Gestão de Frota

Processo mais seguro

O trabalho dos atacadistas distribuidores requer investimentos constantes. Empresas que trabalham prestando serviço ao canal indireto aperfeiçoam-se cada vez mais

Por Claudia Rivoiro

Ninguém faz nada sozinho. A expertise dos atacadistas distribuidores passa necessariamente por outras empresas, que prestam seus serviços ao canal indireto, melhorando a performance na roteirização, na segurança e, em especial, na pontualidade da entrega das mercadorias. Empresas que ajudam nesse trabalho diário contam como atuam, lado a lado ao canal indireto na gestão da frota.

A Fusion DMS, empresa baseada em Recife/PE e com apenas oito anos, oferece ao mercado o avançado software de serviço SAS, que possibilita ao distribuidor otimizar e roteirizar suas entregas, auditando o planejamento, ajudando na jornada de trabalho do motorista e seu ajudante, e até mesmo na devolução da mercadoria.

“O software registra a sequência de entrega, o tempo e o roteiro do motorista; no total, são 25 pontos de análise”, explica Emílio Saad, de 36 anos, seu fundador e CEO, que abriu a empresa com seu irmão e sócio Flávio. Emílio explica que o objetivo sempre foi e ainda é o de oferecer, com o software, uma considerável redução de custos (cerca de 30%), melhorar o nível de serviço para o varejo, cliente do canal indireto, proporcionar segurança na entrega de mercadorias e diminuir os poluentes em até 15%”, enfatiza.

Emílio Saad, da Fusion DMS: oferecemos 25 pontos de análise com o nosso software

Para relembrar, Saad conta que o software de roteirização norte-americano existe desde a década de 1980, mas difere da realidade e das necessidades do mercado brasileiro. “Com uma gestão criteriosa, adaptei o que já havia obtido  com geomonitoramento integrado e criei o conceito DMS (Delivery Management System).  No quesito segurança, tão importante nos dias de hoje, o software ajuda no monitoramento em tempo real da rota, alertando a equipe de monitoramento quando registra algo fora do planejado e consegue rastrear  as áreas de risco, além de reduzir o número de pessoas que realizam esse acompanhamento em tempo real. O ano passado apresentou resultados positivos, e este ano prossegue nessa marcha, segundo Saad, “com mais 300 empresas atendidas”. O trabalho da Fusion é mais focado em empresas que trabalham com alimentos e material de construção, fundador e CEO, que abriu a empresa com seu irmão e sócio Flávio.  Planos para o futuro? Segundo seu jovem fundador, duplicar o tamanho da Fusion e atuar fora do Brasil, em especial na América Latina e na Europa. Nada mal para quem começou como startup e já foi comprada pelo Fundo Proxio em 2020. “Nada mudou, continuamos à frente da empresa, trabalhando com a mesma garra”, finalizou.

Modus operandi

Por sua vez, a israelense Ituran, que também trabalha com roteirização de frota e telemetria, atua de maneira indireta. Fábio Acorsi da Silva, diretor-comercial Corporate da empresa, detalha que o sistema já vem implantado em veículos locados. “Trabalhamos, preponderantemente, com locadoras, que contratam o nosso serviço, um software que rastreia o veículo, sendo muito mais barato que um seguro: a taxa de recuperação do veículo chega a 80% e até 90%”, explica. Para 2021, o crescimento na procura pode chegar a 40% a mais do que chegou no ano passado. “Vemos uma intensa tendência na locação de veículos”, destaca. A Ituran está presente em parte dos países da América Latina, bem como nos Estados Unidos e em Israel, onde mantém a sua matriz, e remotamente, em mais de 30 países.

Já a MiX Telematics, empresa que trabalha em soluções de gestão de frotas conectadas, lançou uma solução de telemetria utilizando um aplicativo para veículos e motoristas. Com essa solução, amplia sua capacidade para ajudar os clientes a melhorar a segurança do motorista e gerenciar os riscos envolvidos na gestão de diversas frotas. O MyMiX Tracking aproveita a tecnologia dos smartphones para permitir o rastreamento em tempo real dos motoristas, ao mesmo tempo em que grava, mede e permite a correção automática de eventos de comportamento de condução de risco.

A solução é uma extensão do MyMiX, aplicativo abrangente para engajamento de motoristas, que também disponibiliza informações e alertas para melhorar seu estilo de condução, incluindo feedback com alertas sonoros e visuais na cabine.  Para Catherine Lewis, VP executiva de Tecnologia da MiX Telematics, embora os dispositivos de instalação fixa continuem a ser a tecnologia de habilitação adequada para muitas frotas, o aplicativo MyMiX Tracking oferece uma opção para expandir a cobertura de gerenciamento para veículos alugados, terceirizados ou que não pertencem à empresa, “sem a necessidade de se instalar hardware”.

Economia e segurança

A Trimble também trabalha fornecendo soluções ao canal indireto, como tecnologia de alto padrão, possibilitando acesso a informações precisas para a  tomada de decisões com confiança. Em 2018 adquiriu a Veltec Soluções Tecnológicas. “Auxiliamos gestores de frotas do Brasil e da América Latina a ganharem mais eficiência em suas operações de transporte por meio de soluções de monitoramento da frota em tempo real”, explica o diretor Dalton Conselvan. E acrescenta que  é possível monitorar e alertar motoristas quanto a comportamentos de risco ao volante, identificar facilmente desperdícios na operação e tomar decisões assertivas para tornar sua operação mais segura e econômica.

Além do videomonitoramento embarcado, com câmeras instaladas nos veículos que transmitem imagens em tempo real, e o Sensor de Fadiga, Distração e Anticolisão, tecnologia capaz de detectar comportamentos de risco ao volante por meio da inteligência artificial, emitindo alertas ao condutor. “Neste ano, além de novas funcionalidades que serão agregadas às soluções existentes, também teremos o lançamento de produtos globais com  tecnologias inovadoras que irão trazer maior conectividade da cadeia logística”, adianta.

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