Ranking 2024

Estudo com abrangência

Em parceria com a Targit, a entidade desenvolveu uma plataforma de BI – Business Intelligence que permitirá aos respondentes analisar os dados do Ranking ABAD/NielsenIQ 2024 em diversas instâncias

por Ana Paula Alencar

A coleta de dados para o Ranking ABAD/NielsenIQ 2024 já terminou e a entidade traz uma novidade exclusiva para os respondentes neste ano em que o estudo comemora 30 anos de publicação. Em parceria com a Targit, a ABAD desenvolveu uma plataforma de BI – Business Intelligence que permitirá analisar os dados da pesquisa em diversas instâncias. A ferramenta será liberada aos respondentes para a fase de teste em 2024, depois da divulgação do levantamento (ano base 2023) prevista para o dia 14 de maio.

Trata-se de uma grande inovação para o principal instrumento de análise que oferecemos hoje ao mercado

ROGÉRIO OLIVA, diretor de relacionamento comercial e novos negócios da ABAD

“A análise de dados é cada vez mais essencial no mundo informatizado em que vivemos. Por isso, esse projeto é tão importante. A partir de agora, os dados estáticos oferecidos pela Revista DISTRIBUIÇÃO, que traz uma edição especial do estudo, estarão em dashboard (painel visual) personalizado para extrair relatórios interativos que poderão ser divulgados para filiadas, associados e parceiros, atendendo aos perfis de segurança de acesso definidos pela ABAD”, explica Guilherme Fernandes de Figueiredo, head de growth da Targit.

Os executivos das filiadas estaduais da ABAD, que têm um papel fundamental para a coleta de dados, foram os primeiros a testarem a plataforma para a fase de teste e, na sequência, após a divulgação da pesquisa, para os respondentes.

“Trata-se de uma grande inovação para o principal instrumento de análise que oferecemos hoje ao mercado. Uma ferramenta que vai traduzir de forma eletrônica as informações que hoje estão no papel, tornando a experiência mais ágil e eficiente para a tomada de decisões nas áreas comercial, administrativa e estratégica”, ressalta Rogério Oliva, diretor de relacionamento comercial e novos negócios da ABAD.

“As filiadas terão uma radiografia com detalhes específicos da sua região e relatórios para cruzar informações, podendo apresentá-los aos órgãos governamentais para melhorar a atuação e a definição de políticas públicas. O associado respondente do Ranking poderá comparar seus dados com outras empresas por região, categoria de produtos, volume de vendas, faturamento e muito mais”, conclui Oliva.

RETRATO DO SETOR

O Ranking é um dos principais serviços oferecidos ao mercado pela ABAD e existe há três décadas, sendo que de alguns anos para cá também pode ser acessado no site da revista e da ABAD. Esse estudo mostra a evolução das empresas do atacado distribuidor, o crescimento nos diversos estados e as tendências do setor como um todo. “O Ranking é uma fonte de consulta privilegiada com informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas por parte dos empresários e gestores do setor, parceiros, fornecedores e clientes. Além disso, os números ajudam a entidade a adequar suas ações em prol do desenvolvimento de toda a cadeia de abastecimento”, afirma o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.

Os números trazidos pelo Ranking ainda mostram a relevância do setor na economia nacional, o que dá peso aos  pleitos do setor junto à indústria e aos órgãos governamentais para melhorar as normas e as práticas que afetam a atividade. Sem mencionar que a presença da empresa no Ranking é também uma forma de reconhecer sua atuação e posicioná-la entre os demais agentes de distribuição de seu estado e do país.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email