Capacitar para avançar

Os executivos das filiadas ABAD se reuniram em Brasília (DF) nos dias 6 e 7 de fevereiro para atualizar informações, dividir experiências e, princi-palmente, absorver conhecimentos. Essa foi a tônica do Encontro Nacional das 27 Filiadas ABAD 2023, organizado pelo Sindiatacadista-DF, com apoio do Sincadise, da Aderj e da própria ABAD.
Os dois dias de programação serviram também para energizar os profissionais, que são responsáveis pela condução do dia a dia de suas entidades. “São executivos com realidades diferentes, mas com o mesmo desejo: ser um profissional capacitado e à altura de suas entidades. Por isso, encontros como esses, no qual podemos passar a nossa experiência, são tão importantes”, afirma Os car Attisano, superintendente-executivo da ABAD, que fez a abertura do evento, sanando dúvidas e trazendo informações importantes do setor.
No primeiro dia do encontro, os executivos tiveram a oportunidade de ouvir também o assessor jurídico da ABAD, Alessandro Dessimoni, o diretor de Relacionamento Comercial e Marketing da ABAD, Rogério Oliva, e a gerente de Comunicação, Marketing e Conteúdo da ABAD, Ana Paula Alencar. Os três fizeram exposições de suas áreas, mostrando como estão estruturadas para atender o associado.


PLANEJAMENTO A parte principal, contudo, ficou a cargo da consultora e assessora Mara Stocco. Com grande expertise, ela envolveu grupo e introduziu o tema: como fazer um planejamento estratégico. Segundo Mara, a elaboração do planejamento requer, inicial-mente, o comprometimento do executivo com o resultado. “Também é necessário uma boa visão de mercado, criar novas oportunidades, aglutinar conhecimentos, ter postura ética, priorizar a qualidade no atendimento do associado e ter pensamento e ações estratégicas”, disse Mara.

Instigando cada executivo a se autoavaliar, a consultora apresentou técnicas para produzir um bom planejamento estratégico, levando em consideração também o perfil dos profissionais. Nessa imersão, ela mos-trou a importância do planejamento como ferramenta de gestão, que vai auxiliar o exe-cutivo a mapear o caminho a ser seguido para atingir os objetivos. Em linhas gerais, onde a entidade está, aonde ela quer chegar e as ações necessárias para cumprir a jorna-da. Ao final do evento, os executivos já definiram o local do próximo encontro, em 2024, que será no Rio de Janeiro, com organização da Aderj, com o apoio dos coordenadores da regional Sudeste.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email