Cresce 16,42% o número de produtos deixados pelos consumidores no caixa do supermercado

Chegar ao caixa e ter de desistir de alguns produtos por falta de dinheiro está mais comum em 2022. Uma pesquisa inédita realizada pela Nextop, empresa especializada em tecnologia para o varejo, incluindo segurança e prevenção de perdas, mostrou que quando se compara o primeiro semestre de 2021 com o primeiro semestre de 2022, o número de produtos abandonados no caixa subiu 16,42% nos supermercados brasileiros.

A pesquisa que monitorou 982 supermercados de médio e pequeno porte em todo o país mostra que quase 5 milhões de itens (4.997.031 precisamente) foram abandonados no caixa no primeiro semestre de 2022. Especialista em soluções em tecnologia para o varejo, incluindo segurança e prevenção de perdas, a Nextop levantou os dados de “não venda” utilizando Inteligência Artificial e Big Data. Foram contabilizados itens cancelados, cupons cancelados e itens que tiveram o preço consultado no caixa e que não foram levados pelo consumidor.

“Quando começamos o levantamento de dados já esperávamos um aumento devido ao cenário econômico e crescente inflação no país, mas os números nos surpreenderam. Muitas pessoas devem estar tomando susto quando chegam no caixa e acredito que a desistência seria menor se a inflação dos alimentos estivesse menor”, comenta Juliano Camargo, CEO da Nextop.

A pesquisa ainda traz um ranking com os principais produtos abandonados pelos consumidores. A lista é liderada pelos refrigerantes e pelo menos quatro itens fazem parte da cesta básica como o leite, o óleo de soja e o açúcar.

Veja a lista

  1. Refrigerantes
  2. Leite
  3. Óleo de Soja
  4. Cerveja
  5. Açúcar
  6. Molhos
  7. Biscoito
  8. Hambúrguer
  9. Farinha de Trigo
  10. Bebida Láctea

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email