INDÚSTRIA

Beleza com inovação

Dono da Cless, fabricante de produtos de beleza e higiene pessoal, Luiz Picolli anuncia as suas metas: novos produtos e estreitar relacionamento com canal indireto e o varejo

por Claudia Rivoiro

O empresário paulistano Luiz Piccoli já tinha uma trajetória de sucesso na indústria brasileira de cosméticos quando fundou a Cless, em 2004. Desde o início, o empresário se preocupou com a credibilidade da nova companhia, construindo suas bases sob princípios de solidez, confiança, inovação, ética e sustentabilidade. Hoje, ele com 51 anos e a empresa com quase 20 anos e um portfólio com 120 itens, distribuídos em oito categorias, para todos os bolsos, mas também sua missão, inspirada pelo slogan “Beleza Completa”.

“O nosso slogan ‘Beleza Completa’ transcende a estética. Ela se baseia na excelência para entregar o melhor, seja em qualidade, praticidade e bem-estar. Essa beleza garante o cumprimento da missão primordial da Cless: estabelecer com seu público uma relação profunda por meio de soluções inovadoras de beleza e higiene pessoal”, explica Piccoli.

Valorizar os relacionamentos passa também por enaltecer o papel dos colaboradores. Um dos pilares da Cless é incentivar o engajamento dos funcionários no dia a dia. Quem trabalha na empresa tem total liberdade para inovar, expor novas ideias, sugerir projetos e empreender propostas. Para ele, uma equipe participativa constrói um ambiente mais criativo, ousado e transformador. “E é isso que o mercado deve esperar da Cless ao longo de 2023, com os lançamentos já previstos”, adianta.

A Cless ocupa atualmente um escritório em Alphaville (Barueri), uma fábrica em uma área de 10 mil metros quadrados em Jandira, na região metropolitana de São Paulo, e um centro de distribuição em Estiva/MG.  O canal indireto contribui com 50% das vendas totais da Cless. “Queremos ampliar mais a nossa capilaridade e vender produtos que sejam soluções para o varejo, além de proporcionar rentabilidade por metro cúbico aos distribuidores parceiros e manter um relacionamento mais próximo também com os DECs”, enfatizou.

Portfólio A empresa que começou com a marca Care Liss, hoje também traz em seu portfolio os selos Charming, Essenza, Lightner, Bigen, Salon Opus, Baby Poppy e Toilet Íntima, atuando nos segmentos de descoloração, coloração, finalização, tratamento e transformação capilar, além de higiene pessoal e baby care.

Foi vencedora do Prêmio Abihpec nos anos de 2014 e 2015, nas categorias Empreendedorismo, e Cuidados e Tratamentos dos Cabelos, respectivamente. Em 2016 e 2019, ganhou o Prêmio Atualidade Cosmética nas categorias Shampoo a Seco e Barber. E em 2022, o fundador da Cless, Luiz Piccoli, foi um dos indicados ao Atualidade Cosmética como Profissional do Ano. “O meu objetivo neste momento é melhorar o nosso mix, tanto que fizemos um rebrand das marcas, exceto Bigen, e atuar mais fortemente dentro das unidades de autosserviço”, finaliza.

Xandô

Novo CD em SP

A Xandô anunciou a inauguração de um novo centro de distribuição em São Paulo, com o objetivo de aumentar a capacidade de embarque e reduzir o tempo de expedição, melhorando o nível de serviço aos clientes. A nova unidade está instalada no Parque Ipê, na Zona Oeste de São Paulo. “O centro de distribuição integra a estratégia de negócios da empresa, que busca melhorar a competitividade e os prazos de entrega, além de garantir mais espaço para a expansão de nossa distribuição na região”, destaca Alexandre Wolff, presidente da Xandô. 

 1 bilhão

de reais será o investimento da  Mondelez  na ampliação da capacidade produtiva de suas fábricas em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, e em Curitiba, no Paraná. O investimento será 70% maior que o valor aplicado pela companhia no último ano e foi anunciado por Liel Miranda, presidente da companhia no país, que divulgou a entrada em novas categorias e produtos. A empresa é dona de marcas nacionais como Lacta, Oreo, Club Social e Tang. O valor será direcionado, principalmente, para as linhas de chocolate.

Melitta

Aumento de portfólio

O Grupo Melitta acaba de incorporar ao portfólio a linha de cafés especiais Compagnia Dell’Arabica, da torrefadora italiana Caffè Corsini. São cafés 100% arábica, vindos de diferentes regiões do mundo, com características marcantes do segmento dos especiais. “Os diferentes blends da linha Compagnia Dell’Arabica trazem aromas e sabores de terras distantes. O nosso desejo é que o consumidor tenha uma experiência única ao consumir a linha, que vá além do sabor, percorra cultura e conhecimento dos países de origem de cada café”, acrescenta Denise Ritur, gerente de marketing da Melitta.

Cargill

Novas categorias e parceiros

Laerte  Moraes (na foto), diretor-geral  de Food Solutions da Cargill na América do Sul (FIBI South America), anunciou que a fabricante terá  lançamentos no segundo semestre e entrará em novas categorias. Segundo ele, são planos que já estão sendo estudados e correlatos aos produtos já comercializados pela Cargill. “Contamos com a expertise de nossos colaboradores para avançar em outras categorias e queremos ampliar a nossa rede de distribuidores nas regiões Norte e Nordeste”, declarou. Moraes, que está na  posição há seis meses, mas tem 21 anos na empresa, tem como desafio integrar todos os negócios de Ingredientes e Alimentos na América do Sul, que inclui Amidos, Adoçantes e Texturizantes, além do setor de Cacau & Chocolate, já sob seu comando. Também está sob a sua liderança todo o portfólio de Óleos, Gorduras e marcas de varejo e food service tradicionais da companhia, como Liza, Pomarola, Elefante e Purilev.

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