Entrevista

Líder nata

A executiva Heloisa Glad assume a Kenvue, agora independente da Johnson & Johnson, com desafios de ocupar espaço na gôndola e atrair o consumidor com novos produtos

Por Claudia Rivoiro

Heloisa Glad, com mais de 20 anos de experiência nas áreas comercial, financeira e de planejamento estratégico em empresas multinacionais, com passagens mais recentes como vice-presidente de vendas da Reckitt Benckiser no Brasil e como general manager da Philip Morris International na América Central, assumiu em maio de 2022 como a principal executiva da Kenvue, agora uma empresa independente da Johnson & Johnson Consumer Health. Na companhia, tem como um de seus principais desafios influenciar a cadeia de consumo e o setor, garantindo mais agilidade, acesso e inovação.  

A executiva também declara como fundamental a parceria com o canal indireto para a expansão dos produtos da marca nos pontos de venda espalhados pelas regiões do país. Casada, mãe de três filhas, queria  ser bailarina e até hoje é amante da prática de exercícios. Almejou  ser advogada e jornalista, mas seguindo o conselho do seu  pai  foi cursar Administração de Empresas, pegou gosto e virou a chave e hoje tem uma trajetória de respeito desde quando começou como analista financeira na Ambev.  Confira a seguir a entrevista exclusiva à DISTRIBUIÇÃO.

1. Qual a sua maior missão à frente da Companhia e o seu objetivo maior? 

Minha maior missão à frente da Kenvue é guiar a empresa em sua jornada de transformação e crescimento sustentável com mais agilidade, foco em inovação. Queremos consolidar nossa posição como líder global em cuidados diários, mantendo nosso legado de excelência e acelerando nossa inovação para atender às crescentes necessidades dos consumidores. Meu objetivo maior é estabelecer a Kenvue como uma referência em agilidade, inovação e cuidado excepcional, garantindo que nossos produtos continuem a fazer a diferença na vida das pessoas.  

2. Com mais de 20 anos de experiência  em empresas multinacionais como se sente à frente da Kenvue? 

 Minha trajetória profissional me proporcionou uma ampla visão das dinâmicas do mercado e das estratégias de negócios. Estar à frente da Kenvue é uma oportunidade emocionante e desafiadora. Sinto-me desafiada a liderar uma equipe talentosa e apaixonada em direção ao sucesso. Minha experiência prévia me ajuda a compreender a complexidade do cenário atual e a identificar oportunidades estratégicas para impulsionar o seu crescimento sustentável. Temos um propósito muito claro, que é tornar realidade o poder extraordinário do cuidado diário e, como líder e colaboradora desta empresa, meus objetivos estão completamente conectados a este propósito.  

3. Explique como a Kenvue se tornou uma empresa independente da Johnson & Johnson Consumer Health e qual  a origem do nome? 

 A transformação de Kenvue em uma empresa independente foi um marco significativo na nossa história. Esse movimento nos permitiu herdar um legado de excelência, ao mesmo tempo em que abraçamos a agilidade e a inovação, próprias das empresas de bens de consumo. Quanto ao nome, ele reflete nossa visão de unir conhecimento e visão para proporcionar cuidados diários excepcionais. “Ken” está relacionado ao conhecimento, enquanto “vue” remete à visão, criando uma harmonia que define nossa abordagem única. 

4. Você tem a receita da equipe perfeita? 

  Estou comprometida em cultivar um ambiente onde cada membro da equipe possa contribuir com suas habilidades e perspectivas únicas. A transformação que estamos liderando exige flexibilidade, resiliência e paixão pela inovação, além de outros comportamentos essenciais, como foco externo para identificar as necessidades de nossos clientes e consumidores para entregar exatamente o que eles precisam e manter um espírito desbravador, para constantemente desafiar o status quo, testar, aprender e aplicar. 

5. O consumidor está cada vez mais digital, buscando preço, variedade e praticidade. Como você vê esse movimento? 

 O consumidor atual é altamente empoderado, informado e conectado digitalmente. Compreendemos a importância de atender às suas expectativas em um ambiente em constante evolução. Estamos focados em proporcionar uma experiência holística que combine qualidade, acessibilidade e conveniência. Nossa estratégia digital visa  não apenas atender às demandas do consumidor moderno, mas também superar suas expectativas, oferecendo produtos inovadores que agreguem valor  à sua vida diária. Queremos que todas as pessoas tenham acesso ao  poder do cuidado diário e a tecnologia é nossa aliada para cumprirmos esta missão.  

6.  Como é a parceria  com o canal indireto?

Posso dizer que é algo que encaramos como sendo essencial para o sucesso de nosso negócio, principalmente dentro de nossa estratégia de alcançar mais consumidores. Estamos focados e empenhados em aumentar a disponibilidade física e mental de nossos produtos. E é por isso que enxergamos nossa parceria com distribuidores, atacadistas e varejistas como fundamental, estamos fortalecendo essas colaborações para expandir nossa presença nos pontos de venda e oferecer aos consumidores acesso fácil aos produtos Kenvue. Minha participação nessa parceria envolve garantir uma comunicação eficaz e uma estratégia conjunta para impulsionar nosso crescimento em conjunto com nossos parceiros. 

7. Como   deve terminar o ano de 2023? 

 Esperamos concluir o ano de 2023 com um crescimento sólido, fortalecendo nossa posição de quarto lugar para a companhia globalmente e alcançando marcos significativos em nossa estratégia de inovação. Lançamos produtos que atendem às necessidades dos consumidores em várias categorias, desde cuidados com a pele até saúde bucal. Neste ano, planejamos cerca de 10 lançamentos, desde nova linha de produtos de Blackinho Poderoso, passando por uma plataforma de inteligência artificial com Skin 360 para Neutrogena e Neostrata, até Tylenol 1G.  

8. O que se espera para 2024?  

 Para 2024, queremos continuar acelerando a inovação, expandindo nossa presença em mercados-chave e aprofundando nossas parcerias estratégicas. Estamos comprometidos em continuar surpreendendo nossos consumidores com produtos que façam a diferença em suas vidas e em consolidar a Kenvue como a escolha preferida nos cuidados diários.  

9. Finalizando, o céu é o limite para Kenvue, no item expansão e crescimento? Definitivamente, enxergamos um horizonte amplo para a sua expansão e crescimento. Embora eu não possa fornecer números específicos neste momento, nossa ambição é continuar superando as expectativas do mercado e dos consumidores.Estamos comprometidos em alcançar um crescimento substancial nos próximos anos, aumentando cada vez mais a disponibilidade física e mental de nossos produtos, investindo em inovação contínua, com a ciência e tecnologia como pilares estratégicos. Para a Kenvue, o céu é apenas o começo! Estamos determinados a ir além.   

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email