, o que praticamente não era explorado por varejistas locais até então, abrindo rota de oportunidades, inclusive para o canal indireto.

Com anos de experiência em indústrias de consumo, com passagens por Nivea e Hypermarcas nos últimos anos, como se sente à frente da Coty?

Estar à frente da Coty Brasil é motivo de muito orgulho e vem me proporcionando constantes desafios, acompanhados de muitos aprendizados e conquistas. Digo que todos os dias tenho a chance e a responsabilidade de aprimorar cada vez mais esse que já é um grande negócio no país. Para tanto, contamos na companhia com robusto ecossistema operacional (end-to-end), cuja estrutura nos permite tudo isso. Além de ver com satisfação nossa complexa engrenagem funcionando eficientemente, acompanhar constantes lançamentos e uma série de iniciativas positivas para a sociedade me trazem ainda mais motivação. Por fim, tenho o privilégio de poder liderar e aprender todos os dias com nossas equipes, compostas por grandes profissionais que são base para o sucesso da empresa.

Você tem a receita da equipe perfeita? 

Na Coty, pessoas estão entre nossas prioridades e são base para nosso sucesso.

Como parte de nosso propósito, definimos que “gentileza destemida” é o alicerce de nossos valores, já que mais do que nunca o mundo precisa disso.

Não temos dúvida do poder que a gentileza carrega e como pode ser aplicada positivamente por todos e em tudo. Por isso, a base de nossos valores se define em gentileza para consigo mesmo, gentileza para com os outros e gentileza para com o planeta. Ressalto também um dos grandes ativos que temos em nosso negócio, que inclusive diferencia a equipe da Coty Brasil: o espírito colaborativo! Isso é algo intrínseco à nossa cultura e rotina, balizando o crescimento e o contínuo aprimoramento do negócio. E, em paralelo, algo que valorizamos muito: um ambiente de trabalho que promove felicidade entre nossas pessoas, no espírito do sucesso coletivo.

Hoje, o consumidor está cada vez mais multicanal, buscando preço, variedade e praticidade. Como você vê esse consumidor?

Nos últimos anos temos assistido a uma forte mudança de comportamento neste sentido. O consumidor está cada vez mais multicanal – ou phigital, que é quando o consumidor une sua experiência online à física ao fazer suas compras em diferentes ambientes de varejo. Claro que isso varia também de acordo com a categoria de cada produto, pois cada um tem um peso e apelo quando falamos de preço etc. Dessa forma, é importante que estejamos presentes nesses dois ambientes, ativando conteúdos que atinjam os consumidores tanto no digital quanto no físico. Falando especificamente da digitalização na relação com parceiros de negócio, o canal indireto tem evoluído significativamente nessa frente. Por meio de plataformas como Loja do Varejo, um canal proprietário da Coty que conecta distribuidores a pequenos e médios varejistas, ou também plataformas multimarcas disponíveis no mercado, que atuam também para suprir esse tipo de demanda.

Em relação à busca pelo preço, é natural que cada vez mais pessoas procurem itens que chamamos de ‘escolhas inteligentes’ – produtos que tenham qualidade e preço justo – quando realizam suas compras.

Como é a parceria da companhia com o canal indireto? 

Consideramos o canal indireto uma extensão da indústria para o pequeno e médio varejo, pois por meio de nossa parceria de negócio temos uma malha que atende a todos os estados do Brasil. Através dessa forte parceria, conseguimos colocar nossos produtos nas prateleiras de aproximadamente 170 mil pontos de vendas no país todo. E essa enorme capilaridade, proporcionada pela força do canal, contribui com a presença significativa da Coty nos lares brasileiros, como mencionei anteriormente. Acreditamos fortemente no poder do trabalho colaborativo, próximo e com os parceiros certos. E é isso que tem nos ajudado a cada vez mais estarmos consolidados no mercado brasileiro.

Como a Coty deve terminar o ano de 2023? 

Como mencionei, o mercado de beleza e cuidados pessoais é extremamente dinâmico no Brasil, impulsionado por frequentes inovações e lançamentos. A Coty segue essa toada, oferecendo novidades constantes aos consumidores. E isso significa também proporcionar oportunidades de crescimento para atacadistas e distribuidores, movimentando o canal indireto e beneficiando milhares de pequenos e médios varejistas. Em termos de lançamentos, ao longo deste ano, já tivemos cerca de 100 novos SKUs, nas 13 categorias em que atuamos no Brasil, de 22 marcas. Entre eles, destaco aqui Risqué Diamond Gel Noites Iluminadas; Risqué É do meu jeito; Fragrâncias Lifestyle, com marcas como Adidas UEFA, David Beckham, Gabriela Sabatini, Good, Kind Pure, Nautica e Bourjois; Monange Áreas Específicas; e Risqué Reinvente o Normal, entre outros. E seguiremos atentos às demandas do mercado e de nossos consumidores.

O que se espera para 2024? Qual a sua expectativa?

Não comentamos detalhadamente o desempenho dos mercados individuais nem as respectivas expectativas futuras. Mas o Brasil é uma das economias emergentes mais importantes do mundo, que demonstra resiliência face aos mais distintos desafios nas últimas décadas. Continuamos otimistas quanto ao potencial do país, cuja representatividade do mercado de beleza é muito expressiva, e também visto que nosso negócio local está bem estruturado, com portfólio que repercute positivamente junto aos consumidores brasileiros. 

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