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Inovador e necessário

A ABAD apresentou o seu canal de vendas digital que reforça a sua praticidade, o associativismo e menor custo para os envolvidos

Ana Paula Alencar e Claudia Rivoiro

A ABAD reuniu cerca de 80 convidados, dentre eles representantes da indústria, do canal indireto, de empresas de tecnologia envolvidas na construção do projeto e consultores, no Hotel Unique, em São Paulo, no dia 2 de fevereiro, para uma apresentação da plataforma de marketplace do setor, o Abastecebem. O novo canal de vendas para o atacado distribuidor, que entrou em operação em 2021, passou por um período de maturação e agora busca ampliar o número de agentes de distribuição no projeto, além do incentivo de mídia da indústria e de fornecedores do setor. A expectativa é de que no dia 2 de abril a plataforma esteja em pleno funcionamento.

Na abertura do evento, o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, destacou a importância da digitalização para o setor e o fato de a ABAD ter saído na frente para atender essa necessidade dos associados. “Fico muito feliz de falar dessa ferramenta, que estamos desenvolvendo para criar uma nova forma de atuação do atacado distribuidor. É um instrumento de apoio às equipes de vendas, que estão fisicamente negociando junto ao parceiro, ao pequeno e médio varejo, à conveniência”, disse. Segundo ele, quanto mais confiança for dada à ferramenta, mais “gravitacional” ela vai ser. “E mais pública e de todos ela passará a ser também. Tenho certeza de que será uma ferramenta muito utilizada, da qual vamos ouvir falar muito nos próximos anos pela facilidade e simplicidade de manuseio”, conclui.

Diretoria da ABAD e equipe coordenadores do projeto de arketplace juntos na apresenta

Os coordenadores do projeto Abastecebem, os consultores Eduardo Terra e German Quiroga, falaram da plataforma e dos benefícios de fazer parte dela. Terra fez um retrospecto histórico do lançamento do projeto, salientando todo o aprendizado nesse período. “A tecnologia está pronta, a plataforma está pronta. Temos hoje mais de 20 atacadistas e distribuidores prontos para vender”, disse, ressaltando a importância de a indústria e os agentes de distribuição embarcarem na plataforma de forma combinada para gerar o tráfego de mídia e de condição comercial necessários para atrair os varejistas em abril, quando a plataforma estará em pleno funcionamento. O projeto é um grande desafio que acreditamos muito”, acrescentou.

German Quiroga lembrou que a plataforma foi criada pela ABAD para atender às necessidades específicas do setor e isso a diferencia dos demais marketplaces. “A ideia é que seja uma alternativa melhor do que fazer o comércio eletrônico isoladamente. Quando se tem uma solução com uma associação por trás, com diversos players com as mesmas necessidades, ajudando a bancar o desenvolvimento da solução, sai muito mais barato”, disse. Salientou também que outro diferencial é o fato de a ABAD estar viabilizando um caminho para que a indústria possa incentivar o projeto com excelentes possibilidades de retorno.

Guido Carelli, diretor da Infracommerce, apresentou a plataforma e também o plano de incentivos para apoio da indústria. “Foi pensado para atender um público específico,com o objetivo de dar visibilidade aos participantes, condições certas e um portfólio ideal”, observou. Os 21 participantes que já estão no projeto já movimentam R$ 700 bilhões, potencial muito grande a ser explorado”, lembrou.

Investimento

 As informações foram complementadas pelo diretor de Relacionamento Comercial e Marketing da ABAD, Rogério Oliva, que destacou o quanto o setor está interessado em investir na digitalização, com e-commerce e marketplace. “Quando falamos do projeto, estamos falando do futuro. Um detalhe importante é que no Ranking ABAD Nielsen 2022 (ano base 2021) cerca de 375 dos respondentes apontaram interesse em investir no e-commerce e/ou marketplace. O que podemos concluir é que o Abastecem veio para auxiliar esse pessoal”, destacou.

Também o presidente do Conselho Deliberativo, Emerson Destro, diretor do Destro MacroAtacado, que lançou a proposta de criar o marketplace do setor em sua gestão como presidente da ABAD, falou sobre suas expectativas em relação ao projeto. Disse que foi um caminho longo de aprendizado, mas agora todos – indústria e agentes de distribuição – precisam vir juntos para ajudar a impulsionar a ferramenta. ” Sentimos a necessidade de modernizar o acesso às compras para os nossos clientes, o pequeno e médio varejo, daí nasceu a ideia com espírito associativista, que é muito importante”, observou.

Por fim, o superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, a ABAD entra definitivamente no mundo da digitalização. “Temos assessoria capacitada para fazer o melhor possível. O projeto é inédito porque é coletivo, associativista, com objetivo de prestar serviço aos clientes do canal indireto. Uma ferramenta que veio para auxiliar o dia a dia dos envolvidos”, finalizou .Em seguida,abriu espaço para perguntas dos convidados e a equipe de coordenação do projeto, com o apoio do parceiro tecnológico, esclareceu todas as dúvidas. Representantes da indústria se mostraram bastante satisfeitos com a iniciativa.

No item expectativa, o tom é positivo e agrada quem já se interessou pela nova plataforma. Para Edson Varnier, presidente da Unimarka Distribuidora, do Espírito Santo, será mais uma ferramenta que vem para somar os esforços de vendas. “Estamos ansiosos para começar a utlizar”, disse. Bárbara Macedo, gerente de e-commerce da Colgate, aproveitou a ocasião para tirar as dúvidas no que se refere aos pagamentos, comissão de vendas e gestão de conteúdo. “Existe a expectativa de ser mais fácil e mais econômica”, observou. 

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