Perfil de Sucesso Distribuidor

Revigorada aos 70 anos

Nascida pela iniciativa de um caminhoneiro empreendedor, a Ludovico Tozzo está pronta para expandir os negócios com crescimento sustentável

Por Rubia Evangelinellis

Fundada em março de 1954, a Ludovico Tozzo Distribuidora (SC) comemora 70 anos renovada e pronta para expansão sólida dos negócios. A companhia espera ampliar o crescimento, em 2024, para além dos 20%, diante da consolidação de novas parcerias e ampliação da área geográfica atendida. Nos últimos anos, o incremento manteve-se “restrito” em razão dos ajustes promovidos nos últimos anos (de delimitar a área de atuação, número de fornecedores e do mix) para adequar os negócios a um modelo de operação mais adequada e promissora.

A empresa abastece parte de Santa Catarina (Região Oeste e Litoral Norte) e do Rio Grande do Sul (Noroeste). Possui dois centros de distribuição: em Cordilheira Alta (SC), de 11 mil metros quadrados, e em Carazinho (RS), de sete mil metros quadrados. Tem um portfólio de 2 mil produtos, que contém marcas populares e icônicas, 12 fornecedores e atende aproximadamente 10 mil clientes.

Para chegar a esse ponto, a empresa optou por ajustes profundos de reorganização, enxugou a carteira de indústrias e eliminou categorias consideradas não tão atraentes, como material escolar. “Teve um ano em que cortamos 68 fornecedores e produtos que não estavam em linha com o nosso foco, o varejo alimentar. Buscamos relações sólidas com fornecedores e clientes”, explica Celso Tozzo, diretor de operações e neto do fundador.

A maioria dos clientes é de pequeno varejo, com até nove checkouts. “Com alguns fornecedores, acessamos até outros canais de vendas, como lojas de conveniências, mas 90% são do varejo alimentar”, acrescenta.

Com alguns fornecedores, acessamos até outros canais de vendas, como lojas de conveniências, mas 90% são do varejo alimentar


CELSO TOZZO, diretor de operações

Time

Umberto, Luiz e Celso Tozzo no comando do negócio que comemora sete décadas

Entre as medidas de reengenharia dos negócios, a companhia optou também por manter um time de profissionais 100% contratados pelo regime da CLT. São 500 funcionários, sendo 100 vendedores segmentados. À frente da distribuidora está Luiz Tozzo, diretor-presidente, pai de Celso e filho do fundador Ludovico, um motorista de caminhão que viu nas viagens que fazia a oportunidade de ter o seu negócio. “Meu pai começou levando produtos para vender em São Paulo, como feijão, e trazia produtos de lá, como arame, prego, sal e açúcar. Depois, abriu um mercadinho, chamou os dois irmãos mais novos, Antônio e Nilo, para serem sócios. As vendas no atacado vieram a seguir”, lembra.

Luiz recorda que aos 13 anos já ajudava na empresa, separava mercadorias, atendia o balcão. O irmão Severino Tozzo, falecido em 2020, também trabalhava na companhia desde jovem. Além do filho Celso, dois sobrinhos atuam nos negócios da família: Sandra Tozzo (diretora-financeira da distribuidora) e Humberto Tozzo (responsável pelo braço voltado ao agronegócio).

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email