Indústria

Maior proximidade

Danone quer estreitar seu relacionamento com o setor atacadista distribuidor reafirmando a importância do canal indireto em seus negócios

Por Adriana Bruno

Um dos grandes players do mercado de lácteos e farma no Brasil, a Danone quer estar cada vez mais próxima do canal indireto. Em entrevista exclusiva, Bruno Bellato, diretor de Canal Indireto da Danone, reafirma a importância do canal para a empresa.

“O canal indireto é o grande responsável pelo relacionamento com os distribuidores, elementos fundamentais para que nossos produtos cheguem ao consumidor final. Cabe a este a responsabilidade de manter e intensificar o relacionamento com nossos varejistas pelo Brasil, além da de aumentar a capilaridade dos nossos produtos, expandindo-a e ampliando-a, e distribuindo cada produto nos pontos de venda com perfil correto. Por isso, aqui na Danone, estamos sempre em busca de possibilidades que permitam gerar um crescimento sustentável, ampliando o volume de vendas e a rentabilidade”, destaca.

Para estreitar ainda mais o relacionamento com o canal indireto, a Danone está realizando um Road Show pelo Brasil visitando e conhecendo as operações de todos os parceiros. “Nessas visitas, indagamos e ouvimos quais são as oportunidades que eles enxergam, reconhecemos as particularidades de cada região, os desafios, as oportunidades, etc. Também temos um programa que se empenha em construir, em conjunto com nossos principais parceiros, um crescimento saudável, rentável e sustentável chamado Master” conta.

Segundo ele, o Master Distribuidor é composto por um grupo selecionado de distribuidores, que vão além das diretrizes do manual de gestão, e são a Danone levando distribuição de qualidade para o mercado. “Para consolidar suas relações e ajudar no sucesso da sua atuação de seus parceiros, a Danone disponibiliza meios para a melhoria do gerenciamento de categorias, como o Portal GC que auxilia o varejista a impulsionar as vendas, por meio de ferramentas táticas e conteúdos estratégicos, oferecendo resultados para as gôndolas e os negócios de forma geral”, comenta Bellato.

A importância da capacitação
De acordo com Bellato, as iniciativas desenvolvidas pela Danone visam capacitar os parceiros para que ofereçam uma melhor experiência aos consumidores. “Hoje, com a velocidade que o mercado e o consumidor mudam e a exigência do consumidor por inovações e produtos diferenciados, temos que estar cada vez mais preparados e prontos para poder dar esse diferencial com isso, quanto mais preparados os funcionários estiverem e mais informações, disseminadas de forma clara e objetiva, mais segurança passaremos ao mercado para que o shopper tome sua decisão, aumentando as chances de satisfação e de recompra”, comenta. 

No varejo, com a unificação do portfólio, a empresa pretende levar, onde quer que esteja, um lano de negócios mais robusto para rentabilizar o metro quadrado. “Outra frente que também será muito explorada, será o trabalho de cross categoria com o mesmo público-alvo, com produtos que apresentam interação entre si na cesta do shopper, aumentando o tíquete médio, o item por cesta e a experimentação. No canal farma, pretendemos continuar inovando para que possamos, cada vez mais, atender a essa demanda tão importante da nutrição. Quanto à hidratação, nosso plano é consolidar essa recém-expansão pelo sul e pelo sudeste”, conta Belloto.

O futuro

Crescer e reafirmar a marca são as expectativas para o futuro da empresa, segundo Belloto. De acordo com ele, a empresa espera que as vendas da operação no Brasil cresçam entre 5% e 10%, e que esse ritmo continue se repetindo até 2025. “Para isso, iremos acelerar novos negócios e continuar efetivando parcerias com varejistas, além de desenvolver novas categorias, abrir novos canais de venda e ampliar a oferta de serviços. Continuaremos focados na rentabilização do canal de vendas indireto, aproximando, cada vez mais, nosso relacionamento com os shoppers para que haja um crescimento sustentável de vendas”, reforça.

Quanto aos desafios para atender às novas demandas, tanto do consumidor como do mercado, Belloto afirma que saem na frente as empresas que conseguem melhorar e adaptar suas soluções, seu atendimento, sua comunicação e seu entendimento da real necessidade do consumidor atual. “Temos um púbico mais exigente, curioso, interativo e precisamos focar para que a experiência desse consumidor seja cada vez melhor, desde o conteúdo digital à compra final”, diz.

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