Especial Tecnologia

Soluções de A a Z

A adoção de ferramentas e soluções tecnológicas é estratégica, vital para o canal indireto. Da automação dos processos à logística, há opções para tornar o negócio mais produtivo e competitivo

Por Adriana Bruno

O segundo semestre começou com boas notícias para o canal indireto. Dados divulgados pelo Termômetro ABAD NilesenIQ apontaram – em agosto – que o setor atacadista distribuidor iniciou o segundo semestre de 2023 com crescimento de 14,2% nas vendas de julho no comparativo com junho. No acumulado dos sete meses do ano, o desempenho está 17% melhor do que o registrado no mesmo período do ano passado. E a adoção de soluções e ferramentas tecnológicas vem contribuindo para aumentar os ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade das empresas que atuam no segmento. “A pandemia fez todos se mexerem para não ficar refém apenas de um canal de vendas. Isso acelerou a transformação e a atenção quanto ao processo de venda. Além do televendas, vários atacados e distribuidores investiram na construção do canal digital”, comenta Murillo Pires, CEO da B2List.

O atacadista distribuidor tem ainda a necessidade de olhar para o movimento que as indústrias estão realizando, onde estão adotando várias estratégias e tecnologias para controlar cada vez mais seu produto até chegar ao consumidor final. “Essas iniciativas visam a melhorar a visibilidade e o controle sobre a cadeia de suprimentos, garantir a qualidade e a autenticidade dos produtos e atender às demandas crescentes dos consumidores por transparência”, avalia Denia Kuhn Rezende, GPM da Sankhya.

Otimizar processos promove economia para as empresas do canal indireto para que elas possam decidir onde posicionar seus investimentos de maneira mais inteligente. “Seja transferindo essa redução de custos para seus clientes ou investindo em inovação, pesquisa e treinamento para ter ainda mais vantagens competitivas”, comenta Fábio Sá, COO Brasil da Nexer Group.

E quando se fala em soluções, são diversas as frentes possíveis de impulsionar com a tecnologia. “Na parte de custos há sistemas de controle da operação, controle de Supply, roteirização, rastreio do time e sistemas financeiros, entre muitos outros”, comenta Ana Paula Mello Correia, diretora de atendimento ao Canal Indireto da Scanntech.

Fernando Figueiredo, diretor de desenvolvimento da Mtrix

Ainda é preciso destacar que a tomada de decisões deve ser sempre baseada em dados, por isso dados precisos e consistentes são o insumo básico de uma gestão eficiente nos dias atuais. “Dados da alta qualidade permitem olhar bem de perto os números relevantes para cada negócio e enxergar as oportunidades. É por meio deles que o gestor pode obter indicações importantes de como aumentar a sua distribuição numérica, identificar as regiões mais promissoras e conhecer o comportamento de compra do consumidor”, diz Fernando Figueiredo, diretor de desenvolvimento da Mtrix.

Outro fator que precisa ser considerado é que as consequências da automação e de ferramentas como inteligência artificial devem impactar a produtividade no mundo do trabalho. “Estou convencido de que o cenário do trabalho até mudará no futuro, mas o homem será sempre o protagonista. Entendo que seja fundamental a adaptação a essa cultura, ampliar o conhecimento sobre as ferramentas inovadoras, para que sejam aplicadas em pesquisa de produção e indiquem de que maneira podem ajudar as empresas diante dessa modernidade”, comenta Giuseppe Lotto, CEO da Temsi no Brasil, consultoria especializada em produtividade.

Mais do que automação

Quando se fala em tecnologia no canal indireto, a primeira coisa que pode vir à mente de algumas pessoas é apenas a automação de tarefas que antes eram manuais. É isso, mas não é só isso. “No segmento atacadista distribuidor, a tecnologia torna, sim, os processos internos mais rápidos e eficientes, mitigando erros principalmente de tarefas repetitivas, porém, hoje há inovações que permitem também uma gestão muito mais analítica e inteligente porque não estão mais só em processos internos, mas em outras áreas da empresa, incluindo a relação com seus clientes, destaca Ricardo Rodrigues, CEO da Sup#Pay.

E as soluções precisam acompanhar as mudanças no modo de consumir, de comprar e de vender. “O modelo de phygital vem ganhando cada vez mais relevância na era onde a preocupação com as experiências e hábitos de consumo são mais latentes. A integração de canais físicos e online, ferramentas de marketing, biometrias e IoT criam encantamentos e apoiam as companhias na construção de programas de fidelidade e melhoria de gestão”, comenta Juliete Correia, diretora-comercial da TecToy.

Segundo Selva Tassara, CMO do Grupo Máxima, toda a rotina de atacadistas e distribuidores pode ser otimizada com o uso da tecnologia, desde a venda à logística. “Além disso, o trade marketing ganha ao evitar rupturas e uma plataforma de e-commerce expande as possibilidades de vendas, independentemente de horário e local”, diz.


Giuseppe Lotto, CEO da Temsi no Brasil

Em um cenário cada vez mais competitivo, é fundamental que os atacadistas distribuidores contem com tecnologias que suportem desde o backoffice (gestão administrativa e financeira) até o core business mesmo, com ferramentas específicas para armazenamento, controle e gestão de produtos de forma otimizada, propiciando uma atuação completa. “Também é preciso observar que, com a evolução tecnológica, como 5G, IA generativa e outros, as operações ganharão novos patamares de agilidade e mobilidade, podendo ser aplicadas outras tecnologias de RFID, IoT, otimização logística, Inteligência Artificial (IA) para a gestão de preços ou para treinamentos, assim como tantas outras inovações que promovam ainda mais eficiência, produtividade e inteligência para os negócios”, diz Elói Assis, diretor-executivo de produtos de Distribuição da TOTVS.

Aliás, hoje, a tecnologia tem abraçado diversos aspectos no segmento, inclusive a jornada de compra dos consumidores, já que ela passa a ser muito eficiente e diversa. “Isso faz com que o cliente tenha a opção de escolher a melhor maneira de realizar suas compras em um ambiente seguro e com agilidade no atendimento”, avalia Hailton Santos, diretor-comercial da Sesami.

A digitalização tem redefinido a maneira como os negócios são conduzidos globalmente. “Para o setor , a tecnologia traz inúmeros benefícios como, por exemplo, eficiência operacional obtida através de sistemas automatizados de gerenciamento de armazéns, a tecnologia minimiza erros humanos, otimiza o armazenamento e melhora os processos de picking e packing”, conta Thiago Artacho, CEO da Green Retail Solutions.

Ainda é preciso destacar que, em um mercado de alto giro e com um número elevado de concorrentes, para  sobressair-se em relação aos demais competidores sem tecnologia nos dias de hoje é praticamente impossível. “A velocidade de giro de um produto, desde o ato da compra no fornecedor até a venda e consequentemente a entrega aos varejistas, é impulsionada diretamente por tecnologia. Um dos processos mais críticos a ser gerenciado nesse cenário é o fluxo financeiro, onde de um lado da cadeia é preciso pagar diversos fornecedores com vários pedidos, do outro garantir que suas vendas estão sendo cobradas e liquidadas”, comenta Marcos Elias dos Santos – chief marketing sales officer (CMSO), da Accesstage Tecnologia.


Elói Assis, diretor-executivo de produtos de Distribuição da TOTVs

Soluções como gestão de armazéns (WMS), ERP na nuvem, códigos de barra de todos os tipos, RFID, IoT, 5G, inteligência artificial e machine learning são habilitadores de eficiência operacional e oferecem ganhos de aumento de produtividade, reduzem custos e aceleram o retorno de investimentos. “Por meio da adoção dessas tecnologias, é possível criar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, além de oferecer uma experiência mais satisfatória para os clientes”, afirma James Barroso, diretor de go to market Latam da Infor.

Vale dizer que fatores como eficiência operacional através da otimização de processos além de gerar aumento da capacidade de distribuição e maior qualidade evitando perdas, por consequência também geram redução de custos e, com isso, certamente, a logística é um diferencial competitivo. “Para que esta movimentação de materiais seja correta, o investimento correto em maquinários é fundamental para o sucesso. Sabemos que numa operação  disponibilidade é uma palavra-chave”, diz Murilo Marin, gerente nacional de vendas da KION.


Guia de Soluções

B2List

A empresa construiu uma solução para diminuir a curva de tempo de adoção do varejista às compras digitais. Neste formato, os clientes recebem listas de produtos via WhatsApp construídas pela IA. A intenção é o varejista acessar o mix de produtos selecionado e comprar sozinho.

KION

A empresa atua tanto na venda de equipamentos, onde o cliente possui frota própria e faz a aquisição, como também no canal de locação. Além disso, tem um portfólio completo, 100% elétrico, disponível com baterias de Li Ion, além de transpaleteiras elétricas STILL e patolada STILL EGV, entre outros equipamentos.

Sankhya

Dentre as soluções de ERP da Sankhya, destacam-se a de Supply Chain, que permite à empresa conduzir com mais eficiência a reposição de mercadorias; além de outras, como fluxo de caixa, negociação e simulação de preços, entre outros.

Nexer Group

A Nexer oferece toda a plataforma de tecnologia aplicada a negócios da Microsoft, como o ERP Dynamics Business Central, voltado a empresas de distribuição e negócios repetitivos. A solução abrange a automatização das áreas de Finanças, Logística, Vendas, Faturamento, Contabilidade, Fiscal, Compras e Inteligência de Negócios.

Scanntech

 A Scanntech possui um conjunto de soluções desenhadas para o canal indireto capazes de mostrar como as vendas estão se comportando no PDV com granularidade sku e CNPJ e visibilidade em D+2.

Mtrix

A empresa desenvolveu o MIND®, uma plataforma de Data Quality que monitora e analisa diariamente o conteúdo das informações relativas às compras realizadas por mais de um milhão de PDVs, com níveis superiores a 99% de confiabilidade. Além de outras soluções como PAD Sales, Censor AD e BasketMix.

Temsi

A empresa oferece soluções para consolidar melhorias organizacionais nos processos de trabalho e disponibiliza ainda dashboard de controle da produtividade dos processos.

Sup#Pay

A Sup#Pay é uma solução que garante  o pagamento de clientes com problemas de limite, prazo, restrições de crédito ou inadimplência, reduzindo suas vendas perdidas ou recusadas, ao mesmo tempo em que aumenta o limite desse varejista, sem análise prévia ou burocracia.

TecToy

A TecToy contribui por meio das três verticais de negócio que compõem a empresa, sendo: Eletrônicos de Consumo, Automação Comercial e Meios de Pagamento. Em automação, a empresa traz um portfólio de equipamentos baseado na plataforma Android. Já em meios de pagamento, está Transire Eletrônicos.

MaximaTech

A MáximaTech oferece força de venda completa, com soluções como o maxPedido, a maxGestão e o maxPromotorfacilita. Já na parte de logística, a empresa tem sistemas de DMS (gerenciamento de transporte).

TOTVS

Dentre as soluções oferecidas pela TOTVS estão sistemas ERP, como a Linha Winthor, e também de gestão de armazenagem. Outras soluções do portfólio que complementam a operação dos distribuidores são: o Frotas by Sofit e o BI by TARGIT, além do Portal B2B by Agile.

Sesami

A Sesami possui um amplo portfólio de soluções, como o Gatecash: ferramenta a para auditoria das operações de venda no checkout; antenas antifurto (EAS) e o Fiscal Remoto, que transfere as solicitações das operadoras para uma central remota na sede do atacadista distribuidor.

Retail Solutions

Oferece soluções de monitoramento por vídeo assistidas por inteligência artificial, adaptadas para o setor atacadista/distribuidor como detecção de atividades suspeitas, reconhecimento facial e de placas, e monitoramento de desempenho de funcionários, entre outros.

 Accesstage Tecnologia

A empresa oferece diversas formas de integração, desde EDI ou API e até mesmo soluções mais completas, como a Plataforma Veragi, que tem toda a gestão dos pagamentos, recebimentos, tesouraria e acesso ao crédito por meio das operações de risco sacado e risco cedente.

Infor

Conta com uma solução chamada Infor WMS que proporciona maior visibilidade sobre os processos da operação do armazém, como controle de múltiplas localizações físicas, inventário rotativo, execução de tarefas por meio de tecnologias como leitores de código de barras e picking por drone.

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