Carrefour tem queda no lucro bruto e fecha mais de 100 lojas

O Carrefour Brasil apresentou um lucro bruto de R$ 5,6 bilhões no 4º trimestre de 2023, uma queda de 8% em relação ao mesmo período de 2022, enquanto o prejuízo líquido atingiu R$565 milhões frente a um lucro líquido de R$ 426 milhões no ano anterior.

No mesmo comparativo, a receita líquida foi de R$ 28 bilhões, recuo de 0,3%. As vendas brutas e líquidas também registraram uma queda de 1,2% e 0,3%, respectivamente.

Já as vendas líquidas em mesmas lojas caíram 5,5% no varejo e recuaram 1,8% no Atacadão. Enquanto isso, o EBITDA ajustado totalizou R$ 1,9 bilhão com margem de 6,7%, uma diluição de 0,3 p.p. em relação a 2022.

Os dados compõem o relatório de resultados divulgado pelo Grupo ontem (19) e demonstram os impactos do processo de reestruturação da companhia. Em mensagem, o CEO destacou que no ano passado foi finalizada a conversão de 129 lojas adquiridas do Grupo BIG e que, conforme o compartilhado no Investor Morning de novembro de 2023 , os planos da rede no momento envolvem investir na expansão do Atacadão e Sam’s Club e eliminar lojas que estruturalmente não entregam níveis de rentabilidade alinhados às expectativas.

“Analisamos minuciosamente o desempenho do nosso portfólio de lojas e decidimos converter aproximadamente 40 unidades até 2026 e vender ou fechar mais de 100 lojas, a fim de otimizar a alocação do portfólio de ativos e maximizar o retorno dos ativos existentes. Uma vez tomada a decisão, agimos rapidamente para implementá-la e, no final de janeiro de 2024, a maior parte da reestruturação estava concluída”.

Sendo assim, ao todo 123 lojas “não rentáveis” estão sendo fechadas, dessas 16 são hipermercados, 94 Todo Dia, e 13 lojas do Nacional e Bom Preço. Para se ter uma ideia, entre outubro e dezembro de 2023, 11 unidades foram encerradas e, ao final de janeiro deste ano, outras 93 lojas (16 hipermercados e 77 supermercados) foram fechadas. Até o final do segundo trimestre, as 19 lojas remanescentes serão fechadas definitivamente.

A bandeira Todo Dia não irá mais compor o portfólio da empresa, e com o fim das operações o Carrefour espera adicionar aproximadamente R$ 200 milhões de Ebitda por ano (recorrente), uma vez que essas lojas estão em déficit operacional. Adicionalmente, a companhia espera vender os imóveis de 40 dessas 123 lojas, captando caixa adicional que deverá compensar o impacto negativo das iniciativas de desmobilização no caixa.

No acumulado do ano, a perda do Carrefour alcançou R$ 795 milhões, frente ao lucro líquido de R$ 1,73 bilhão alcançado em 2022. Já a receita líquida chegou a R$ 103,9 bilhões, um avanço de 6,7%, e o Ebitda ficou em R$ 5,7 bilhões, com uma margem de 5,5%, uma queda de 1,3 p.p.

Fonte: SA Varejo

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