Comitê

Tecnologia em debate

Reunião realizada em 22 de agosto elencou os principais temas a serem trabalhados sob o guarda-chuva da transformação digital

Por Redação

O Comitê de Tecnologia e Inovação da ABAD, coordenado por Eduardo Terra, realizou seu primeiro encontro, no dia 22 de agosto, em São Paulo (SP). Na reunião, que contou com a presença do presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, membros da indústria, do atacado  distribuidor e representantes de empresas prestadoras de serviço, foi definido um roadmap para guiar os próximos debates. “Priorizar tendências e novidades tecnológicas é um desafio para as empresas que se esforçam para acompanhar o ritmo acelerado de transformação.

O objetivo do comitê é apresentar soluções concretas e viáveis para que as empresas do setor possam usar o melhor das tecnologias e inovações disponíveis”, disse Severini.

O consultor Terra apresentou ao grupo as diretrizes segmentadas em oito pontos principais, entre eles cultura digital, estrutura organizacional e novos modelos de gestão, arquitetura de tecnologia, canais digitais e o novo papel do representante comercial.

Severini enfatizou a necessidade de definir um caminho simples para sequenciar os passos a serem dados na jornada da digitalização. O grupo enfatizou também os debates sobre canais digitais como sendo um dos tópicos mais atraentes para o segmento. Em sua fala, Silvia Somazz, da Google Cloud, disse existir uma certa ansiedade pelo progresso, que atrapalha. Outro tema bastante comentado foi a cultura da digitalização e a necessidade de percepção de relevância de todos os atores da cadeia.

“O atacadista distribuidor vive da prática, então precisamos entender como trazer a experiência da vida real para esse público”, comentou Ana Mello, da Scantech. “É muito mais efetivo quando o segmento observa que há uma oportunidade real de melhoria. Isso faz o time abraçar o projeto”, concorda Eloi Prado de Assis, da Totvs.

Próximos passos

Na etapa final do encontro, foram definidas as primeiras temáticas que serão priorizadas nas próximas reuniões: Cliente/Varejo 2030 e o novo papel do RCA; Cultura Digital, organização e novos modelos de negócios; Canais digitais e o Uso intensivo de dados. O próximo encontro do Comitê será realizado em outubro.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email