ENTREVISTA - BELMIRO GOMES

Ritmo intenso

Com 51 anos, Belmiro Gomes, é um dos principais executivos do mercado alimentar. A sua história mostra que, além de vocação, estava predestinado a fazer uma carreira vitoriosa e ver as transformações nesse segmento

Por Claudia Rivoiro

Desde 2011, Belmiro Gomes é o CEO do Assaí Atacadista, empresa do grupo francês Casino, vivencia em sua trajetória dentro da companhia , os anos mais intensos, em especial no que se refere a abertura de lojas e expansão física. O executivo, nascido em Santo André, região do ABC paulista, mas criado no Paraná, está há mais de 30 anos nos setores atacadista e varejista, começando em uma rede paranaense quando estava com apenas 15 anos de idade. De lá para cá, muito trabalho em sua rotina. Em entrevista exclusiva, ele conta os próximos passos e analisa o comportamento do consumidor, além de manter o foco em práticas sustentáveis dentro da empresa

1-  Qual a sua maior missão frente ao Grupo neste momento em que vive o Brasil?

Liderar o Assaí para continuar gerando renda e emprego a tantas famílias brasileiras. Hoje, estamos entre os cinco maiores empregadores privados do país, responsabilidade que é muito grande diante de um cenário econômico ainda desafiador em todo o país. Além disso, temos um plano de negócios muito bem definido e a responsabilidade com nossos investidores, clientes e colaboradores de atingi-lo, gerando valor à sociedade e totalmente baseado nas melhores práticas em ESG.

2-  As inaugurações em 2022 marcaram o processo de conversões a partir dos 70 pontos comerciais de hipermercados adquiridos pela Companhia em 2021 em todo o país e prevê o marco de 300 lojas em 2023. O que o senhor pode abordar sobre esse avanço em pontos comerciais?

Tivemos o ritmo de aberturas mais intenso da história do Assaí e quebramos o recorde para o atacado alimentar brasileiro, concluindo o plano de expansão do ano com 60 inaugurações (o recorde anterior havia sido em 2021, com 28 lojas abertas). Apenas no 2º semestre, foram 52 inaugurações – ou uma abertura a cada quatro dias, o que evidencia a forte capacidade de execução da Companhia. Do total, 47 aberturas feitas no período foram conversões de pontos de hipermercados. Esse processo de conversão alterou a configuração do setor de varejo e atacado alimentar brasileiro, posicionando o Assaí como uma rede mais presente no dia a dia da população, já que passamos a operar ainda mais dentro dos grandes centros urbanos e em pontos altamente conhecidos. Esse foi o nosso objetivo ao adquirir esses pontos do Extra Hiper. Encerramos 2022 com 263 lojas em operação e uma área de vendas superior a 1,3 milhão de m², um incremento de mais de 340 mil m² de área de vendas, cerca de 36% superior em relação a 2021. Para 2023, temos como meta abrir, pelo menos, 40 novas unidades, concluindo as conversões dos pontos adquiridos do Extra Hiper, e, assim, chegar a 300 unidades em todo o Brasil.

3- Com faturamento de aproximadamente R$ 55 bilhões nos últimos 12 meses, a companhia está presente nas cinco regiões do país, com mais de 250 lojas . Possui cerca de 70 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes . O que podemos esperar para os próximos anos?

Em 2023, daremos continuidade ao plano de expansão com a finalização do projeto de conversão dos pontos adquiridos do Extra Hiper ainda no primeiro semestre de 2023. O objetivo da Companhia é abrir 40 novas lojas este ano, entre conversões e orgânicas. Com a continuidade das inaugurações, reitero o guidance de chegar a R$ 100 bilhões de faturamento em 2024 e 300 lojas em operação ainda este ano.

4- Como foram os dois anos de pandemia para o Assaí? Qual a lição aprendida?

Todas as ações realizadas para combater o contágio por Covid-19 tiveram sempre um mesmo norte: as pessoas. O cuidado com a nossa gente é algo bastante forte na cultura do Assaí, mas, naquele momento, tivemos de aprender a lidar com um cenário inesperado e uma responsabilidade de missão dupla: proteger os(as) nossos(as) clientes e colaboradores(as), e, também, manter as nossas lojas abertas e seguras para que a população pudesse continuar se abastecendo. Mais de 270 protocolos sanitários, em todos os pontos da operação, foram implantados em poucos dias para essa finalidade. E entendemos que conseguimos cumprir com o nosso objetivo. 

5-  Hoje, o consumidor está cada vez mais digital, buscando preço, variedade na gôndola e praticidade. O Assaí está de olho nesse consumidor? 

O Assaí vem evoluindo nos últimos 10 anos para atender não apenas ao comerciante e transformador, que já eram clientes, como também os(as) clientes finais, que passaram a procurar o formato. Reforçamos a proposta de melhorar a experiência de compra no cash & carry sem elevar custos, trazendo um mix variado de produtos, pensados regionalmente e contemplando as peculiaridades de cada região. Além disso, estamos sempre atentos no digital: os(as) consumidores(as), além das lojas físicas, também podem fazer suas compras via aplicativo da Cornershop by Uber ou do Rappi e aproveitar os benefícios do app “Meu Assaí”. Em fase de rollout para todo o Brasil, está presente em quatro estados e permitirá aprimorar ainda mais o conhecimento sobre o comportamento dos consumidores.

6- Qual o perfil do consumidor que vai a uma unidade do Assaí?

Mensalmente recebemos mais de 30 milhões de clientes em nossas lojas e gostamos de dizer que elas são feitas para todos(as) brasileiros(as). Temos unidades localizadas em diferentes localidades que atendem, assim, a todas as classes econômicas e diferentes tipos de pessoas. Essa distribuição de lojas, com acesso cada vez mais democrático, está alinhada às mudanças que vêm ocorrendo no mercado alimentar brasileiro. Assim, foi necessário levar a rede para mais perto das pessoas sem nos esquecermos do público ‘pessoa jurídica’, que abastece seu negócio conosco e também ganha com lojas mais próximas (já que economiza tempo e dinheiro no deslocamento).

7- Planos imediatos. Pode falar alguns deles para 2023?

Em 2023, a Companhia dará continuidade ao seu intenso processo de expansão com a finalização do projeto de conversões ainda no primeiro semestre de 2023 e com a abertura de cerca de 20 lojas orgânicas – o projeto de expansão inclui a inauguração da primeira unidade no Espírito Santo. Com a continuidade das inaugurações, o Assaí reitera seu guidance de R$ 100 bilhões de faturamento em 2024 e o atingimento de mais de 300 lojas em operação. Também é importante ressaltar o nosso compromisso como agente transformador e com as boas práticas de ESG. Recentemente passamos a fazer parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, o ISE, instrumento da bolsa de valores brasileira que avalia as companhias que têm comprometimento reconhecido com práticas de sustentabilidade em seus negócios. Além disso, estão entre as nossas principais iniciativas de ESG, a redução das emissões de carbono (escopos 1 e 2) em 38% até 2030 e, ainda, o Instituto Assaí, organização independente e sem fins lucrativos que potencializa o compromisso com o desenvolvimento de pessoas e de comunidades. 

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